O que é menstruação?

Saúde / Menstruação

Embora as informações hoje em dia cheguem mais rápido a todos nós, e os diálogos com nossos pais sobre sexualidade sejam mais comuns, ainda há alguns assuntos que muitas pessoas não dominam completamente. Uma delas é a menstruação, que nos dias atuais pode pegar algumas meninas no início da adolescência desprevenidas.

O que é menstruação

Esse fluxo de sangue que é liberado através do revestimento interno do nosso útero tem início na puberdade, mais ou menos entre os 10 e 17 anos de idade. Para algumas meninas a menstruação começa cedo, para outras demora um pouco mais.

O nome dado à primeira menstruação é menarca, e a partir dela o corpo feminino começa a sofrer mudanças e se torna capaz de gerar outro ser humano.

A menstruação estará presente na vida de toda mulher durante diversos anos, sendo interrompida apenas durante uma gestação ou então quando chegar a menopausa.

O começo

A primeira menstruação vai acontecer no corpo de menina no momento em que seu organismo estiver preparado, mas não é possível prever quando isso ocorrerá. A partir disso, durante todos os meses seu emdométrio irá descamar e haverá uma perda de sangue, em menor ou maior quantidade, durando de 2 até 7 dias.

No começo a menstruação poder ser irregular, ocorrendo até mesmo duas vezes em um só mês ou demorando mais de um mês entre um intervalo e outro.

Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual nada mais é do que o período de tempo entre o primeiro dia de menstruação até o dia anterior à próxima menstruação.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Esse ciclo tem duração entre 28 e 32 dias, mas como não é uma regra, pode ter menor ou maior duração, de acordo com o organismo de cada mulher.

O tempo pode mudar também ao longo dos anos: se antes você tinha um ciclo menor, de 23 dias, por exemplo, depois de um tempo ele pode passar para 28 dias.

Fases do Ciclo Menstrual

O primeiro dia da menstruação é também o primeiro dia do ciclo menstrual, que é divido em três fases. Na primeira fase, um dos folículos que fazem parte do ovário se desenvolve, atingindo o tamanho de uma ervilha. Todo esse processo de desenvolvimento demora em torno de 14 dias e é a primeira fase.

Depois desses 14 dias, esse folículo irá se romper e originar a ovulação, quando o óvulo desce pelas trompas para ser fecundado pelos espermatozóides. Quando a fecundação não ocorre, o óvulo continua sua jornada de descida, concluindo a segunda fase do ciclo.

No momento em que aquele folículo se rompe e o óvulo é liberado, inicia-se a terceira fase do ciclo menstrual. Nele, o corpo se tranforma fisiológicamente, dando surgimento a uma massa amarela. Por não ter havido fecundação, essa massa amarela começa a desfazer-se, saindo do corpo da mulher junto com o fluxo sanguíneo, concluindo a terceira fase.

A partir do momento em que ocorre a menstruação, chega ao fim o ciclo menstrual do mês e outro é imediatamente começado, com as mesmas três fases de sempre.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# TPM: O que é? Como lidar?
# Tire suas dúvidas sobre absorvente interno

Publicidade

3 comentários

  • Eduarda Ferraz disse:

    Estou em pouca a gunia porque acho que e legal mestruar e se sentir uma moçinha !
    ESTOU ANSIOSA ISSO E NORMAL ?

    Responder
    • Jenifer disse:

      Oi querida nao sou a dona girrafa mais sim e. Tambem ficava assim ate mestruar e horrivel

      Responder
  • luiza karina disse:

    as vezes podemos se um pouca acresivas mais nen sepre e assim…

    Responder

Deixe seu comentário