Não consigo engravidar. E agora?

Gravidez

Engravidar

(Antes de mais nada, é preciso deixar claro que nenhum texto na internet substitui uma consulta com o seu médico)

A infertilidade feminina é mais comum do que parece, e várias podem ser as causas. Dentre elas, podemos citar: problemas ovulatórios, obstruções na trompa, doenças uterinas, infecções no colo do útero e fatores imunológicos. Mas o diagnóstico só pode (e deve) ser feito com um médico especializado em reprodução humana.

No entanto, não se apavore! A ciência avançou muito no campo da inseminação artificial, e as chances de ser mãe estão cada vez maiores. É importante, no entanto, que nem assim algumas mulheres engravidam.

O processo pode ser caro: de R$2,000 a R$5,000. Pelo alto valor, é normal que os médicos utilizem vários espermatozóides, aumentando assim a chance não só da mulher engravidar, como também de gerar filhos gêmeos.

É importante acalmar o psicológico, que pode piorar tudo. Tentar achar um culpado pela sua infertilidade é inútil. O organismo de cada mulher é único, então não tente fazer seu diagnóstico baseado na sua amiga da vizinha.

O casal, mais do que nunca, deve permanecer junto. É normal que vocês se sintam frustrados, mas é a hora de apoiarem-se e darem forças reciprocamente. Tentem levar uma vida normal e sem stress.

Algumas mulheres chegam a buscar ajuda psicológica pra enfrentar o problema, mas aí depende de você. Ter alguém pra conversar pode ajudar a ficar mais calma e menos ansiosa. Muitas vezes, a sua relação de marido e mulher pode até ficar mais forte, já que vocês estarão passando por uma situação nada fácil.

Em todo caso, procure por bons profissionais. A escolha de um médico e/ou uma clínica de fertilização pode fazer a diferença. Converse com familiares, amigos, e não hesite em buscar o maior número de informações que você puder.

Muitos médicos parecem intimidar suas pacientes, fazendo com que você fique com vergonha de tirar suas dúvidas. No entanto, é importante listar todas as perguntas que você tem sobre o assunto, e isso inclui as possíveis causas e opções de tratamento.

Aqui estão os links de alguns sites que falam mais profundamente sobre o assunto, e que podem tirar suas dúvidas:

– [Portal Terra] – Confira 13 mitos e verdades sobre infertilidade feminina
– [Clínica de Fertilidade] – A diferença entre inseminação artificial e fertilização assistida
– [Infertilidade e Tratamentos] – Quando se é fértil ou infértil?
– [Fertilidade Feminina] – Conheça os fatores que podem interferir e retardar uma Gravidez

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Cuidados na gravidez
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Primeiros sintomas de gravidez
# Conheça os principais metódos contraceptivos
# [Guia Adolescente] – Posso estar grávida?
# [Guia Adolescente] – Gravidez na adolescência

Publicidade

2 comentários

  • Joelle Ferreira Barboza Silva disse:

    Não tomo mais pílula anticoncepcional e não consigo engravidar o que eu faço?

    Responder
  • Eliane disse:

    Eu quero engravidar mais nao consigo o que eu faço sera que tem algum remedio pra poder engravidar o que eu osso fazer

    Responder

Deixe seu comentário