Como escolher a árvore de Natal

Natal

Essa é a época do ano em que começamos a preparar nossa casa para a chegada do Natal, com arranjos de porta, enfeites pela casa toda, luzes na fachada e a tão tradicional árvore de Natal.

Como escolher a árvore de Natal

Se você tem pouca experiência em toda essa preparação, pode ter certa dificuldade na hora de decidir qual o tamanho e material certos para que a árvore fique bem instalada em sua casa. Para não errar na escolha, você deve seguir alguns passos:

Escolha do material

A primeira coisa a ser definida é se a árvore será natural ou artificial. A árvore natural tem dois pontos negativos: ela pode secar antes do Natal, já que tem um prazo de validade médio de 30 dias, ou então provocar alergia em alguém da família, devido ao aroma das folhas ou pela madeira. Para comprar uma árvore que tenha boa durabilidade, escolha aquelas sem galhos secos na base.

Se não quiser arriscar, opte pela árvore artificial, que com certeza também conseguirá obter um efeito bonito após sua montagem, além de suportar enfeites mais pesados.

Altura ideal

Para não correr o risco de comprar uma árvore mais alta do que o teto da sua casa, é bom medir a altura do local em que ela irá ficar. O ideal é manter uma distância de no mínimo dois palmos do teto. Como os pinheiros tradicionais têm três metros de altura – medida que poucas salas comportam – você pode comprar um menor, com 1,5 metros de altura.  Leve em conta que a árvore ficará montada por pelo menos um mês, então tome cuidado para comprar uma que não atrapalhe a movimentação no ambiente.

Caso você tenha um espaço muito pequeno, o ideal são as árvores menores, até mesmo aquelas que são colocadas em cima da mesa ou em alguma mesinha central ou de canto.

Cores da árvore

Se você vai comprar uma árvore natural, a escolha é uma só: verde. O que muda um pouco nesse caso é a tonalidade, como por exemplo, a espécie tuia, que pode ser verde-clara ou verde-escura.

As árvores sintéticas têm mais opções de cores. As mais tradicionais são verdes, réplicas daquelas naturais, mas há também a branca, que dá um ar bastante charmoso ao ambiente, com enfeites dourados e prateados, além de luzes de uma só cor. Outras cores disponíveis são dourado, rosa e, até mesmo, preto.

Enfeites

Os enfeites são um caso à parte e, provavelmente, a etapa mais divertida, porque toda a família pode participar da montagem. Para árvores naturais, procure aqueles mais leves, para não estragar os galhos. As árvores artificiais aguentam um peso maior, e nesse caso é só escolher aqueles que mais combinam e agradam à sua família.

Os pisca-piscas indicados são aqueles feitos de LED, que não esquentam muito e, em árvores naturais, impedem que o calor prejudique a planta.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Como organizar a noite de Natal
# Dicas de presentes para o amigo secreto
# Sugestões de presentes para o Natal

Publicidade

1 comentário

Deixe seu comentário