Por que temos tanto medo da solidão?

Comportamento

Por que temos tanto medo da solidão

A realidade é que o ser humano não nasceu para viver sozinho. Desde que fomos criados, viemos ao mundo para viver agrupados em tribos, hoje sociedades.

Assim como no reino animal, a tendência é unir-nos ao sexo oposto para formarmos casais que procriarão para preservar a espécie e tudo o mais.

Nenhuma novidade até então, só que o fato de termos companhias não quer dizer, necessariamente que não temos ou teremos muitos momentos de solidão em nossas vidas.

A solidão é um sentimento profundo e angustiante e ninguém está livre de vivê-lo, mesmo rodeado de pessoas.

Muitas vezes passamos por períodos de solidão com pessoas que amamos ao nosso lado. Aí surge a depressão, decorrente dessa, e é impossível tentar entender o fato em si, como ele se processa: sentimos e pronto.

Em alguns casos pode ser genético e, nascemos predispostos a esse problema, que é quando necessitamos de ajuda médica.

Mas retornando ao tema “solidão” simplesmente, grande número de pessoas acaba se envolvendo em relacionamentos nada a ver por conta desse medo apavorante de ficar sozinho(a).

Buscam companhia que não possui nada em comum com elas e acabam frustrando-se ou fracassando nos relacionamentos quando insistem em levá-los adiante só pelo fato de ter alguém ao seu lado, compartilhando seu dia a dia.

A vida para quem age dessa forma nunca apresentará muitos fatores nem momentos positivos, de felicidade ou prazer duradouro: estará sempre faltando algo para completar-lhe, o que é um erro, pois devemos entrar inteiros numa relação. Muito complicado esperar que um complete o outro. Temos que ser completos por nós mesmos e somarmos sempre numa união, só assim podemos dizer que nos realizamos na vida.

Temos que ir à luta, sempre, por aquilo que queremos e idealizamos, mas não devemos deixar que a emoção supere a razão a ponto de não percebermos com quem poderá dar certo ou não relacionarmos. Precisamos estar sempre atentos ao nosso código de valores para não correr o risco de vivermos numa quase contínua solidão por nos entregarmos a pessoas totalmente incompatíveis a nós só pra não ficarmos sozinhos.

Essa será a solidão mais complicada e doída que experimentaremos, pois o vazio é bem maior do que aquele de quando não vemos e não temos ninguém ao nosso lado.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Traição virtual como descobrir?
# Que tipo de namorado é o seu?
# Não seja uma namorada pegajosa!
# Será que ele me ama do jeito que sou?
# Dicas para um relacionamento duradouro
# Solidão ou conviver com uma relação fracassada?

Publicidade

2 comentários

  • rodrigo disse:

    muito bem colocado. solidão pode ser bem melhor explicado pelo fato de nao estarmos bem com nós mesmo do que estar somente sozinho fisicamente. podemos ter várias pessoas ao nosso redor e mesmo assim nos sentimos incompletos. temos que estar primeiramente equilibrados emocionalmente e feliz com nós mesmos e só assim os relacionamentos verdadeiros e duradouros, consequentemente vao aparecer.

    Responder
  • fatima disse:

    o ser humano nasceu para viver em sociedade, para compartilhar idéias, atitudes. E é tão bom saber que temos alguém em comum para compartilhar tudo isso, nas noites frias, nos dias difíceis, nas tristezas e nas alegrias também…nós não estamos aqui para caminharmos sozinhos ….

    Responder

Deixe seu comentário