Erros que você não deve cometer no seu currículo

Mercado de Trabalho

Caso você esteja querendo entrar no mercado de trabalho, saiba que um currículo bem elaborado é uma porta aberta para o mesmo. Ele será seu cartão de visita diante do emprego que estará pleiteando, dessa forma ele terá que ser claro, objetivo, limpo e cheio de verdades.

Erros que você não deve cometer no seu currículo

Deixar de citar nome e endereço

Por incrível que possa parecer, existem pessoas que ao preencher um currículo, deixam de informar dados como seu nome, endereço ou telefone para contato. Ao passar pela triagem, esses são descartados automaticamente, pois no caso de ser aprovado, onde encontrar a pessoa? Dados para contato, como telefone fixo, celular e e-mail, devem estar no topo do currículo, ao lado do nome, do endereço e do estado civil.

Colocar informações desnecessárias

Em um currículo, não é necessário você entrar em detalhes como dizer a escola onde estudou, se possui msn ou outros endereços virtuais, nem mesmo informar sua conta bancária, carteira de identidade, cpf e título de eleitor.

Colocar fotos em currículo

A menos que seja solicitado, você nunca deverá anexar uma foto sua, por melhor que essa seja, no seu currículo. Não acrescenta nada quando não pedida.

Redação mal elaborada

Ao preencher seu currículo, faça-o calmamente, sem erros de Português. A linguagem poderá ser informal, porém correta. Ninguém dará emprego a uma pessoa que não domine o seu próprio idioma.

Currículo muito enfeitado

Não abuse de efeitos decorativos ou letras exóticas para preencher o seu currículo. Ele terá que ser apenas preciso e apresentável, em papel branco e o texto escrito na cor preta.

Descuidos na impressão

Ao imprimir seu currículo, faça-o em papel A4, branco. Colorido jamais. Nunca imprima frente e verso e nem faça uso de fotocópias.

Pretensão salarial

Você nunca deverá revelar o quanto deseja ganhar, pois esse fator poderá ser um obstáculo para que você seja chamado a uma entrevista. Evite também informar os salários anteriores ao referir-se ás suas qualificações profissionais.

Valor do currículo

O currículo tem papel fundamental na vida profissional de qualquer pessoa. É por meio dele que o candidato a uma vaga de emprego pode convencer o recrutador de que ele tem o perfil ideal para ocupar o cargo. Entretanto muita gente ainda não se preocupa com o conteúdo e a qualidade das informações a serem postas em seu currículo e acabam cometendo deslizes.

Algumas dicas úteis para evitar gafes

– Cuidados com a gramática e ortografia. Erros de português são uma falta gravíssima que poderá fazer com que seu currículo seja descartado.

– Dados desatualizados. Mantenha sempre seus dados atualizados, caso contrário você poderá perder uma ótima oportunidade de emprego.

– Informações em excesso. Nunca coloque em seu currículo informações que não venham ao caso na hora de selecioná-lo para uma entrevista de emprego.

– Falta de objetivo profissional. Especifique aquilo que você sabe e gosta de fazer. Será muito mais fácil ao recrutador identificar a vaga que você poderá ocupar.

– Falar sobre o salário. Deixe esse item a ser negociado na hora da entrevista.

– Falar de empregos anteriores. Motivos que o levaram ao desligamento de empregos anteriores jamais devem constar no currículo. Fale sobre os mesmos apenas na entrevista, isso se for solicitado, caso contrário esqueça e comece uma vida nova.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Preparação pessoal para uma entrevista
# Dicas para entrevistas ou dinâmica de emprego

Publicidade

Deixe seu comentário