Menstruação atrasada, o que pode ser?

Saúde / Menstruação

Algumas coisas passam por nossa cabeça quando a menstruação atrasa. Se você possui uma vida sexual ativa, uma das possibilidades é a gravidez, primeiro pensamento que vem em nossa mente, por ser o mais óbvio. Porém, há alguns outros motivos para isso acontecer e nem sempre nos lembramos deles:

Adolescência

Durante a adolescência, principalmente nos primeiros anos em que ocorrem os ciclos menstruais, o atraso é bastante comum, ou até mesmo menstruar duas vezes em um mês, com ciclos mais curtos. Se for o caso, não é necessário ir imediatamente ao médico.

Cisto nos ovários

Quando sua menstruação atrasa ou se adianta, ou há um aumento ou diminuição no fluxo, é possível que a causa seja cisto nos ovários, que pode ser diagnosticada com uma visita ao médico e uma ecografia.

Estresse

Provavelmente todas as mulheres um dia na vida vão se preocupar com o atraso menstrual achando que estão grávidas. Caso essa não seja a melhor hora para uma gravidez, um dia de atraso já começa a causar uma leve tensão, que aumenta à medida que o atraso fica maior.

-> Chás para descer a menstruação

Porém, o que poucas sabem é que o estresse também é responsável por esse atraso, e quando você começa a se desesperar por uma possível gravidez, a tensão vai retardar mais ainda a menstruação.

Mudanças psicológicas

Alterações dessa ordem, como depressão, medo de algo ou diversas mudanças em sua rotina de vida acabam por alterar seu estado psicológico, levando também a um atraso ou antecipação da menstruação.

Doenças

Se você tiver alguma doença que afete os ovários ou útero, ela provavelmente irá afetar também seu ciclo menstrual. Anemias e outras disfunções do organismo também podem estar relacionadas a esse atraso.

Maus hábitos alimentares

Quando realizamos dietas muito radicais ou nos alimentamos de forma incorreta, sem ingerir alguns nutrientes indispensáveis à nossa saúde, estamos interferindo em outros processos que ocorrem em nosso corpo. Assim, a menstruação pode também sofrer as consequências.

De toda forma, a menos que a causa seja gravidez, que pode ser descoberta com um simples teste de farmácia, todos os outros problemas só serão detectados por um ginecologista, após a realização de exames. Por isso, o melhor a fazer quando notar um atraso significativo em sua menstruação é procurar um médico imediatamente.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Shutterstock

Confira também

# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Conheça os principais metódos contraceptivos
# [Guia Adolescente] – Posso estar grávida?
# [Guia Adolescente] – Gravidez na adolescência

Publicidade

103 comentários

  • Kamilla disse:

    Ola Dina Giraffa tem 56 dias de atraso,fiz 2 teste 1 positivo e outro negativo,com 9 dias fiz uma ultra nao deu pra ver o saco gestacional,tive sop mas ja saiu,porem minha M nao desceu ainda,sinto mtos enjoos,cabeca doendo… nao sei mas o que fazer….

    Responder
  • MAYA disse:

    Olá. Tenho um bebê de 5 meses, comecei tomar o anticoncepcional ela tinha 4 meses, não tinha fechado um mês ainda que estava tomando meu marido ejaculou dentro. Parei de tomar pra ver se minha menstruação descia, mas faz duas semanas e ainda não desceu…. posso estar grávida novamente?

    Responder
  • User disse:

    Minha namorada e eu teve relação rapida sem preservativo, por medo tirei antes de 30 segundos!! E nao ejaculei dentro… a menstruação dela ta atrasada 6 dias, fizemos o teste e deu negativo!! Oq pode ser? Por ser a primeira vez descontrolou tdo? Ou ela ta grávida?

    Responder
  • Luísa disse:

    Já faz três meses que eu picava injeção e parei tive relações sexuais sem protecção será que estou grávida e fiz teste de farmácia deu negativo

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Luísa, pelo tempo que já tem de atraso é melhor procurar um ginecologista para investigar. Beijos!

      Responder
  • Luísa disse:

    Olá estou com minha menstruação atrasada a três meses e fiz teste de farmácia deu negativo

    Responder

Deixe seu comentário