É possível engravidar na primeira relação?

Sexo

Engravidar na primeira relação

Mesmo com o tabu da sexualidade extinto há alguns anos e um aumento nos diálogos entre pais e filhos, ainda hoje algumas pessoas têm dúvidas sobre o que é verdade e o que é mito quando se trata de sexo.

Devido a isso, ainda vemos diversos casos de gravidez indesejada por falta de informação. Uma dessas dúvidas que alguns têm ainda hoje é quanto à primeira relação sexual e a impossibilidade de engravidar em sua primeira vez. Mas afinal, é possível ou não engravidar?

Sempre existe a possibilidade

Por mais que não tenha muita lógica, muitas pessoas acreditam que por se tratar da primeira vez, a chance de engravidar não existe. Óbvio que quanto maior a frequência das relações sexuais, maior a chance de engravidar, mas o fato de ser a primeira ou décima vez não interfere na possibilidade.

Portanto, o uso de um contraceptivo deve ser feito sempre, com anticoncepcional ou camisinha.

-> Previna-se: Conheça os principais métodos contraceptivos

Qual a probabilidade?

Outra informação que às vezes surpreende é que as chances de engravidar na primeira relação são maiores do que nas seguintes. Isso ocorre, segundo os médicos, porque quando a menina é virgem e terá sua primeira vez, provavelmente ela terá um alto nível de estresse, fato que altera o equilíbrio hormonal da mulher. Por isso, a ansiedade que toma conta da pessoa nesse momento aumenta os níveis de fertilidade e pode acarretar em uma gravidez.

Além disso, quando estamos ovulando, nosso desejo sexual aumenta, momento em que a primeira relação sexual é mais propícia a ocorrer, já que a libido da mulher está no auge e ela se torna mais favorável a manter relações sexuais.

-> O corpo muda depois da primeira relação sexual?

Consulta ao médico

Com todos esses riscos, a melhor forma de se prevenir de uma gravidez já na sua primeira relação sexual é consultar um médico e decidir com ele qual é o melhor método de contracepção para você.

Mesmo que você não tenha intenção de perder a virgindade, quando há uma pequena possibilidade, a ida ao médico já se torna indispensável. Nesses casos, a consulta é externa e um profissional pode ajudá-la a desfazer qualquer dúvida que exista.

De toda forma, o anticoncepcional não anula a necessidade do uso de camisinha – masculina ou feminina – durante suas relações sexuais. Os remédios podem preveni-la de uma gravidez indesejada, mas apenas a camisinha previne você e seu parceiro de doenças sexualmente transmissíveis.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Primeiros sintomas de gravidez
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# [Guia Adolescente] – Posso estar grávida?
# [Guia Adolescente] – Gravidez na adolescência

27 comentários

  • Eveline disse:

    Oiii, vou fazer relação sexual vai ser a minha primeira vez não quero usar camisinha ,qual é o anticoncepcional devo tomar .

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Eveline, lembre-se que a camisinha é a única que protege contra doenças sexualmente transmissível. Procure um ginecologista para que ele te receite um anticoncepcional mais indicado para você. Beijos!

      Responder
  • Bruno Henrique disse:

    Bom, eu fiz sexo a primeira vez com minha prima e não usei camisinha quais são os risco dela ta gravida? Lembrando que eu tinha só oito anos.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Os riscos são os mesmos para qualquer relação desprotegida. Não corra riscos da próxima vez, use camisinha. Beijos!

      Responder
  • Maria Valdireiz disse:

    Oi! Bom dia, tudo bem? Eu fiz relação sem preservativos, posso ficar gravidez? Porque foi a primeira eu tô com medo.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Maria! Toda relação desprotegida tem o risco de gravidez, logo, você corre o risco sim. Sexo desprotegido também trás o risco de doenças sexualmente transmissível, cuidado! Beijos!!

      Responder
      • Maria Valdireiz disse:

        Obrigado pela resposta mais corre o risco de en gravidez

        Responder
  • mariana disse:

    Adorei as respostas obrigado por me ajudarem

    Responder
  • Edely disse:

    Tive minha primeira experiência sexual a poucos dias mas já estou com muito medo me protegi de todas as maneiras usei preservativo e tomei a pílula do dia seguinte mas o medo ainda paira sobre minha cabeça.

    Responder
  • Renata disse:

    Meu nome é Renata tenho 12 anos e acho que vou ficar menstruada e se eu perder a virgindade no mesmo tempo q estou menstruada tenho medo de engravidar e sou muito nova pra isso, quero uns conselhos.

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Renata, obrigado pelo seu comentário!

      Você ainda é muito nova, como você mesmo falou, e seu corpo ainda está em transição. Creio que não seja a hora pra isso ainda pois, para uma relação é preciso maturidade e responsabilidade.
      Vai se divertir, sair com as amigas, se dedicar aos estudos.

      Beijinhos.

      Responder
  • Diana disse:

    Perdi a minha virgindade, não usamos protecção e eu no dia seguinte tomei a pilula do dia seguinte. ele não ejaculou dentro de mim. há possibilidade de estar grávida?

    Responder
  • paula disse:

    Amei tudoooo

    Responder

Deixe seu comentário