Como manter suas roupas limpas e sem manchas

Casa

Como manter suas roupas limpas e sem manchas

Como quase tudo na vida, lavar bem as roupas, removendo as manchas ou evitando que essas apareçam, também é uma arte que poucas pessoas gostam de fazer ou fazem com prazer. Mas nos dias de hoje, com os serviços domésticos tão valorizados e os preços das lavanderias lá nas alturas, é sempre bom podermos realizar certas tarefas. Não gastar é uma forma de ganhar.

• Dicas para uma boa lavagem de roupas

Dicas para uma boa lavagem de roupas

Primeiro passo- separar as roupas por cor e tipo. Nunca misture roupas claras com escuras, pois uma poderá manchar a outra.

Junte as roupas grossas, como jeans, com outras de algodão que não venham danificar uma à outra com o atrito da máquina de lavar.

Separe as roupas mais delicadas e coloque-as de molho, à parte, procurando esfregá-las com as mãos, sem o uso da máquina. Se possível, enxague-as nas mãos também, use a máquina apenas para centrifugá-las. Antes da centrifugação, deixe-as de molho em um amaciante de sua preferência por uns 5 min para ficar perfumada e macia.

Lingeries devem ser sempre lavados separadamente também, assim garantem a durabilidade dos mesmos, sem manchá-los ou esgarçá-los. Há quem goste de lavar esses com shampoos para roupas finas e delicadas, mas vai aqui uma dica: shampoo para cabelos fazem o mesmo resultado.

• Fazendo a separação das roupas

Fazendo a separação das roupas

Esse é um momento muito importante para se ter um bom resultado no seu trabalho. Observe peça por peça para ver se alguma tem manchas aparentes e procure removê-las antes mesmo de molhá-las. Para cada tipo de mancha o procedimento e o produto são quase sempre diferentes.

Manchas de gordura ou de molhos de tomate em roupas brancas

A roupa branca, em tecido de algodão é a que dá menos trabalho para mantê-la sempre limpa e com aparência de nova e cheirosa. Basta detectar a mancha e usar um produto de sua confiança à base de cloro e mergulhar a peça toda, para que não clareie mais em um lugar que em outro.

Caso a roupa seja colorida ou de tecido fino, passe um detergente neutro no local ou sabonete, na peça ainda seca, deixando agir. Muitas vezes ele responde mais que produtos específicos para essas manchas.

Manchas de sangue

Para remover manchas de sangue, que são muito comuns no dia a dia, nada melhor que água oxigenada. Despeje sobre a mancha e você perceberá que essa formará uma espuma. Deixe atuando até que a mancha desapareça. Aí é só lavar a peça toda e enxaguar normalmente. O bom da água oxigenada é que ela não interfere na cor do tecido nem no tipo do mesmo. Pode ser algodão, malhas mistas tipo pv, tecidos sintéticos e outros tantos.

Manchas de esmalte e graxas

Essas já são mais complicadas e somente com o uso de acetona, mas essa pode danificar o tecido, dependendo da sua composição. Para manchas de graxa, usar um bom solvente resolverá o problema, mas saiba usá-lo, pois seu odor nada agradável poderá fixar na peça. Amenize-o passando um álcool no local.

Chicletes e ceras depilatórias

Tanto chicletes como ceras de depilação podem grudar na roupa, acidentalmente. Nesse caso, passe uma pedra de gelo no local até que esses (tanto o chiclete quanto a cera) se soltem. Retirando tudo, não ficará mancha na roupa.
Manchas em roupas coloridas ou estampadas

Em roupas coloridas fica mais difícil tirar manchas, uma vez que essa pode soltar a cor ao ser muito esfregada num só lugar. Acaba ficando desbotada. Tente sempre um produto leve como a água oxigenada. Quanto às estampadas, essas camuflam mais as manchas e nem ficam tão visíveis. Mas tente o mesmo processo usado nas coloridas.

Para finalizar: clareando mais as roupas brancas

Após lavar suas roupas brancas como de costume, deixe-as num molho com sabão em pó e álcool por um determinado tempo. Você verá que o branco voltará e a aparência de nova, sem aquele amarelado do tempo, também virá.
São pequenas dicas que vale a pena conferir o resultado.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Como facilitar a limpeza de panelas
# Como tirar manchas da roupa
# Como retirar tinta de cabelo da pele
# Dicas de como deixar o guarda-roupas em ordem

Publicidade

Deixe seu comentário