Como evitar enjôos durante a gestação

Gravidez

Enjoos na gravidez

A gestação é um período bastante aguardado por muitas mulheres, que passam os nove meses de gravidez na expectativa de finalmente ter o filho em seus braços.

Em meio à espera, à preparação da vida para receber o bebê e muita alegria, porém, há alguns momentos em que a gestação torna as coisas um pouco mais difíceis, ainda mais quando a hora do parto se aproxima e sua barriga já não permite fazer tudo que você fazia antes, além de sensações de mal estar, indisposição e cansaço.

Há também os enjoos, que aparecem entre a quinta e a 18ª semana de gestação. Nem todas as mulheres passam por essa fase de náuseas, que costumam também ser mais intensas ou brandas, dependendo de cada mulher.

Para evitar os enjoos, que podem ocorrer por motivos como alterações hormonais, motilidade gástrica anormal e até mesmo questões psicológicas, há alguns hábitos que podem ser postos em prática:

Repouso: Nada de correria durante sua gestação. Aspectos como estresse e ansiedade são algumas das causas dos enjoos, e para evitá-los, é recomendado que a mulher descanse ao máximo ao longo dos nove meses. Além de nos deixar mais tranquilas, repousos periódicos fazem o fluxo sanguíneo ser direcionado para locais em que será benéfico à gravidez, como a digestão, que se torna mais rápida.

Exercícios: Atividades físicas que não exigem muito esforço, como a caminhada, podem também ajudar na digestão. Além disso, a endorfina liberada pelo corpo durante os exercíos fazem com que a disposição física e psicológica melhorem.

Hábitos alimentares: Para evitar uma grande quantidade de ingestão de alimentos nas refeições, o indicado é sempre comer algo a cada três horas. Ao comer menos, o estômago é esvaziado mais rápido, diminuindo as chances de refluxo, gastrite e náusea.

Evite também líquidos durante as refeições, tanto suco, água e refrigerante, como molhos, caldos e condimentos, que podem tornar a digestão um pouco difícil.

-> [Planejando a Gravidez] – Exercícios físicos durantes a gravidez

Assuma a direção: Para se previnir de curvas, freiadas e desvios inesperados, o recomendado é que a gestante dirija o carro, ao invés de ficar no banco de trás ou do passageiro. Isso porque o enjoo aumenta em situações de movimento, como o sacolejar do ônibus. Só é preciso tomar cuidado com gravidez em que desmaios são frequentes, porque neste caso, dirigir pode ser perigoso.

Evite tomar café: Qualquer alimento com gosto ou odor forte pode ser responsável por enjoos e náuseas durante a gravidez. Nesse grupo de alimentos está o café, que deve ser evitado ou tomado em doses menores. Além disso, por ser um estimulante, ele também aumenta a freqüência cardíaca da mulher e do bebê.

-> [Dieta saudável na gravidez] – Alimentos que devem ser evitados durante a gravidez

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Primeiros sintomas de gravidez
# Estrias na gravidez: evitar, prevenir e tratar
# Como lidar com a ansiedade na gravidez
# Enjoo na gravidez: dicas para controlar e amenizar

Publicidade

Deixe seu comentário