Como manter um casamento longo e feliz

Relacionamento

Como manter um casamento longo e feliz

Antigamente era mais fácil. Os tempos eram outros. Isso não significa que fosse fácil manter um casamento. Se seus avós são casados há 50 anos, pode perguntar pra eles o que os manteve juntos tanto tempo. E eles responderão: cumplicidade e amizade. Além do amor, claro.

Apesar de não existir uma fórmula mágica, existem algumas “regras” que ajudam vocês a chegarem nas Bodas de Ouro.

Esforço

Relacionar-se não é fácil, então persista. Quando vocês dedicam tempo um ao outro, acabam ficando mais fácil resolver os conflitos com calma e compreensão. Então, invista em você, no outro, e não deixe o relacionamento cair na rotina.

Resolva-se antes de resolver o outro

Muitas vezes, os conflitos surgem porque vemos nossos próprios defeitos no outro e tentamos muda-lo ao invés de mudarmos a nós mesmos. Antes de chegarem nesse ponto, descubram seus piores defeitos e trabalhem neles.

Dê valor

Aprecie os pontos positivos do seu parceiro e dê valor à pessoa que está ao seu lado. Se você só repara no outro quando ele comete algum erro, comece a prestar atenção quando ele se esforça para acertar.

Sexo

A rotina, o trabalho, o stress, os filhos, a idade, a insatisfação com o corpo…Tudo isso detona a vida sexual do casal. Empenhe-se em reverter o quadro e manter o tesão mesmo depois de anos de casado. Inove com brinquedos eróticos, lingeries. Praticar algum esporte ajuda não só a manter a boa-forma, mas na liberação de hormônios que “ligam” tudo!

Esteja junto, mas tenha vida própria!

Futebol com amigos, shopping com amigas…Não importa o programa: é essencial manter não só a individualidade, mas aquele tempinho para cultivar aquilo que você mais gosta de fazer. O parceiro não precisa estar junto em tudo o que você faz.

Seja tolerante

Não adianta casar achando que o parceiro vai mudar. Os comportamentos que ele tem durante o namoro continuarão mesmo depois de casados. É difícil, mas aceitar o outro como ele é pode ser a diferença entre 1 ou 50 anos de casados. Claro que às vezes certos hábitos irão te irritar, mas releve! Momentos ruins não devem superar os bons.

Depois de casados, não vale ficar voltando pra casa da mãe toda vez que vocês tiverem alguma discussão. Casar é sinal de amadurecimento e não é brincadeira de Barbie. Amor, respeito, carinho, amizade e diálogo são o que movem um casamento e que tentam garantir o “felizes para sempre”.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Foto: Shutterstock

Confira também

# Não deixe seu relacionamento esfriar
# Dicas para ter um relacionamento duradouro
# Meu namorado me largou. O que fazer?
# O relacionamento acabou, de quem é a culpa?
# Os cinco erros mais comuns no relacionamento

Publicidade

6 comentários

  • lydya disse:

    Acho q o casamento e uma coisa muito importante pois nó seres humanos tem que da valor , com o respeito , carinho , confiança, etc

    Responder
  • samara disse:

    Preciso de ajuda !eu gosto dele acho que ele gosta de mim so que na hora do sexo ,nao acontece cada um vira pro seu lado da cama e dorme ..sera por causa do filho ou sera que agente nao se ama mais ?
    eu nao tenho intençao de trai-lo mas tambem nao tenho desejo sexual por ele .tenho vontade de faze sexo so que nao com ele

    Responder
    • Luiz disse:

      Primeiramente você tem que querer ficar no casamento. Não adianta reclamar das coisas, da falta de apetite sexual, se não faz nada pra mudar, não tem jeito. Acho que um bom começo, é procurar uma terapia de casal.

      Responder
  • samara disse:

    Gostei do blogg ,me encontrei em muitas situaçoes sitadas acima!!!
    Preciso de ajuda para salvar meu casamento

    Responder
  • samara disse:

    Meu casamento esta acabando,tive um filho recente e meu marido tem nao mas atraçao sexual por mim é o pior que eu tambem nao tenho vontade de fazer sexo .Ele dis que me ama agente se da bem so que nos nao temos clima para fazer sexo

    Responder
  • nathaly pedroso disse:

    Bah gostei muito desse blog! Sou casada e acho que todas essas dicas acrescentam muito.
    Parabéns!

    Responder

Deixe seu comentário