Saiba como escolher um bom protetor solar

Saúde

Saiba como escolher um bom protetor solar

É só chegar o verão pra todo mundo se lembrar dele: o protetor solar. O que é um erro, pois ele deveria ser lembrado (e usado) todos os dias! O Sol, mais do que qualquer outra coisa, é o grande responsável pelo aspecto envelhecido da pele, além de causar manchas e até levar ao câncer. Quer ter uma pele lisinha no futuro? Então invista desde já num bom protetor solar e use-o todos os dias!

Antes de comprar o mais barato ou aquele que sua amiga recomendou, entenda que sua pele é única. Sendo assim, você precisará de um protetor que se adeque não só ao seu tipo de pele, mas às necessidades que tem.

Identifique o seu tipo de pele

Identifique o seu tipo de pele

Este é um passo importante a ser observado ao comprar um protetor solar. Para cada tipo de pele, existe um protetor específico. Se você não leva isso em conta, é sua pele que sofrerá as consequências.

– Pele seca: é seca, com aspecto opaco, fina e sensível. Não possui muito brilho, e fica ressecada muito fácil.

– Pele normal: é clara, lisa, aveludada e pouco propícia ao aparecimento de acne. Possui uma pré-disposição a ficar seca.

– Pele mista: é o tipo de pele que apresenta maior oleosidade na chamada Zona-T (testa, nariz e queixo). Nas outras áreas do rosto, seu aspecto é um pouco mais seco.

– Pele oleosa: peles com aspecto brilhante, já que os poros dilatam mais e maior quantidade de óleo é produzida pelas glândulas sebáceas. É mais propensa ao aparecimento de cravos e espinhas.

– Pele sensível: é frágil e delicada, e fica facilmente irritada. É pouco oleosa, e são propensas à descamação.

Qual protetor usar em cada pele?

Qual protetor usar em cada pele

Depois que você enquadrou sua pele num dos tipos acima, é hora de escolher o tipo de protetor.

Para as peles normais, mistas e secas, onde o grau de oleosidade é pequeno ou inexistente, é recomendável o uso de protetores em creme. Tais protetores possuem maiores quantidades de hidratantes, e além de proteger contra os raios solares, ainda dá uma ajudinha a sua pele.

Já as peles oleosas, recomenda-se o uso de protetores em gel, pois ele não ficará acumulado nos sebos, o que normalmente aumenta a produção de sebo e contribui para a formação de cravos e espinhas. Já existem, porém, protetores em creme que são livres de óleo (Oil-free) e não comedogênicos (fórmula à base de água), que podem ser usados por pessoas com pele oleosa.

As pessoas de pele sensíveis também podem optar por filtros solares em creme, pois como dito anteriormente, eles possuem princípios hidratantes, evitando que a pele fique mais ressecada.

Um para o corpo e outro para o rosto

Um para o corpo e outro para o rosto

Se até então você tinha o hábito de usar o mesmo protetor no corpo e no rosto, largue já desse hábito. A pele do rosto difere bastante da pele do corpo, e ambas precisam de proteções específicas.

Se você for clarinha, você dificilmente ficará bronzeada. O indicado é que você use protetores com fator de proteção (FPS) alto, ou seja, acima de 30. Já as pessoas morenas, FPS em torno de 30. As negras podem se dar ao luxo de usarem um FPS por volta de 20.

Para o corpo, o único cuidado está no FPS, que deve ser um tanto alto pra barrar os efeitos nocivos dos raios solares. São os protetores encontrados mais comumente em mercados, e em forma de loção ou spray.

Já o rosto merece o cuidado não só do fator de proteção, como o tipo de pele que você tem. Normalmente são mais caros, mas o investimento vale a pena, já que seu uso será específico.

Como aplicar e quando retocar

Como aplicar e quando retocar

É preciso aplicar protetor solar em todas as áreas que ficarão expostas ao Sol. Você pode aproveitar o protetor que usa no rosto para passar em áreas como pescoço e mãos, pois a pele é mais fina nesses lugares. O resto do corpo só precisará de proteção caso você frequente praias, clubes ou piscinas. Aplique apenas o suficiente e retoque a cada 2 horas.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Reprodução

Confira também

# Dicas para proteger seu cabelo no verão
# Dicas para emagrecer com sáude neste verão
# Como arrumar uma mala de viagem
# Como garantir um bronzeado bonito neste verão

Publicidade

2 comentários

  • Jeronimo Medeiros Medeiros disse:

    gostei the dica feliz ano novo.

    Responder
  • Dr Paulo Freire disse:

    Como médico dermatologista, tenho dificuldade de memorizar todos os nomes de produtos dermatocosméticos do mercado brasileiro. Para vocês terem uma idéia, já cataloguei 103 Fotoprotetores FPS 30. E ainda não terminei. São centenas de produtos, de diferentes fabricantes, com diferentes indicações e apresentações.

    Criei então uma página apenas com estes produtos

    http://www.saudedireta.com.br/catalogo.php

    que pode ser consultada por qualquer pessoa. Pode-se escolher por nome, por fabricante, e por indicação. Todos os produtos foram criteriosamente selecionados, sob o ponto de vista dermatológico.

    Além disso, vocês podem selecionar um ou vários produtos e imprimir. Aqueles nomes complicados em francês e inglês agora não são mais problemas. Vocês também podem opinar sobre os produtos e dar nota para eles.

    Responder

Deixe seu comentário