Dicas para evitar o aparecimento de manchas no verão

Dicas de Beleza

Evitar o aparecimento de manchas no verão

Quem resiste nessa época do ano, com os termômetros marcando uma temperatura super elevada, resistir a uma praia ou piscina? Convenhamos que seja quase impossível, mas, para que possamos ficar tranquilas, usufruindo o que a vida tem de melhor a nos oferecer no verão, temos que ficar atentas a alguns cuidados super valiosos para que não saiamos do verão com a pele toda detonado.

Muito cuidado antes de expor-se ao sol

Nunca vá à praia ou piscina antes de certificar-se de que está totalmente preparada para ficar sob o sol, sem perigo de causar prejuízos a sua pele. Mas mesmo com protetores solar, aprenda a respeitar os horários apropriados para que você possa ficar tranquila na areia e dar um bom mergulho no mar.

Na parte da manhã, sem correr riscos, não fique além das 10h30min, estourando. Na parte da tarde, somente depois das 15 h é indicado; aí você poderá aproveitar até o anoitecer. Mas não deixe de lado o fator mais importante: hidratação. Beba muita água e muito líquido antes do banho de sol.

-> Cuidado especiais com corpo e a pele no verão

Manchas que persistem em aparecer no verão

Manchas que persistem em aparecer no verão

Todas as pessoas, de um modo geral, sempre têm algumas manchinhas no rosto, costas e mãos, principalmente. Umas, pequenas, outras maiores, mas enfim, no verão essas tendem a aparecer bem mais, devido ao fato de nos expormos muito ao sol. Porém, pior que as manchas são as doenças que podemos adquirir como, câncer de pele, desidratação e outros contratempos próprios dessa época do ano e dos locais onde costumamos frequentar, na maioria das vezes contaminados, como as praias e piscinas. Os raios solares em excesso, além de manchar a pele, proporcionam o envelhecimento precoce dessa.

Por que as manchas aparecem

Cuidados no verão

Os tipos de manchas mais comuns, causados pelos raios solares são as melanoses e o melasma. A primeira apresenta um formato arredondado, bem marcante e de cor acastanhada. Concentram-se mais nas faces laterais do rosto e no dorso das mãos.

O melasma possui forma irregular, tamanho maior e uma cor castanho-acinzentado. Essas aparecem mais nas maçãs do rosto, testa, embaixo dos olhos ou na região acima dos lábios.

Essas manchas que aparecem na pele durante o verão, são provenientes de fatores genéticos e estão associadas a uma exposição solar intensa e prolongada. Alguns contraceptivos hormonais podem contribuir com o aparecimento das melasmas, daí o problema de as mulheres serem as mais afetadas.

Evitar certos alimentos embaixo do sol

Alimentação verão

Nunca se deve comer frutas cítricas ou ingeris sucos derivados dessas frutas sob o sol. Expor a pele em contato com o ácido desses alimentos, debaixo do sol, aumenta muito o risco de desenvolver uma fitofotomelanose, que são aquelas manchas escuras que muitas vezes só desaparecem com a intervenção médica. Além desses perigos com os alimentos, é preciso muito cuidado também com os cremes que se usa, tratamentos químicos e até mesmo com o uso de hormônios.

-> Dicas para uma alimentação saudável no verão

Como evitar que essas apareçam

Evitar manchas

A melhor maneira continua sendo o uso do filtro solar, de preferência o mais intenso possível. E retocar de quatro em quatro horas a aplicação, ou de duas em duas horas caso esteja na praia.

Nunca dispense também o uso de chapéu de praia e óculos escuros para a proteção dos olhos, também expostos aos raios solares. Caso você já tenha problemas com manchas na pele, o ideal é evitar tomar sol direto nela ou intensificar o uso do filtro solar.

Há tratamentos que podem ser feitos antes do verão chegar, com cremes despigmentantes, associados a procedimentos com peelings e lasers. Usar qualquer produto com potente ação antioxidante também pode impedir ou atenuar o aparecimento de mancha na pele durante o verão.

-> Veja dicas do que levar na sua bolsa de praia

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Reprodução

Confira também

# Dicas para proteger seu cabelo no verão
# Dicas para emagrecer com sáude neste verão
# Como arrumar uma mala de viagem
# Como garantir um bronzeado bonito neste verão

Publicidade

1 comentário

  • Jr. disse:

    É mais fácil ir a praia e ficar na sombra, e pegar sol só na “ida” ao mar… e depois retornar a sombra. (:

    Responder

Deixe seu comentário