Como lidar com os incômodos da gravidez no verão

Gravidez

Gravidez no verão

Verão é sinônimo de calor, temperaturas elevadas, Sol, praia, e suor. Para as gestantes, esses fatores parecem se multiplicar por dez. O calor parece aumentar ainda mais os incômodos das futuras mamães.

Naturalmente, as mulheres grávidas são mais sensíveis ao calor e as suas implicações. Dores, inchaços, ganho de peso, queda de pressão, sedentarismo. Muitas vezes, por não saberem lidar com esses probleminhas, acabam adotando posturas erradas e que podem piorar a situação.

A seguir, confira uma lista com algumas dicas e sugestões para você passar pelo verão sem maiores sofrimentos:

Roupas adequadas

Falar disso nunca é demais. Às vezes, mulheres grávidas se cansam de usar sempre os mesmos macacões e vestidos largos. Sentem saudade de quando podiam usar qualquer roupa sem maiores problemas. Porém, no verão não é hora de lembrar-se do seu passado mais fashion. Hoje em dia, a moda está bem abrangente, e já é possível encontrar roupas para grávidas com um certo glamour. Nessa época, abuse de vestidos, saias, calças larguinhas, regatas, batas. Quanto mais fresquinhas forem suas roupas, menos calor você sentirá.

Exercícios corretos

Grávidas podem e devem se exercitar. No entanto, as gestantes são “obrigadas” a se tornarem adeptas de exercícios que não causem tanto impacto físico, como hidroginástica, yoga, pilates, fisioterapia. Durante o verão, as dores lombares podem se intensificar. Mas sempre sob orientação médica! Normalmente, caminhadas não têm contra-indicação, o que leva ao próximo item.

-> Planejando a Gravidez – Exercícios físicos durante a gravidez

Cuidado com o Sol

A vida gira em torno dele, mas cuidado com abusos. Fazer exercício físico ao ar livre é uma delícia, mas durante o verão, opte por fazê-los nos horários mais amenos. Logo de manhã ou no finzinho da tarde são os horários mais indicados. Ao primeiro sinal de fraqueza ou fadiga, procure um lugar com sombra e beba água. Caso o mal-estar não passe, procure sue médico. Quando estiver muito calor, o melhor a se fazer é ficar em casa.

-> Saiba como escolher um bom protetor solar

Ventiladores e afins

Se o calor está insuportável e você se sente muito incomodada, não pense duas vezes antes de ligar ventiladores ou ar-condicionado. Não fique propriamente de frente a eles, pois eles irão movimentar o ar e a poeira do ambiente.

Alimentação

Instintivamente, somos levados a comer alimentos mais frescos e naturais, como sucos, frutas, legumes. Ao optarmos por uma alimentação mais leve e saudável, o calor parece diminuir. Evite ficar longos períodos sem comer para evitar quedas de pressão e desmaios.

Faça do seu prato um verdadeiro arco-íris: quanto mais colorido, melhor! Tente ficar longe de produtos industrializados, enlatados e embutidos, pois eles contêm muito sódio (um dos responsáveis pelos temidos inchaços). Para hidratar-se, água é sempre bom, mas se você suar muito, é válido tomar água de coco e bebidas isotônicas para repor os eletrólitos que você expeliu ao suar. Garrafinha do seu lado 24h por dia, hein?

-> Alimentos que devem ser evitados durante a gravidez

Pele

Redobre os cuidados com a pele. O protetor solar deve ser seu melhor amigo, e você deve usá-lo todos os dias, inclusive quando estiver chovendo. Não se esqueça de passar hidratantes após o banho. Para evitar estrias, use óleo de amêndoas ou creme anti-estrias.

-> Dicas para evitar estrias na gravidez

Inchaços

Para evitar que eles apareçam, diminua o consumo de sódio, aumente a ingestão de líquidos e procure manter as pernas elevadas durante a noite. Se necessário, peça ao seu médico que ele lhe indique meias de compressão. Habitue-se a sentar com as pernas retas num ângulo de 90 graus e quando se cansar, estique as pernas no sofá.

Se você seguir estas dicas, dificilmente o calor lhe será incômodo. Mas consulte sempre seu médico para tirar suas dúvidas.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Reprodução

Confira também

# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Primeiros sintomas de gravidez
# Como recuperar a boa forma depois da gravidez
# Como lidar com a ansiedade na gravidez
# Enjoo na gravidez: dicas para controlar e amenizar

Publicidade

Deixe seu comentário