Saiba como controlar o seu ciúme

Comportamento

Saiba como controlar o seu ciúme

Quase todos os que amam são ciumentos. Ciúme é uma característica própria de quem é inseguro, temeroso e alarmista, mas na dose certa não prejudica ninguém.

Por que sentimos ciúme

Sentimos ciúme por ter medo de perder alguém que nos é caro, mas isso é um absurdo sobre o qual não temos controle: sentimos ou não. O que precisamos fazer é saber dosar o nosso ciúme e ver se ele tem ou não lógica em nossos relacionamentos.

Ao falarmos de ciúme, vem sempre à nossa mente o ciúme homem-mulher, mas na verdade sentimos ciúme de pai, mãe, irmãos, amigos, enfim de todas as pessoas que nos são importantes e fazem parte direta de nossas vidas. Às vezes sentimos ciúme até de objetos, de coisas materiais: são cuidados que temos para com os mesmos por gostarmos demais deles.

Autocontrole dos sentimentos

Tudo aquilo que nos faz mal e prejudica o outro, temos que tentar eliminar de nossas vidas ou pelo menos amenizar. Vamos partir do princípio de que tudo que é demais sobra e aí incluiremos o ciúme, um dos maiores vilões do relacionamento. Temos que pensar que, se uma pessoa está com a gente é por escolha própria e porque deve sentir algo por nós.

Pensando assim, vamos manter um raciocínio lógico: se está comigo é porque livremente me escolheu, não vamos sufocá-la com cobranças e proibições, mesmo porque, se tiver que nos trair, é óbvio que não irá nos contar e, tentar prendê-la é uma forma insensata de fazer com que a mesma busque a liberdade.

Ninguém ama em cativeiro

Você pode até tentar usar técnicas de como segurar a pessoa amada sempre ao seu lado e de olhos voltados somente para você, mas isso deve ser feito de maneira sábia e produtiva.

Nunca exponha seu ciúme demasiadamente, esse fará com que seu companheiro (a) se assuste logo no início da relação e nem queira seguir em frente, mesmo porque ele (a) sabe o que os espera: uma prisão onde não será dono (a) nem do seu próprio pensamento.

Seja livre e deixe o outro em liberdade

Todos nós gostamos de fazer aquilo que nos é prazeroso, certo? Então, que direito temos de querer tirar do outro esse mesmo prazer? Nada disso, nascemos livres e devemos viver e amar em liberdade. A confiança deve estar acima de tudo e, agindo assim, teremos um relacionamento que só nos trará benefícios.

Estamos aqui para ser felizes, mas com a sombra do ciúme atormentando, jamais conseguiremos isso.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Porque homens e mulheres traem?
# Quando uma relação chega ao fim
# Ciúmes, amor ou sentimento de posse?
# Postura perante a traição na relação amorosa
# Acho que eu estou sendo traída, como saber?

Publicidade

1 comentário

  • Aline Kellen disse:

    como devo manter o meu ciumes em ocasioes.

    Responder

Deixe seu comentário