O que pode danificar os cabelos?

Cabelo

Danificas os cabelos

Praticamente tudo. Quem tem liso quer enrolar e vice-versa. Como quase nenhuma mulher está satisfeita com o cabelo que tem, é normal ver cada dia mais adeptas de tinturas, alisamentos, mechas, permanentes e tudo mais. Na busca pelo cabelo ideal, às vezes nos esquecemos de detalhes básicos que fazem toda a diferença. Mas vamos partir do básico.

Alimentação

Sabia que uma alimentação pobre em nutrientes pode detonar seu cabelo? Os fios são nutridos pelo couro cabeludo, e a falta de ferro, por exemplo, resultar diretamente na queda de cabelo. Portanto, não adianta mexer externamente no cabelo se você não cuidar internamente também!

Condições climáticas e afins

Como não dá pra controlar o tempo, ele também é o responsável por danificar os fios. A poluição só piora tudo. Sol excessivo, vento, exposição ao mar, piscina. O calor queima os fios capilares, ao passo que a água do mar e os aditivos usados em piscinas(como o cloro) podem deixar os fios ressecados e quebradiços. O ar-condicionado, por diminuir a umidade do ar, desidrata os fios e aumenta o frizz.

Químicas e secadores

É difícil ver alguma mulher que possui o cabelo natural, sem química alguma. Por mais que os produtos aplicados no cabelo sejam de último tipo, tinturas e tonalizantes agridem o fio por mexerem não só em sua estrutura externa, mas interna também. Por isso é importante usar produtos específicos e investir em hidratações. Secadores, chapinhas e baby-liss também machucam os fios devido ao calor emitido. Nesse caso, não se pode abrir mão de cremes termo-ativados, pois eles protegem o cabelo quando se faz uso desses utensílios.

Lavagem e produtos errados

A temperatura ideal para se lavar o cabelo é de 22 graus, ou seja, nem muito quente e nem muito frio. A alta temperatura retira a proteção natural do cabelo, deixando-o ressecado e sem vida. O ideal é utilizar produtos que são adequados ao seu tipo de cabelo. A dica é comprar um xampu de “marca barbante” só pra fazer a limpeza geral dos fios e depois investir num produto profissional para tratar o cabelo. Também é importante enxaguar bem os fios, pois resíduos de xampu ou condicionador podem deixar os cabelos pesados e opacos.

Cabelos presos

Com a chegada do verão, a maioria das mulheres não aguenta ficar de cabelo solto e logo corre para prendê-los num coque ou num rabo de cavalo. Cuidado! Evite elásticos de silicone e invista nos hashis(aqueles pauzinhos japoneses).

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: iStockphoto

Confira também

# Dicas para proteger seu cabelo no verão
# Como acabar com o frizz dos cabelos
# Como cuidar dos cabelos ressecados
# Dicas para fazer seu cabelo crescer mais rápido

Publicidade

1 comentário

  • Elisandra disse:

    Olá!
    Há cerca de um ano fiz californiana no meu cabelo. A primeira vez que realizei o procedimento meu cabelo ficou lindo e continuou sedoso. Após alguns meses, insatisfeita com a cor das minhas madeixas, resolvi refazer as mechas. No entanto, após realizado o procedimento o meu cabelo ficou seco, quebradiço, pontas duplas, durante o banho ele fica cheio de nós. Os produtos que uso no meu cabelo são os seguintes:
    * Keune Care Line Vital Nutrition Shampoo;
    * Dove Óleo de Argan;
    * Pantene Restauração Profunda;
    (Intercalo a cada 30 dias)
    * Creme de Tratamento Niely Gold Max Queratina (Uso sempre esse);
    * Às vezes eu uso os condicionadores Dove Óleo de Argan e Pantene Restauração Profunda;
    * A cada 5 ou 6 dias passo Keune Care Line Vital Nutrition Intensive Hair Repair Máscara;
    * Às vezes compro a seguinte cápsula: Keune Conditioner Hair Beauty Sérum;
    * Ademais, semanalmente ou quando recordo costumo utilizar ampolas de vitaminas para hidratação.

    Eu tenho o cabelo liso e longo, lavo em dias intercalados e uso secador de cabelo.
    Eu preciso de uma ajuda para resolver esse meu “big” problema, pois meu cabelo é tudo para mim e fiz mudança recentemente, estou longe da minha cabeleireira e já não sei o que fazer para revitalizá-lo.

    Responder

Deixe seu comentário