10 dicas para esquecer um grande amor

Relacionamento

Não há receita para se esquecer um grande amor. Só o tempo para amenizar algo que foi tão importante em nossa vida e que acabamos perdendo. Mas vamos tentar certas dicas que poderão ajudar a diminuir o sofrimento daqueles que não conseguem esquecer alguém.

Esquecer um grande amor

1. Primeiro passo ao terminar um relacionamento

Ao saber que esse acabou, por em mente que, se a outra parte envolvida na relação não tinha por você o amor que você nutria por ela, jamais iria dar certo coisa alguma. Um bom relacionamento só existe na medida em que o sentimento é recíproco. Quando um dos dois decide por terminar a relação, mesmo amando ainda essa pessoa, aceite e nem tente questionar nada. Qualquer coisa assim só prolongará seu sofrimento.

2. Não fique questionando o porquê do fim

Essa é uma postura que acaba com o emocional de qualquer um e não leva à parte alguma. Na realidade, você nunca conseguirá saber o porquê de ter sido dispensada (o) por alguém com quem se relacionava. Se tudo parecia ir bem pra você, pode ter certeza que era só ilusão e que para o (a) outro (a), nada estava bem. Ninguém abre mão daquilo que lhe faz feliz, apenas um estava realmente amando e acabou.

3. Não fique procurando pela pessoa

Mesmo sofrendo e não aceitando o fim da relação, por mais que você ainda sinta a falta da pessoa amada, tente ser coerente e não fique forçando nenhuma barra. Isso não lhe trará nenhum benefício, muito menos a pessoa de volta. Essa atitude só judiará de você cada vez mais e fará com que baixe sua autoestima.

4. Dê um tempo para você

Ao sairmos de uma relação, ou sermos tirados dessa, ficamos fragilizados e carentes, muito vulneráveis a nos envolvermos com o (a) primeiro (a) que aparecer à nossa frente e nos der atenção. Cuidado! Você poderá cometer um risco muito grande de, não só sofrer novamente, mas de fazer com que outra pessoa sofra.

5. Não alimente sentimentos de vingança

Esse comportamento só empobrecerá o seu espírito já abatido. Erga a cabeça e siga em frente. Há muitas pessoas maravilhosas ao seu redor que poderão lhe fazer feliz. Dê uma chance a elas e a si mesma (o).

6. Evite frequentar lugares onde você sabe que irá ver a pessoa que ainda ama

Dar tempo ao tempo, às vezes demora mais do que imaginamos, por isso, enquanto você não estiver convicta (o) de que o outro (a) ainda lhe faz tremer e gelar ao vê-lo (a), não vá a lugares que costumavam ir e você sabe que, fatalmente irá encontrá-lo (a) lá. Agindo assim você estará sempre regredindo no processo de esquecer a pessoa.

7. Tente desligar do problema

Outra coisa que irá lhe favorecer no processo de esquecimento é evitar falar do assunto. Procure sair em grupo, de preferência com pessoas animadas, que só jogam conversa fora. Nesse momento são as que mais poderão lhe ajudar. Interaja com elas e suas palhaçadas, pois rir nessa hora é a melhor terapia possível.

8. Deligue-se do passado

Vá treinando sua mente a esquecer de tudo o que foi bom pra você junto com aquela pessoa. Jogue-a no baú do esquecimento para poder voltar a uma vida normal, sem sombras e sem ressentimentos. Você verá o quanto irá se sentir forte e, assim sendo, logo estará pronta (o) para outro relacionamento.

9. Lembre-se dele (a) como uma pessoa comum

Certamente que nunca será assim, mas tentando você poderá deixar de endeusar essa pessoa. Não há nada que o tempo não dê jeito. Outras pessoas chegarão em sua vida e mudarão todo o cenário e a história contida nela.

10. Dispa-se de coisas passadas

Para finalizar, uma dica imprescindível para esquecer quem você tanto amou e recomeçar sua vida amorosa: deixe o passado totalmente para trás. Não vá ao encontro de outro amor levando bagagens antigas e com elas recordações que só lhe farão mal. Viva o dia de hoje, pois presa (o) ao passado ninguém irá a lugar nenhum, muito menos a caminho da felicidade que tanto almejamos.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Thinkstock/GettyImages

Confira também

# Ciúmes, amor ou sentimento de posse?
# Como segurar um homem em um relacionamento

Publicidade

126 comentários

  • Nathália disse:

    Eu o conheci em uma ceia de natal em 2006, aos 16 anos, hoje, dezembro de 2017, exatamente no dia 24/12, acredito ter sido o ponto final. Foram 10 anos de um relacionamento conflituoso, mas feliz. estamos separados há 45 dias, mas mesmo assim matinhamos contato, falamos de reatar várias vezes, mas acredito que o dia que ele me disse que não queria mais e saiu de casal, foi um rompimento tão forte que tornou impossível o contato. Hoje pela primeira vez ele não me atendeu, apena respondeu na msg que era melhor não nos falarmos mais, pra conseguir por um fim.
    Não sei por onde recomeçar a minha vida, apesar de tudo que ocorreu eu ainda o amo muito.
    Essas dicas são muito valiosas, difícil será resistir a tentação de cumpri-las.

    Responder
    • Elizabeth disse:

      Olá Natália estou passando pela mesma situação fazem 20 dias que estou separada um casamento de 15 anos onde a culpa foi minha. Também me sinto sem chão sem rumo. Mas tenha fé que ira superar essa dor que rasga o peito

      Responder
      • Izabel disse:

        Eu tambem estou na mesma situacao…
        Vivi 15 anos com o amor da minha, tem um mes que ele me deichou.

        E ainda tenho uma fha de 10 anos.. nossa filha..
        Gente que dor terrivel… ele me disse que tem outra pessoa!
        😣

        Responder
  • marcos aurélio disse:

    -Estou a cerca de um mês sofrendo pelo fim de meu relacionamento. Minha relação durou um ano, quando a conheci ela era meia gordinha e muito incomodado pelo seu peso. Para ajudá-la meu plano de saúde pagou uma bariátrica para ela. Passado dois meses da cirurgia ela esperou eu ir trabalhar para ir embora. Deste então, nunca mais tive notícias dela. Me cortou de qualquer contato. Estou sofrendo muito.

    Responder
  • José maria da silva junior disse:

    Muito obrigado por essas dicas me ajudaram só num sei se muito pois a pessoa e minha vizinha e vivemos nos deparando um a outro diariamente,moro sozinho não tenho um amigo(a) pra desabar nessas horas estou sofrendo muito viu.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oie! Eu sei que pode parecer difícil, mas, tente, dê o primeiro passo para isso. Tente tirar o foco dela, vá passear, conhecer novas pessoas, preencher o seu tempo com o que você gosta de fazer. Vá viver! Você consegue. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário