Como conviver com sua sogra

Comportamento

Inúmeras são as histórias e até mesmo as piadas que ouvimos sobre sogras desde quando somos pequenos. E, talvez influenciadas por todo esse histórico de confusões com a mãe do homem amado, muitas vezes tememos o primeiro encontro com ela.

De todo esse conteúdo adquirido ao longo de nossa vida, uma coisa é certa: há mulheres que sofrem muito com suas sogras e, se resolverem se casar com o filho da senhora em questão, correm o risco de passar o resto da vida tendo que conviver com alguém que não consegue entender que aquele bebê virou um homem, saiu da barra da sua saia e não precisa mais de seus cuidados e mimos.

Por outro lado, há também aquelas sogras que, de tanto agradar, acabam exagerando e se tornando inconvenientes. Entram aí aquelas que querem educar os netos, mantê-los sempre por perto e até mesmo assumir alguns papéis designados à mãe e não à avó.

Mas os casos mais comuns são aqueles em que as sogras, por qualquer motivo que seja, implicam com as noras e travam batalhas na busca de conseguir mais atenção do filho. Elas também podem viver tomando partido em qualquer problema do casal, por menor que seja, e acabar tornando isso bem maior, chegando às vezes a uma separação.

Para conviver bem com pessoas desse tipo, você deve primeiro aceitá-la da forma como ela é. Todas as pessoas têm sua personalidade bem moldada e não a mudarão por sua nora, por mais importante que esta pessoa seja para seu filho.

Aceite também que durante muito tempo ela foi a única mulher especial na vida do filho e procure tratá-la como tal. Nada de ficar bajulando, pois as sogras percebem esse tipo de atitude. Você deve sinceramente compreender que há espaço para as duas na vida dele, por mais que ela insista em falar que não. Com essa atitude madura, ela com certeza passará a respeitá-la e com o tempo, também vai entender que uma mãe é insubstituível.

Como tudo que ela quer, provavelmente, é proteger o filho, você deve mostrar que o ama e está aberta a fazer parte da família. Para isso, pense na possibilidade de ser amiga de sua sogra. Sair juntas de vez em quando e passarem a se conhecer melhor é uma ótima chance para ela ver que você merece o amor do homem que ela trouxe ao mundo.

Aproveite também para estreitar os laços entre as duas famílias. Até as mais diferentes famílias podem acabar convivendo em harmonia e mais que isso, se tornarem amigas.

Aliás, esta diferença é talvez o ponto alto da questão. Quando você percebe que são de mundos ou culturas diferentes e não só demonstra boa vontade quanto a isso, mas também não julga ou tenta sempre mostrar o seu ponto de vista, torna-se uma daquelas noras que as mães sempre sonham para seus filhos.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Dicas de como conquistar a sogra
# Como agir quando ele tem um filho
# Qual o momento certo para se ter um filho?
# Mulheres que ganham mais que os homens
# Você gosta dele, mais ele não quer nada sério
# É válido continuar num casamento pelos filhos?

Publicidade

1 comentário

Deixe seu comentário