Dicas para higienizar frutas e verduras corretamente

Casa

Dicas para higienizar frutas e verduras corretamente

Frutas e verduras são alimentos obrigatórios na nossa alimentação. Desde a compra desses itens no mercado até a hora em que eles são levados até sua boca, certas atitudes devem ser tomadas.

Exceto pelos alimentos orgânicos e hidropônicos, todas as frutas, verduras e legumes precisam de algumas doses de agrotóxico para poderem crescer sem que sejam afetadas por pragas. Saiba também que ao serem exibidos nos mercados, eles são superficialmente limpos.

Por isso, lavá-los de maneira correta antes de consumi-los é uma forma de evitar doenças e garantir a saúde de toda a família. Se crianças, grávidas ou idosos compartilharão desses alimentos, a atenção deve ser redobrada, já que o sistema imunológico deles é um pouco mais frágil.

-> Como armazenar corretamente os alimentos

• Verduras:

Verduras:

Folhagens são geralmente mais sujinhas. Elas podem conter larvas e terras entre suas folhas. Por isso, corte os talos das raízes das verduras e lave uma folha por vez em água corrente. Descarte as folhas que estejam queimadas do Sol e as murchas. Em seguida, coloque as folhas numa bacia relativamente grande com 1 litro de água e uma colher de sopa de água sanitária.

Deixe as verduras nessa solução por cerca de 15 minutos. Lave as folhas em água corrente, seque-as com papel toalha e guarde-as na geladeira. Caso ainda seja possível sentir o cheiro do produto, coloque as folhas numa solução de vinagre(1/2 litro para uma colher de sopa). Antes de

• Frutas:

Frutas

Lavá-las apenas com água da torneira não é o suficiente. Com elas, deve ser feito o mesmo ritual usado para as verduras. Frutas que são consumidas com a casca devem ser lavadas com uma esponja para que o agrotóxico realmente saia da superfície. Então, dê uma lavada inicial com água corrente para retirar resíduos de terra e afins. Em seguida, prepare a solução de água sanitária (descrita anteriormente) e com o auxílio de uma bucha, já lavando a fruta por fora. Então, deixe que a fruta fique imersa na solução por cerca de 1 hora e meia e enxágüe-as em água corrente.

As uvas são as frutas mais complicadas de lavar, já que seus cachos podem ser bem fechadinhos. Recomenda-se, então, que você retire todas as uvas sem que ela se desprenda do galhinho que a prende. Dá trabalho, mas você não quer comer uva com teias de aranha, certo? Deixe-as na solução com água sanitária por 1 hora e enxágüe-as com água. Seque-as bem antes de guardar na geladeira.

• Legumes:

Legumes:

Muitos dos legumes precisam ser cozidos para ficarem próprios ao consumo. Porém, não é porque eles serão fervidos em água quente que eles ficarão isentos de alguma contaminação. Antes de picá-los ou descascá-los, higienize-os também com a solução de água sanitária por 30 minutos. Lave-os com água corrente, segue-os e coloque-os na geladeira.

• E o vinagre?

Muita gente já ouviu dizer que colocar as frutas e verduras numa solução de vinagre é o suficiente para que eles fiquem limpos. Ocorre que isso não é verdade. O vinagre deve ser utilizado caso você queira eliminar o cheiro e o gosto da solução com água sanitária. No caso das verduras, o vinagre pode ser usado para que as larvas que possam conter nas folhas se desprendam delas.

• Outras dicas:

– Para que esses alimentos durem mais, é importante que você os seque antes de guardá-los na geladeira, já que a umidade pode acelerar o processo de decomposição. Se possível, coloque-os em saquinhos plásticos e use as últimas gavetas da geladeira para armazená-los.

– Existem produtos especiais para a higienização desses alimentos. Porém, eles nada mais são do que a mesma fórmula usada em águas sanitárias e a diferença está no preço. No entanto, certifique-se de que esteja explícito que o produto é apenas água sanitária. Se na embalagem estiver escrito que o produto contém alvejante ou tira-manchas, não o use para lavar frutas e verduras.

– Utilizar água sanitária para lavar frutas/verduras/legumes não fará mal algum a sua saúde, pelo contrário. Ela pode ser utilizada para higienizar talheres e buchas, por exemplo. Utilize sempre a mesma proporção de 1 litro de água para uma colher de sopa de água sanitária.

Por Camila Mazi / Edição: Dona Giraffa

Confira também

# Como facilitar a limpeza de panelas
# Saiba como limpar sua casa de forma organizada

Publicidade

7 comentários

  • Vitoria disse:

    Gostei!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Vitoria, obrigado pelo comentário!

      Que bom que gostou da matéria!!! Volte sempre.

      Beijos.

      Responder
  • Cintia disse:

    Adorei, me ajudou muito e creio que levarei esse ensinamento para o resto da vida!

    Responder
  • Bia disse:

    Muito interessante, nunca tinha feito isso, pensava que só dava certo com aqueles produtinhos especiais…

    Responder
  • Adriana disse:

    Também faço esse tipo de higienização, tenho muito medo de pegar hepatite e na rua só como alimentos cozidos.

    Responder
  • Maria Terezinha Guckert disse:

    costumo higienizar os alimentos dessa forma , porém há quem diga que a água sanitária é prejudicial a saúde , trazendo risco aos nossos rins. Isso é verdade?
    desde já agradeço a atenção.

    Att. Terezinha

    Responder
  • Caroline disse:

    Acho bem importante lavar os alimentos. Eu já tive problemas de estômago em função de não lavar direito os alimentos. Obrigado pelas dicas

    Responder

Deixe seu comentário