Como aliviar as câimbras durante a gravidez

Gravidez

Gravidez câimbra

Câimbras são quando nossos músculos, involuntariamente, contraem-se. A maioria das pessoas já deve ter sentido a dor de uma câimbra. Chega a ser agonizante quando ela demora pra passar. Não há um consenso sobre a causa dessa dor, e as opiniões médicas se dividem em duas:

– Falta de potássio e cálcio no organismo
– Excesso de eletricidade estática

A partir do terceiro trimestre, a barriga começa a pesar mais, forçando a postura da mulher e os músculos inferiores das costas e pernas. Quando o feto já está mais desenvolvido e chega a época de desenvolver os ossos, ele começa a “roubar” o cálcio da mãe. Junte esses dois fatores e você terá maior incidência de câimbras.

Exercícios

Eles são fundamentais e devem ser praticados em todos os estágios da gravidez. Eles trazem diversos benefícios. Dentre eles, aumentam a elasticidade dos músculos, melhorando a circulação. Uma câimbra pode ocorrer quando forçamos um músculo de modo brusco, e ele não estava alongado o suficiente.

Os exercícios devem ser de intensidade baixa e moderada. Dica: invista nos alongamentos antes de ir dormir, período onde as câimbras podem acontecer mais constantemente. Para isso, sente-se em algum lugar reto, levante e estique as pernas. Flexione o calcanhar dos pés em direção aos joelhos. Você sentirá que a panturrilha(barriga da perna) se esticará.

-> Exercícios físicos durante a gravidez

Alongamentos

Eles parecem ser uma das melhores soluções para o problema. Exemplo: estique os braços contra uma parede plana, afaste verticalmente as pernas. Em seguida, flexione a perna que está na frente, como se você fosse ajoelhar. Mantenha a perna de trás esticada, e você sentirá que os músculos inferiores estão se esticando.

Alimentos

Consuma bastantes alimentos ricos em potássio. Por mais que as causas de câimbras sejam desconhecidas, muita gente também não acredita que o consumo desses alimentos seja eficaz na prevenção das câimbras. Mas como fruta nunca é demais, não custa tentar.

Exemplos de alguns alimentos:

– Banana, laranja, uva, melancia, framboesa, melão, amora, ameixa.

Bebidas isotônicas também se tornam aliadas quando as câimbras surgem. Por reporem os estoques de potássio, magnésio e outros sais, eles fazem com que o músculo volte ao normal de modo mais eficiente.

Postura

Cuidado com a posição que você fica. Evite passar muito tempo sentada ou em pé. Quando estiver assistindo TV, por exemplo, fique movimentando os tornozelos e os dedos para ajudar o fluxo sanguíneo.

Meias

Existe uma grande variedade de meias elásticas compressoras. Por isso, consulte seu médico para que ele lhe indique a meia ideal para o seu caso.

Massagens e outros

Sempre que você for acometida por câimbras, alongue o membro afetado e massageie-o por alguns minutos. Faça movimentos circulares e lentos. Caso a dor persista mais do que o comum, faça uma compressa de com bolsa quente e aplique no local.

Roupas

Evite usar roupas muito apertadas, como calças jeans, cintos, sapatos apertados e salto alto.

São dicas simples, e que podem ajudar quando bater essa dor. Mas cuidado! Câimbras que demoram a passar podem indicar doenças mais sérias, como trombose. Caso você sinta que a região está ficando adormecida e vermelha, fale logo com seu médico.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Reprodução

Confira também

# O uso de anticoncepcional após a gravidez
# Primeiros sintomas de gravidez
# Como recuperar a boa forma depois da gravidez
# Como lidar com a ansiedade na gravidez
# Enjoo na gravidez: dicas para controlar e amenizar

Publicidade

Deixe seu comentário