Como saber se estou grávida?

Gravidez

Nem todas as mulheres conseguem perceber facilmente que estão grávidas. Grande parte delas só desconfia dessa possibilidade no momento em que o óvulo fertilizado é implantado na parede uterina, alguns dias após a fertilização.

Como saber se estou grávida

Algumas demoram até mesmo semanas e só começam a suspeitar da gravidez quando se dão conta que a menstruação está atrasada.

Por mais que os sintomas possam parecer sutis, há algumas formas de detectar o início de uma gravidez, prestando atenção a alguns detalhes gerais:

Primeira semana

Mesmo com a concepção recente, já é possível notar alguns sintomas, como seios inchados e doloridos, cansaço e escurecimento dos mamilos.

Neste último caso, além da região da auréola ao redor do mamilo ficar mais escura, as veias dos seios, mãos e pés começam a aparecer mais.

-> Sintomas de gravidez nos primeiros dias

Inchaço e dor nos seios

Quando a mulher engravida, os seios ficam mais doloridos, com um pouco mais de intensidade do que o comum durante a TPM. Os mamilos também ficam mais sensíveis nessa fase, mas com o tempo, assim que o organismo se acostuma com os níveis hormonais atuais, a dor diminui.

Sangramentos e cólicas

Após mais ou menos oito dias em que ocorreu a ovulação, a mulher pode ter pequenos sangramentos vaginais, algumas vezes confundido com o período de menstruação. Porém, esse sangramento, em alguns casos acompanhado de cólica, é sinal de que o óvulo fertilizado está se alojando no endométrio.

Sono excessivo

Caso você não costume ter muito sono durante o dia ou se sentir cansada constantemente, esses sintomas podem ser um sinal de gravidez.

Presente no começo da gestação, o sono em excesso é causado pela alta concentração de progesterona no organismo da quem está grávida e acaba deixando as mulheres exaustas.

Vontade constante de urinar

Ao se implantar no corpo da mulher, o embrião começa a produzir um hormônio chamado gonadotropina coriônica humana (hCG), que irá fazer a mulher sentir mais vontade de ir ao banheiro durante o dia.

Como para algumas mulheres essa frequente vontade de urinar é proveniente do período pré-menstrual, para ter certeza de que o sintoma tem a ver com a gravidez, basta reparar na quantidade de vezes que você preciso levantar durante a noite para ir ao banheiro. Se for maior que o comum, é um indício da gravidez.

Enjoos

Há relatos de mulheres que nunca sentiram esse incômodo ao longo da gestação, enquanto outras sofrem bastante com enjoos. A intensidade varia para cada mulher, e algumas só detectam esse sintoma algumas semanas após a concepção. Para as mais azaradas, o enjôo começa antes mesmo que a menstruação esteja atrasada e aparece a qualquer hora do dia, principalmente quando o estômago está vazio.

-> Enjoo na gravidez: Dicas para controlar e amenizar

Atraso menstrual

Sintoma mais clássico da gravidez, o atraso menstrual é ainda mais garantia de uma gestação quando seu ciclo é regular. Nesse caso, o mais indicado, assim que você perceber o atraso, é realizar um teste de gravidez.

-> Menstruação atrasada, o que pode ser?

Teste de gravidez

Se você percebeu alguns desses sintomas, não há motivos para adiar um teste de gravidez. Para isso, você pode recorrer àqueles que são vendidos na farmácia, que irá detectar a presença do hCG no organismo. Como esse hormônio só é produzido durante a gestação, não há dúvidas quanto ao que ele significa.

Preste atenção à sua embalagem: os testes mais confiáveis são aqueles que possuem o número de registro no Ministério da Saúde.

Outro cuidado a ser tomado é que se esse teste for feito muito cedo, assim que a gestação começou, ele pode dar negativo. Nesse caso, você pode esperar alguns dias e realizá-lo novamente ou então procurar um médico e realizar o exame de sangue para confirmar se está grávida ou não.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Reprodução

Confira também

# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Não consigo engravidar. E agora?
# Conheça os principais metódos contraceptivos

Publicidade

216 comentários

  • Kelita disse:

    Minha menstruação era pra ter vindo dia 03/02 e hoje já são 20/02 e nada fiz o teste de farmácia deu negativo e agora oq faço?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oie!! Faça um exame de gravidez (beta) e procure um ginecologista. Beijos!

      Responder
  • Yara disse:

    Olá queria tirar uma dúvida minha me veio dia 17/12/2017 hoje há e 18/01/2018 parei o comprimido em dezembro já fiz vários teste e dar negativo porém sinto muito cólica mas não desce isso já aconteceu com alguém??

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Yara, o melhor é esperar um atraso maior de 10 dias para testes pelo risco de falso negativo. Pelo o que entendi o seu atraso é de 1 dia apenas.

      Responder
      • Yara disse:

        Oi bom dia gente estou preocupada hoje e dia 20 não desceu e o teste negativo posso estar grávida e o teste de farmácia não detectar?

        Responder
        • Dona Giraffa disse:

          Quanto tempo de atraso? Na dúvida faça um exame Beta. Beijos!

          Responder
  • Raquel disse:

    Oi minha menstruação veio dia 14 ou seja só durou 3 dias mais sempre dura 7 dias .mais dessa vez só um dia veio forte e no 3 acabou… Agora estou com os seios inchados e a auréola inchada com bolinhas e sinto cólicas e de vez enquanto dor de cabeça, diz o teste a 2 dias deu negativo mesmo assim. Será que eu estou gravida? Mim ajuda por favor!!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Raquel! Faça um exame de gravidez (Beta) que é mais confiável. Beijos!!

      Responder

Deixe seu comentário