Como programar suas férias

Dicas

Não importa o destino: para suas férias não irem por água abaixo, é preciso planejamento, organização e pesquisas. Algumas coisas devem ser consideradas antes de se escolher o destino, então vamos às dicas!

– Quando?
As férias escolares acontecem 2 vezes ao ano, enquanto a da maioria das pessoas que trabalha acontece apenas uma vez. Portanto, o período escolhido para se viajar irá implicar também na escolha do destino. No hemisfério Sul, é inverno em Julho e no hemisfério Norte é verão, por exemplo.

– Pra onde ir?
Vai de gosto. Praia ou montanha, frio ou calor, exterior ou Brasil… Cada destino tem suas peculiaridades no clima e no preço, por exemplo. Viajar para lugares badalados numa época badalada vai sair bem mais caro. Países vizinhos do Brasil, como Argentina, estão em alta e vale a visita! Cruzeiros também são uma opção mais barata e divertida de viagem.

– Documentação
Se a viagem for internacional, verifique a documentação necessária para ir até o destino. Muitas vezes, além de ter o passaporte em mãos, é preciso colocar em ordem algumas vacinas. Portanto, planeje essas viagens com 1 ano de antecedência para evitar contratempos.

– Quem vai?
É uma viagem em família? Só com amigos? Ou apenas o casal? Dependendo do “público” que vai viajar com você, é preciso escolher um destino com cuidado. Leve em consideração o gosto pessoal de todo mundo e opte por um lugar que tente agradar gregos e troianos.

– E o dinheiro?
Aqui a coisa aperta. Pesquise em agências de viagens, aproveite promoções e compre passagens com antecedência, pois elas saem mais em conta.

– Informe-se!
Pergunte a amigos que já foram para o destino escolhido, leia sobre o local e suas atrações. Muitos guias de viagens oferecem várias informações como “onde comer” ou “onde se hospedar”. Com isso, você evita surpresas infelizes de última hora.

– Organize-se!
Dependendo do destino, é preciso providenciar certas coisas que vão para a mala, como roupas específicas, bolsinha de primeiros socorros, lanternas, barracas, protetor solar, chapéus, etc. Não deixe para comprar tudo isso de última hora! O jeito mais fácil de comprar tudo sem esquecer-se de nada é montar uma lista com tudo o que precisa ser feito ou comprado para a viagem.

Para uma viagem feliz e sem stress, a receita é: pessoas animadas+planejamento+bom-senso ao escolher o destino. Boa viagem!

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Como arrumar uma mala de viagem
# Programas a dois sem gastar muito
# Programas baratos para você cutir com seu amor
# Cuidados especiais com corpo no verão
# Como organizar a mala para viagem de Carnaval

Publicidade

Deixe seu comentário