Exercícios físicos durante a gravidez

Gravidez

Exercícios físicos durante a gravidez

É muito interessante que a mulher grávida pratique exercícios físicos, desde que esses sejam moderados e indicados por seu médico.

Vantagens de se praticar exercícios na gravidez

A mulher que pratica exercícios físicos na gravidez tem menos chance de ganhar peso em excesso e esses só trazem benefícios a ela e ao bebê. Sem contar que exercitar-se também evita o stress e a depressão, ajudando muito também no psicológico da mãe.

Cuidados que a mulher deve ter ao fazer exercícios físicos

Procurar usar sempre roupas finas e leves, evitar altas temperaturas e, sobretudo, beber muita água. Exercícios feitos na água, como hidroginástica e natação são os mais indicados. Esses ajudam muito nas dores lombares e nos inchaços, enquanto que a ioga também é uma boa alternativa para manter o tônus muscular e melhorar a flexibilidade.

Não faça ginásticas sem autorização de seu médico

Durante a gravidez, todo tipo de exercício físico deve ser indicado pelo médico e/ou acompanhado por profissionais da área. Deve-se levar em conta o mês de gestação em que a mulher se encontra e se essa não apresenta nenhum problema como: hipertensão, gravidez múltipla, anemia feto com crescimento inadequado e outros quadros que possam impossibilitar a mesma de atividades físicas mais pesadas. Mesmo a simples caminhada deve ser observada e liberada pelo médico.

Dieta, vitaminas e gestação

Para uma gestação tranquila, a alimentação é fator primordial para o bem estar materno-fetal. Consultar um nutricionista também é muito importante, pois cada pessoa é diferente uma da outra e, sendo assim, cada uma necessita de uma dieta específica para o seu caso e do seu bebê.

Deve se considerar também a alteração da presença de vitaminas no organismo.

Segundo especialistas no assunto, a concentração plasmática de muitas vitaminas e sais minerais também se alteram na gravidez, podendo aumentar ou diminuir no organismo materno. Quando essas diminuem é importante o uso de suplementos vitamínicos específicos para o caso.

Cuidados antes de engravidar

Alguns médicos aconselham mulheres que pretendem engravidar, começar a preparar o organismo uns três meses antes da concepção. De acordo com a indicação de especialistas, é importante o uso de ácido fólico no período que antecede a gravidez. Esse previne a má formação do sistema central do bebê, como anencefalia e espinha bífida.

Concluindo:

Deu para perceber como uma série de fatores, aliados aos exercícios físicos durante a gravidez oferecem uma qualidade gestacional bem melhor à mãe e ao bebê? Consequentemente essa chegará a um parto bem mais tranquilo.

Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Primeiros sintomas de gravidez
# Como recuperar a boa forma depois da gravidez
# Como lidar com a ansiedade na gravidez
# Enjoo na gravidez: dicas para controlar e amenizar

Publicidade

Deixe seu comentário