Coelho da Páscoa, entenda o significado

Páscoa

Todos os anos, 40 dias após o fim do Carnaval, chegamos a uma das datas mais esperadas, principalmente para os chocólatras: a Páscoa.

Coelho da Páscoa, entenda o significado

O dia que comemora a Ressurreição de Cristo, ao longo dos anos tornou-se a data em que as pessoas se presenteiam com grande quantidade de chocolate, em sua maioria, no formato de ovos.

Embora já tenhamos esse hábito há muito tempo, nem todas as pessoas sabem como surgiu a Páscoa e o motivo pelo qual um de seus símbolos é o coelho da Páscoa.

O surgimento da Páscoa

O surgimento da Páscoa

A palavra Páscoa teve origem do hebraico “pessach”, que significa passagem, e correspondeu à celebração do fim da escravidão e libertação do povo judeu, quando Jesus Cristo renasceu. Junto a essa celebração foi associada a imagem do coelho, símbolo da fertilidade, e ovos coloridos, em referência à luz solar, ofertados como presentes.

Significado do Coelho de Páscoa

Significado do Coelho de Páscoa

Há muitas versões do real motivo pelo qual o coelho está relacionado à Páscoa. A versão mais propagada é aquela de que o ele é o símbolo da fertilidade, por se reproduzir com facilidade e gerar grandes ninhadas, além de estarem bastante ligados à vida abundante, relacionando-os ao lema do cristianismo “Vida Nova”.

Como os povos antigos acreditavam que a produtividade representava a preservação de sua espécie e uma melhora na qualidade de vida – que na época era abalada por um alto número de mortalidade –, viram no coelho um representante de suas expectativas de uma vida nova, e juntaram esse símbolo, junto com enfeites, chocolates e artefatos, ao renascimento de Jesus.

Enquanto isso, para os pagãos a Páscoa nada mais era do que uma comemoração pela mudança das estações, definida sempre pela lua. Como esses povos tinham adoração aos animais e afirmavam sua influência sobre a natureza, e o coelho era o animal da lua, ele era responsável por definir a data para o feriado da páscoa.

Lendas e costumes da Páscoa

Lendas e costumes da Páscoa

Há também uma estória ligada mais à religião, onde uma mulher enfeitou alguns ovos e os colocou em um ninho, para presentear seus filhos na Páscoa. Quando eles foram buscar os ovos, um coelho passou correndo pelo local, originando a lenda de que os coelhos entregam os ovos. Para os cristãos, o coelho nada mais é do que uma metáfora para representar a Igreja, que espalha a palavra de Deus a todos os povos, com grande produtividade.

Em meio ao século 18, a cultura da entrega de ovos de Páscoa pelos coelhos se espalhou no continente Americano e tornou-se comum a prática das crianças irem atrás dos ovos que, supostamente, os coelhos teriam escondido. Até hoje nos Estados Unidos e em diversos países, inclusive no Brasil, a brincadeira ainda é feita.

Ovos de Páscoa

Ovos de Páscoa

O símbolo mais badalado da Páscoa é o ovo de chocolate, hoje em dia produzido em grandes proporções e com os mais diversos sabores e marcas, vindo até mesmo com brindes para as crianças.

Além das origens já mencionadas sobre sua ligação com a Páscoa, há mais algumas lendas sobre eles. Uma das mais propagadas é a dos persas, que tinham a crença de que a Terra havia caído de um ovo gigante, tornando-os sagrados.

Exceto essa lenda, grande parte das outras culturas via nos ovos um símbolo de prosperidade, e costumavam presentear amigos e familiares com ovos cozidos, coloridos e enfeitados. Até mesmo a Igreja doava aos seus fiéis ovos bentos, coloridos nas cores da primavera.

-> Como fazer ovos de Páscoa

Com o tempo, esses ovos de verdade foram substituídos por ovos de chocolate, e há algumas justificativas. Uma delas é que no período da quaresma o consumo de carne era proibido por alguns cristãos, e a outra faz alusão ao surgimento da indústria do chocolate na Inglaterra, em 1830, aumentando o consumo dos ovos de chocolate.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Sugestões de presentes para a Páscoa
# Dicas para montar uma cesta de Páscoa

Publicidade

2 comentários

  • julia disse:

    Queria Saber o Significado Do Coelho Da Páscoa

    Responder
  • camila disse:

    Adorei seu comentario dos coelhos da páscoa.

    Responder

Deixe seu comentário