Como cuidar da pele antes e depois da depilação

Pele

Cuidar da pele antes e depois da depilação

Depilação é uma das tarefas mais chatas de se fazer para a maioria das mulheres. Toda mulher quer uma pele lisinha também nas pernas, axilas e virilhas, mas há que se ter muita paciência para obter um resultado satisfatório para tal.

Para mulheres que fazem sua própria depilação em casa

Muitas não têm tempo ou poder aquisitivo para frequentar salões e submeteram-se a depiladoras, então acabam por fazer a depilação em casa mesmo. Mas é necessário certo cuidado com a pele ao depilar-se, pois a mesma pode acabar irritada ou manchada. Uma boa dica para a depilação é esfoliar a pele antes da retirada dos pelos e, se quiser, pode se repetir o processo após a mesma.

O porquê da esfoliação

Ao esfoliar sua pele, você remove todas as células mortas nela contida, o que evitará que algum pelo possa encravar mais tarde. Evita aquela aparência de pele irritada e com presença de pelinhos inflamados, o que, além de ter uma aparência muito feia, deixa o local bastante dolorido também.

As várias maneiras de se depilar

Apesar de ser a que mais causa problema de encravamento de pelos, a cera, tanto a fria quanto a quente, proporcionam um melhor resultado, pois vai raleando e amaciando os pelos com o passar do tempo.

-> Depilação: qual a melhor opção para você?

Pode-se aplicar o laser também, mas esse processo já depende de profissionais, o que o torna inviável na depilação caseira. Esses métodos são bem funcionais, tanto o da cera quanto o laser, pois retarda o crescimento dos pelos e os deixa ralos. Convém também que se use um creme relaxante após a depilação.

• Uso de lâminas

Algumas mulheres ainda optam por depilar-se com lâminas ou giletes, mesmo porque é bem mais fácil, está sempre à mão e é bem mais rápido e barato. O uso das mesmas, porém, vai engrossando os pelos com o passar do tempo, deixando a pele áspera assim que os pelos começam a crescer, e com uma aparência não muito bonita, nem gostosa de tocar. Isso sem contar que a durabilidade é muito curta. A depilação terá que ser feita com muito mais frequência. Após a mesma, use um creme relaxante à base de silicone para obter um resultado mais satisfatório.

• Vantagens da lâmina e da gilete sobre as ceras

Depilação

Apesar dessas não darem um resultado tão eficaz quanto às ceras (fria e quente), as lâminas nunca ocasionam manchas na pele e, raramente elas encravam os pelos. Já as ceras, essas requerem um cuidado mais especial como, por exemplo, evitar exporem-se ao sol durante uns dez dias, pois com esse processo depilatório, a pele poderá sofrer hiperpigmentação, em decorrência da composição do produto. Coisa que não acontece com as lâminas.

• Depilando-se com aparelhos eletrônicos

Depilando-se com aparelhos eletrônicos

Outra dica legal para se fazer a depilação é usar aparelhos eletrônicos de arrancamento dos pelos. Esses, quando usados corretamente, nunca apresentam problemas de traumatismo na pele. Agora, se você quiser ver-se livre dos pelos de maneira definitiva recorra às aplicações com laser de diodo. Com algumas sessões você obterá uma pele lisinha definitivamente. Sem contar que pode ser feito tanto em peles claras como escuras. O resultado será sempre o melhor.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Reprodução

Publicidade

2 comentários

  • Mulher disse:

    Fiz depilação a laser e não adiantou nada =(

    Responder
    • Ana Virginia disse:

      Realmente, em tudo, nem sempre o resultado é 100%. Valeu pela visita. A equipe DG agradece. Você é muito importante para nós.

      Responder

Deixe seu comentário