Qual o momento certo para se ter um filho?

Comportamento

gravidez

Poderíamos dizer que não existe momento certo ou errado para nada, e que as coisas acontecem quando tem que acontecer, mas não é bem por aí que teremos resultados satisfatórios.

No caso da maternidade, temos que analisar uma série de fatores:

– Primeiro: é isso que eu quero pra mim agora, nesse momento?

– Segundo: mesmo que seja, estou preparada para isso? E, veja bem, esse “preparada” envolve uma série de questões: emocionais, psicológicas, financeiras e, acima de tudo,responsabilidade.

– Terceiro: até que ponto eu teria condições de criar esse filho? Sim, porque o que mais vemos hoje em dia, são crianças criadas e cuidadas pelos avós. Isso não parece algo muito satisfatório e acaba sempre trazendo complicações de todos os lados. Filho é para ser criado e educado pelos pais.

– Quarto: dependendo do momento, o jovem casal, na maioria das vezes ainda mora com os pais, ou seja, são dependentes dos mesmos. Aí a coisa complica mais.

Poderíamos enumerar muitos outros fatores, mas a lista seria quase que interminável. Isso sem contar com a gravidez totalmente inesperada, onde a garota engravida de um cara com quem não tem nem ao menos vínculo de namoro. Mas não vamos ao extremo; vamos permanecer na realidade “normal” que já é muito complicada.

Para se ter um filho, o ideal mesmo é programá-lo. Meios de evitar tem aos montes, basta procurar orientação. Ninguém hoje é tão ingênuo a ponto de não saber como fazer.

Cabe aos pais porém, a orientação básica a dar para os filhos, sejam eles homens ou mulheres. A responsabilidade é grande, sem contar com o problema de pensão que também não deve ser esquecido. Filho é sempre filho e a lei está aí para ser cumprida. Não há como omitir-se de uma paternidade.

A adolescência sempre foi uma fase difícil na vida de todos e continuará sendo. O jovem tem que sentir-se amparado e, ao mesmo tempo ser cobrado de suas responsabilidades.

Caso isso não proceda dessa forma, não teremos mais dignidade nem homens nos quais possamos confiar a continuação de nossa espécie.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Mulheres que ganham mais que os homens
# Dicas de como conquistar a sogra
# Como agir quando ele tem um filho
# É válido continuar num casamento pelos filhos?
# Como agir quando seu parceiro tem ciúmes dos seus filhos?

Publicidade

1 comentário

  • Elson Joel disse:

    n consigo ter filho, quero ter.

    Responder

Deixe seu comentário