Como recuperar a boa forma depois da gravidez

Saúde e Bem estar

Como recuperar a boa forma depois da gravidez

A maioria das mulheres sonha com o dia em que vai engravidar e passar nove meses de expectativas, preparação para a chegada do bebê e todas as novas experiências que uma gestação traz.

Porém, a preocupação com o corpo também existe, afinal, sabemos que os quilos a mais podem trazer estrias e sobrepeso após o parto. Ainda mais quando a mulher se apega à ideia de que precisa comer em dobro durante a gravidez para que o bebê receba todos os nutrientes necessários, um pensamento não só equivocado, mas que faz a mulher engordar bem mais do que deveria.

Cuidados durante a gravidez

Para que ao final da gravidez você possa recuperar rapidamente a forma, é indicado que a mulher mantenha a média de peso adquirido ao longo dos meses, que varia entre 9 e 12 quilos. Aquela história de que o indicado é o ganho de um quilo por mês é equivocada; outra informação importante é que os quilos mais difíceis de perder serão aqueles que você ganhar nos primeiros cinco meses de gravidez. Portanto, é importante sim uma alimentação saudável para que o bebê recebe todos os nutrientes necessários, mas nada de exagerar na quantidade.

Alimentação

Se você estiver um pouco acima do peso antes mesmo da gravidez, pode fazer uma dieta mais controlada até o quinte mês de gestação. Depois disso, é preciso um aumento no número de calorias, priorizando sempre as proteínas, para o ganho de energia.

Atividade física

A menos que sua gravidez seja de risco, os exercícios físicos são aconselháveis neste período. Aquelas que já têm esse hábito podem continuar com as atividades durante a gestação, apenas com um ritmo reduzido. Se você não tem esse costume, espera até a décima segunda semana, e depois é recomendado que um exercício físico seja adotado.

Amamentação

Uma das responsáveis pela perda de peso das mulheres é a amamentação. Isso porque ela queima a gordura extra armazenada para a produção do leite materno.

Exercícios e alimentação pós-parto

Após o nascimento do bebê, é recomendável que a mulher faça uma dieta de 2500 calorias diárias, para não ficarem fracas com o aumento no gasto calórico devido à amamentação. Porém, é recomendável comer alimentos ricos em proteínas, vitamina C e carboidratos. Evite ingerir bebidas alcoólicas, condimentos, chocolate e café.

As atividades físicas podem ser retomadas após 30 dias do parto, mas com baixo impacto, para não sofrer problemas nas articulações. Você pode fazer exercícios aeróbicos, musculação, alongamento e yoga com frequência de três vezes na semana.

Se você engordou de 9 a 12 quilos, pode perder de 70 a 80% do peso já no primeiro mês após o parto seguindo essas dicas.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Primeiros sintomas de gravidez
# Estrias na gravidez: evitar, prevenir e tratar
# Como lidar com a ansiedade na gravidez
# Enjoo na gravidez: dicas para controlar e amenizar

Publicidade

Deixe seu comentário