Alimentos que devem ser evitados durante a gravidez

Gravidez

Assim como a mulher deve alimentar-se bem durante a gestação, há uma série de alimentos que o ideal seria ela deixar de ingerir ou reduzir ao máximo nesse período. Tudo o que for consumido pela mãe, passará diretamente para o feto.

Alimentos que devem ser evitados durante a gravidez

O que a gestante deve evitar em sua dieta alimentar

Sabemos que frituras, de um modo geral, não são saudáveis pra ninguém. Comer pães e massas em grande quantidade também contribui muito para a aquisição de peso em excesso. Procure não abusar dos carboidratos.

Alimentos que você deve evitar durante a gravidez

– Carne mal passada
– Ovos crus
– Leites e queijos não pasteurizados
– Adoçantes artificiais
– Bebidas Pasteurizadas
– Cafeína
– Peixes e mariscos

Bebidas que se deve evitar na gravidez

Cafeína é uma delas, pois ela vai diretamente para o feto e, embora não cause nenhum dano aparente, ela contém um alto poder estimulante. Ela também aumenta a produção dos hormônios do estresse, provocando com isso a constrição dos vasos sanguíneos do útero, podendo reduzir temporariamente a quantidade de oxigênio enviada ao feto.

Não é somente no café que encontramos a cafeína. Ela está presente no chá, no chocolate, nas bebidas à base de cola e em alguns medicamentos, daí o cuidado que se deve ter ao fazer uso dos mesmos durante a gestação. Leia os rótulos com atenção a fim de identificar se o produto contém ou não cafeína.

Álcool e outras drogas

Quanto ao consumo de álcool e uso de outras drogas na gravidez, nem há muito que falar sobre os malefícios que esses causam tanto à mãe quanto ao feto. Todos estão cansados de saber que drogas, de um modo geral, acabam com a saúde de qualquer pessoa, imagine fazer uso dessas num período gestacional, onde todo cuidado é pouco para se ter uma boa formação fetal.

Alguns chás também trazem malefícios

Não é porque os chás são de ervas naturais que podem ser usados tranquilamente durante a gravidez. Alguns deles podem provocar irritações alérgicas em algumas pessoas, como o chá de camomila, por conter ambrósia. O chá de ginseng contém estrogênio e os de grãos de junípero podem causar irritação estomacal. Os únicos comprovadamente seguros, os quais as gestantes podem consumir sem medo são os de hortelã e de folha de framboesa.

Tabagismo na gravidez

Outro tópico que deve ser bem enfatizado. O cigarro é prejudicial a todas as pessoas, mas na gravidez esse pode trazer riscos irreversíveis tanto à mãe quanto ao feto. Portanto, evite fumar durante esse período para que seu filho não venha a sofrer consequências drásticas que o fumo pode ocasionar como: doenças respiratórias, infecções de ouvido e outros problemas de saúde potencialmente sérios.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Primeiros sintomas de gravidez
# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Não consigo engravidar. E agora?
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Estrias na gravidez: evitar, prevenir e tratar
# Enjoo na gravidez: dicas para controlar e amenizar

Publicidade

3 comentários

  • Mirielem disse:

    Gente, me ajudem.
    Eu tive relação dia 19 de março e não tomei minha injeção pois minha menstruação tinha vindo duas vezes ao mes, então passou do dia e pensei que eu não poderia tomar. Tive relação e ele disse que não sabe se ejaculou dentro, pois murchou na hora e quando acontece isso a gente tem certeza que ele ejaculou. E eu estou me sentindo estranha, pensando que estou grávida. Fiz o teste do xixi com cloro e só espumou como refrigerante mas não percebi se mudou de cor. É psicológico ou gravidez?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Mirielem, obrigado pelo comentário!

      Sempre tem a possibilidade de gravidez. Não confie muito nestes testes caseiros. Faça um exame BHCG que é confiável.

      Boa sorte!!
      Beijos

      Responder
  • Informações disse:

    Nossa, quanta coisa!

    Mas valem a pena os cuidados, afinal trata-se de uma vida que é de nossa responsabilidade sua saúde.

    Por isto que não quero ter filhos tão cedo…hehehe

    Responder

Deixe seu comentário