Enjoo na gravidez: dicas para controlar e amenizar

Saúde

Enjoo na gravidez

Um dos sintomas mais desagradáveis que as mulheres enfrentam na gravidez é o enjoo. Este muitas vezes aparece do nada e sem motivo aparente, estando com o estômago cheio ou vazio. É consequente mesmo do estado em que a mulher se encontra.

Como controlar

Não há como controlar o enjoo e, sendo assim, o jeito é correr para o banheiro e buscar ajuda em coisas que possam aliviar essa terrível sensação. Muitas vezes, molhar a nuca e respirar fundo pode ajudar a amenizar esse sintoma que se estende desde o início da gravidez até a décima sexta semana ou mais, isso varia de mulher para mulher.

Alimentos que ajudam a evitar o enjoo

Convém à gestante experimentar certos tipos de alimentos que contenham grande teor proteico de carboidratos como amendoins, nozes e barrinhas de granola. Esses alimentos ajudam a combater o excesso de ácido estomacal e o açúcar no sangue, os quais podem levar ao enjoo.

Alimentos que pioram

Evitar ao máximo a ingestão de alimentos gordurosos e frituras de um modo geral. Bom também que se evite comidas picantes e queijos moles.

Cabe à gestante observar os tipos de alimentos que lhe provocam mais enjoo e evitá-los o mais que puder. Não é aconselhável comer demais nem ficar com o estômago vazio. O ideal é comer pouco e várias vezes ao dia.

Descanso é essencial nessa fase da vida

Normalmente as mulheres grávidas sentem mais sono e, quanto mais ela dispuser de tempo para um bom descanso, melhor para o seu estado constante de enjoo. Procure também permanecer em lugares bem arejados e nunca exposta ao sol, principalmente no calor, época do ano que por si só contribui com o desânimo e enjoos também.

Evitar lugares que tenham muitos odores

Os odores, de um modo geral, tanto de alimentos como de perfumes, atuam significativamente nas insuportáveis náuseas de gravidez. Muitas vezes o próprio banho, devido ao perfume do sabonete, transforma-se num momento de tortura para algumas mulheres. Desodorantes e colônias com fragrâncias, adocicadas ou não, também pioram muito a situação.

Evitar movimentos bruscos e levantar-se rapidamente também ajuda a não manifestar o enjoo.

Providências caso essas se tornem insuportáveis

Procure seu médico e informe-se quanto a possibilidade de se tomar um antiácido, ingerir suplementos alimentares de vitamina B6 ou, até um tratamento alternativo como a acupuntura.

Enfim, quando não se está confortável, toda busca de ajuda é válida.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Foto: Getty Images

Confira também

# Primeiros sintomas de gravidez
# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Não consigo engravidar. E agora?
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# [Guia Adolescente] – Posso estar grávida?
# [Guia Adolescente] – Gravidez na adolescência

Publicidade

2 comentários

  • maryah disse:

    Gostei mto. excelentes Dicas

    Responder
  • Bete disse:

    Dicas excelentes. Gostei muito de vários posts. Parabéns pela qualidade das informações. Bete

    Responder

Deixe seu comentário