Como armazenar corretamente os alimentos

Casa

Se quando você nasceu já existia geladeira, agradeça. Pois antigamente, os alimentos precisavam ficar imersos na gordura bovina ou suína para durarem mais tempo (eca!). No entanto, com geladeiras, freezers, tupperwares e afins, muitas pessoas ainda vacilam na hora de guardar os alimentos.

Como armazenar corretamente os alimentos

As pessoas acabam se esquecendo de dicas valiosas na hora de comprar e armazenar as compras. E, além disso, muitas doenças são ocasionadas devido à má conservação dos alimentos, sabia? Portanto, não só a cozinha, mas a maneira como você lida com os restos de comida devem ser impecáveis.

Como a geladeira é o eletrodoméstico que faz esse trabalho, vale a pena entender o processo dela: na parte interior, existe um compressor que produz ventos gelados. Tais ventos são mais pesados, o que significa que eles descerão por toda a geladeira. Por isso, muitos recomendam que aqueles divisores sejam vazados para que o ar circule com mais facilidade. Esses mesmos ventos roubarão o calor dos alimentos. E com isso, os alimentos irão durão mais. Tendo isso como base, o modo correto de armazenar os alimentos:

• Na geladeira

Você já deve ter aberto a geladeira e ter ficado alguns minutos pensando naquilo que vai comer. Pois bem. Isso prejudica toda a armazenagem, já que você permite que o ar ambiente fique em contato com os alimentos que já estão gelados. Então, não abra a geladeira para pensar!

Outra dica diz respeito ao que colocar na porta da geladeira. Como ficamos abrindo e fechando a geladeira, recomenda-se que na porta você coloque os alimentos menos perecíveis(aqueles que no supermercado ficam em ambiente secos), como, refrigerantes, molhos, maionese, ketchup. Nada de colocar laticínios como requeijão, manteiga e leite na porta, hein?

Outro erro é esperar as panelas e comidas esfriarem para só então guarda-las na geladeira. Na verdade, você deve colocar a comida ainda quente (mas destampada), e só quando ela esfriar você abre a geladeira e coloca tampa em tudo. Entenda que, quanto mais tempo os alimentos ficam no calor, mais propensos estão à proliferação de bactérias. Portanto, já pra geladeira! E nada de deixar comida em cima do fogão ou dentro do forno de um dia pro outro, hein?

• Sua geladeira fica melhor organizada assim:

– Frutas, legumes e verduras nas partes baixas da geladeira.

– Nas prateleiras do meio, alimentos pré-cozidos ou sobras de alimentos (devidamente armazenadas em potes de vidro ou alumínio com tampa! Os recipientes de plástico não são muito higiênicos).

– Todos os tipos de carnes cruas devem ser guardados no congelador, a menos que você irá prepara-las no dia seguinte.

– Alimentos não-perecíveis

• Tirando tudo aquilo que vai à geladeira, sobram os pacotes de macarrão, arroz, feijão, açúcar e etc. Para armazená-los corretamente:

– Limpe os armários onde eles serão armazenados previamente.

– Não mantenha as embalagens no contato direto com a parede ou o chão.

– Coloque os produtos que estão para vencer na “linha de frente” para que eles sejam consumidos antes.

– Depois de abrir pacotes de bolacha ou outros doces, transfira-os para potes de vidro com tampa para evitar a oxidação dos mesmos.

– Produtos enlatados(milho, ervilha, leite condensado): depois de abertos, transfira o conteúdo para um outro local com tampa, pois as tampas originais irão oxidar e a ferrugem ficará em contato com o alimento.

• Outras dicas:

– Fique sempre atenta ao prazo de validade.

– Nunca compre enlatados que estejam amassados, trincados, furados ou com a tampa estufada (sinal de contaminação).

– Não compre embalagens que estejam rasgadas ou violadas.

– Ao chegar do mercado, guarde rapidamente os alimentos refrigerados e congelados pra só depois cuidar do resto.

– Nunca coloque produtos de limpeza perto de alimentos.

– Lave latinhas de cerveja/refrigerante e garrafas plásticas antes de armazená-las e consumi-las.

– Fique atenta às embalagens com grãos e cereais! Verifique se não estão furadas ou rasgadas para evitar a contaminação por insetos.

– Não coloque armadilhas para baratas e ratos em locais próximos aos armários, fruteiras e geladeira.

– Formiguinhas são tão sujas quanto baratas e moscas. Qualquer alimento em que elas se encontrem deve ser jogado fora!

– A geladeira conserva os alimentos, mas não faz milagres! Não misture alimentos crus com alimentos pré ou já cozidos.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Como facilitar a limpeza de panelas
# Saiba como limpar sua casa de forma organizada

Publicidade

2 comentários

  • Elaine disse:

    Adooorei o site!!! Boas dicas, para mantermos nossa casa sempre mais bonita, limpa e cheirosa!!! 🙂

    Responder
  • Reginaldo disse:

    Boa noite, quero saber se é correto armazenar biscoito na geladeira?

    Responder

Deixe seu comentário