Como saber se o cabelo está caindo além do normal

Cabelo

Que bom seria se não tivéssemos que nos preocupar com nada e que tudo funcionasse perfeitamente bem. Porém, a vida moderna cobra seu preço. E infelizmente, é o nosso corpo que paga.

Queda de cabelo

Além do stress do dia-a-dia, muitas pessoas ainda precisam dar atenção especial a um problema que afeta muita gente: a queda de cabelo. Mas, você sabe dizer se você sofre desse problema e como deve tratá-lo?

O que é normal?

Todos nós perdemos em média cerca de 100 fios de cabelo. Claro que não dá pra ficar observando e contar a toda hora. Esses fios normalmente saem a cada escovada ou a cada lavagem que você faz nos fios. Na hora de lavar o cabelo, por exemplo, quem é que nunca notou um acúmulo de cabelo no ralo do box?

Por que eles caem…

O fio de cabelo é como se fosse uma parte viva de você, já que ele está ligado a uma raiz que o mantém sempre nutrido. Daí vem a frase “a beleza dos fios vem de dentro”, já que está intimamente ligada ao que você come. É comprovado que uma alimentação saudável se reflete na pele e nos cabelos. Eles caem porque todo fio nasce, cresce e morre. Assim que um fio cai, ele é automaticamente substituído por outro.

Como sei se cai cabelo além do normal?

Teoricamente, a pessoa que sofre de queda de cabelo perde mais de 100 fios por dia. Como não dá pra ficar contando pra conferir, o problema fica mais ilustrado quando:

– A pessoa passa a mão pelos fios e vê que ele cai em quantidade além de 2 fiozinhos, por exemplo.

– Quando penteamos o cabelo e uma quantia maior deles fica na escova.

– Nas mulheres que tiveram filhos, os cabelos não crescem como antes da gravidez.

– Nos homens, o problema é apontado como calvície. E você sabe que sofre disso quando começa a ver entradas ou algumas falhas no couro cabeludo. Mas saiba que hoje em dia já é possível driblar a calvície.

O que causa a queda de cabelo?

Vários fatores. Dá pra citar:

– Herança genética
– Stress
– Pílulas anticoncepcionais
– Corticoides
– Falta de alguma vitamina ou mineral
– Pessoas que estejam tratando de algum câncer
– Doenças da tireoide

Não tem como saber de onde exatamente vem o problema. A solução é consultar um dermatologista. O médico irá lhe pedir alguns exames para checar os níveis de hormônio, a quantidade de minerais como ferro e zinco. Se necessário, ele pode fazer uma biópsia do couro cabeludo pra ter certeza da causa da queda de cabelo. E assim como só um médico pode diagnosticar o problema, só ele é capaz de indicar o tratamento adequado.

Alguns mitos sobre queda capilar:

– Lavar o cabelo todos os dias não acelera o processo, pois os cabelos que estavam destinados a cair irão cair de qualquer maneira, seja durante o banho ou naturalmente.

– Chapinhas e secadores não fazem cair mais cabelos. O que pode acontecer, caso você não proteja seus fios contra o calor, é que eles deixam o cabelo mais ressecado, podendo levar à quebra.

– Os cabelos caem mais no inverno. Acontece que, como a incidência de luz é menor nessa época, isso desestimula a divisão celular. Isso faz com que cresçam menos cabelos e as raízes fiquem mais enfraquecidas.

– Xampus e condicionadores anti-queda não resolvem o problema. Eles são apenas coadjuvantes, pois eles ajudam a manter o couro cabeludo limpo.

– Prender o cabelo enquanto ele ainda está molhado pode sim levar à queda, assim como deixar os cabelos sempre presos com elásticos/bandanas/bonés/tiaras.

– A menopausa faz cair mais cabelos. Como a mulher está passando por uma fase de readaptação dos hormônios, poderá ocorrer uma perda transitória de cabelo.

– Gel, finalizadores e condicionadores não provocam a queda dos fios.

– Tinturas e alisamentos também não causam, mas dreads, apliques e alongamentos podem ser prejudiciais.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Alimentos que combatem a queda dos cabelos
# Meu cabelo esta caindo o que devo fazer?
# Como cuidar dos cabelos cacheados
# Dicas para fazer seu cabelo crescer mais rápido

Publicidade

22 comentários

  • EDNEIA DOS SANTOS disse:

    EU TENHO MUITA QUEDA DE CABELO E NÃO SEI O QUE FAZER,SERA QUE É ESTRSS EU NÃO SEI É TANTO QUE ESTOU COM MEDO DE FICAR SEM CABELO O QUE FAZER ME AJUDE.

    Responder
  • José Ian disse:

    Olá boa tarde tenho 19 anos, e desde muito tempo meu cabelo tem uma falha no meu cabelo, ele caí mais de 10 quando passo o pente isso é normal? meu cabelo é fino e dos meus país tbm são fino, do meu paí é fino e tem algumas falhas mais ele não é careca, tem chances que eu fique careca?

    Responder
  • tamires disse:

    Eu tenho muita queda de cabelo,quando eu vou tumar banho e vou lavar os cabelos,ele cai muito ,e so passando a mao nos cabelos que vem muitos fios,e isso acontece tambem quando vou pentiar,ele cai muito ,no meu quarto so tem cabelo meu. Tou preocupada,o que pode ser?o que devo fazer?

    Responder
  • Vitoria Silva disse:

    Oii pessoal! Hoje não vim falar do meu cabelo e sim dar umas dicas para vcs que estão sofrendo da famosa queda de cabelo. Passem óleo de amêndoas e se não tiver resultados usem a babosa(aloe vera). Meu cabelo caia muito mas, passei essas duas coisas e parou de cair. AH! E em primeiro lugar acreditem em Deus, o rei dos reis, o senhor dos senhores. Tchau para todos espero ter ajudado. Bjs

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Vitoria, obrigado pelo comentário!

      Muito bem vinda as suas dicas, realmente o óleo de amêndoas e a babosa fazem milagres.

      Beijos!!!

      Responder

Deixe seu comentário