Menstruação atrasada, o que pode ser?

Saúde / Menstruação

Algumas coisas passam por nossa cabeça quando a menstruação atrasa. Se você possui uma vida sexual ativa, uma das possibilidades é a gravidez, primeiro pensamento que vem em nossa mente, por ser o mais óbvio. Porém, há alguns outros motivos para isso acontecer e nem sempre nos lembramos deles:

Adolescência

Durante a adolescência, principalmente nos primeiros anos em que ocorrem os ciclos menstruais, o atraso é bastante comum, ou até mesmo menstruar duas vezes em um mês, com ciclos mais curtos. Se for o caso, não é necessário ir imediatamente ao médico.

Cisto nos ovários

Quando sua menstruação atrasa ou se adianta, ou há um aumento ou diminuição no fluxo, é possível que a causa seja cisto nos ovários, que pode ser diagnosticada com uma visita ao médico e uma ecografia.

Estresse

Provavelmente todas as mulheres um dia na vida vão se preocupar com o atraso menstrual achando que estão grávidas. Caso essa não seja a melhor hora para uma gravidez, um dia de atraso já começa a causar uma leve tensão, que aumenta à medida que o atraso fica maior.

-> Chás para descer a menstruação

Porém, o que poucas sabem é que o estresse também é responsável por esse atraso, e quando você começa a se desesperar por uma possível gravidez, a tensão vai retardar mais ainda a menstruação.

Mudanças psicológicas

Alterações dessa ordem, como depressão, medo de algo ou diversas mudanças em sua rotina de vida acabam por alterar seu estado psicológico, levando também a um atraso ou antecipação da menstruação.

Doenças

Se você tiver alguma doença que afete os ovários ou útero, ela provavelmente irá afetar também seu ciclo menstrual. Anemias e outras disfunções do organismo também podem estar relacionadas a esse atraso.

Maus hábitos alimentares

Quando realizamos dietas muito radicais ou nos alimentamos de forma incorreta, sem ingerir alguns nutrientes indispensáveis à nossa saúde, estamos interferindo em outros processos que ocorrem em nosso corpo. Assim, a menstruação pode também sofrer as consequências.

De toda forma, a menos que a causa seja gravidez, que pode ser descoberta com um simples teste de farmácia, todos os outros problemas só serão detectados por um ginecologista, após a realização de exames. Por isso, o melhor a fazer quando notar um atraso significativo em sua menstruação é procurar um médico imediatamente.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Shutterstock

Confira também

# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Conheça os principais metódos contraceptivos
# [Guia Adolescente] – Posso estar grávida?
# [Guia Adolescente] – Gravidez na adolescência

Publicidade

103 comentários

  • Danielle Santos disse:

    estou atrasada uns 6 meses e estou engordando muito, porem tenho dezessete anos e sou virgem. Oque pode ser?

    Responder
  • Samanta disse:

    Oie
    eu perdi minha virgindade mes passado depois de 1 mes veio minha mestruaçao normal mais nesse mes ela ainda não chego ela esta atrasada

    Responder
  • Joyce Aiser disse:

    minha mestruçaõ esta atrasada faz 17 dias,é normal! também estou cm a minha barriga enchada isso é comum?
    ou devo procurar um medico imediatamente?

    Responder
  • luli disse:

    oi me ajudem….esta atrazada mais oumenos um mes….acontece que eu não sinto nada…tomei cha..de canela,cravo.é ate remedio de farmacia(acetolflux)para decer,,,,e ate agora nada …e não sinto nenhum sintoma,,,vou a um medico…oque deve ser….!

    Responder
  • Ellen disse:

    Olá gente!
    Minha menstruação está atrasada uns 20 dias e tive relações com meu namorado 1 vez nesse mês e ele não gozou dentro, porém estou com medo de estar grávida. Me indicaram tomar chá de cravo que a menstruação desceria, mas to com medo. Alguém sabe me dizer se esse chá funciona mesmo ou o que deveria fazer?
    Desde já obrigada!

    Responder
    • juliana disse:

      as vezes e normal a menstruçao atrazar…ficar preocupadas e pior,espere alguns dias e se nao descer procure um medico
      bjss

      Responder
  • adrieli disse:

    oi
    to muito preucupada minha mentruação ta atrasada, mas não estou gravida fiz o exame de gravides tem possibilidade do exame estar errado? e eu estar gravida!

    Responder
  • Marciele Meier disse:

    9 dias é normal.

    Responder
    • samarinha 3D disse:

      olá minha mestruação ta atrasada 7 dias, eu estou muito preocupada e minha barriga esta dua o q pode ser?

      Responder
  • cátia disse:

    Olá meninas!
    Decidi postar aqui o meu testemunho pois prometi a mim mesma que quando a minha situação se resolvesse viria aqui para ajudar outras meninas que estivessem a passar pela situação que eu passei.

    Pois bem, em fevereiro decidi deixar a pilula. Acabei a cartela e a menstruação veio, como seria normal. Depois não iniciei então mais nenhuma cartela e passado um mês, a menstruação não veio! Fiquei muito preocupada pois apesar de saber que tinha tido sexo seguro e que seria impossível estar grávida, o meu maior medo era o de poder estar grávida. Cheguei a fazer um teste de gravidez passadas duas semanas do atraso (deu negativo) e decidi ir ao médico.

    A médica passou-me uma ecografia vaginal endocavitária e um teste de gravidez à urina. Como seria de esperar o teste deu negativo (isto já com 1 mês de atraso – em abril) e na eco acusou uns pequenos quistos e um de maiores dimensões.
    Consultei a médica de família que me disse que não ia valorizar a eco uma vez que os folículos podiam ser confundidos com quistos e devido à evidência de um de maiores dimensões, disse-me que a ovulação estaria para se dar e disse-me que esperasse 3 semanas mais ou menos a 1 mês pela vinda da menstruação. Se então ainda não tivesse vindo pediu-me que lá voltasse para que me reencaminhasse para um ginecologista.

    Coincidência ou não, a menstruação veio 3 dias depois da ida ao médico (4 dias depois da eco). Que alívio! Concluíndo: o atraso deveu-se a uma desregulação hormonal por ter deixado de tomar a pílula!

    Meninas, não desesperem com atrasos menstruais! Se sabem que fizeram tudo certinho e foram responsáveis, é impossível estarem grávidas! Também fiquei muito em pânico e cheguei a tomar chá de canela (um hoooorror! E não resultou em nada) e a fazer testes de gravidez caseiros, tal era o meu medo… mas com esta experiência decidi postar para descansar outras pessoas porque muitos foram os tópicos que me descansaram a mim durante o mês de atraso da minha menstruação!
    Beijinhos e cuidem-se 😉

    Responder
    • vivi disse:

      Cátia que alívio ler isso! Assim como vc parei de tomar a pílula ela veio normalmente e como não iniciei ela não veio e pior, logo depois tive uma infecção e tive tomar antibiótico e nada dela vir…ainda veio mas ler isso me deixa mais tranquila pelo fato de ter feito tudo direito (tomar sempre no mesmo horario)….vou tentar me acalmar kkk

      Responder
  • JEISA disse:

    OI BOM DIA EU NAMORO A 3 ANOS NUNCA USAMOS CAMISINHA A MINHA MESTRUAÇãO ESTA INCONTROLAVEL EU PASSO ATE DOIS MESES SEM MESTRUA ….. E AGORA O QUE EU FASSO

    Responder
    • alexsandra disse:

      juliana ferreira e normal nao descer a 2 meses quando se esta no seu 1 ano apos esa validade e bon vc ir a un ginecologista ….

      Responder
  • Daiane disse:

    Oi bom dia minha menstruação veio no dia 19 de outubro e 19 de novembro e no dia 02 de dezembro meu esposo gozou dentro no meu ciclo mais fetil sera que eu posso estar gravida minha menstruação tem 15 dias hoje que não dese ser a que posso estar gravida minha menstruação é regular nunca atrasou mim ajuda quero tanto engravidar no dia 08 eu tive um sagramento bem escuro ficou 3 dias sangrando isto significa o que

    Responder

Deixe seu comentário