Dicas para entrevistas ou dinâmica de emprego

Mercado de Trabalho

Entrevista de emprego

Não quero de jeito nenhum enganar o leitor. Então, vamos esclarecer que “se sair bem” em uma entrevista não significa conseguir o emprego. Se sair bem significa ser notado pelo avaliador sem ser inoportuno; significa ser pró-ativo, mas não inconveniente; significa mostrar um pouco de suas reais capacidades e habilidades, mas sem inventar um perfil que você não tem. Se em cada processo seletivo você puder mostrar quem você é e as qualidades que tem como profissional e também como ser humano, você já está se saindo bem.

Talvez isso não lhe garanta o emprego que você queria, talvez isso não lhe garanta arrumar emprego logo, mas isso vai garantir que, no momento em que você for contratado, uma empresa que lhe interessa (foi por isso que você se candidatou, não?) está sinalizando que você, da forma como você demonstrou ser, interessa também a ela.

A entrevista ou dinâmica em si, também é uma boa oportunidade de você avaliar se é isso mesmo que você quer. Fora essa ideia primordial de procurar ser autenticamente você mesmo, seguem dicas para realçar o que você tem de melhor:

– Nada de atrasos

Prepare-se para chegar com 15 minutos de antecedência. Não há nada mais estressante do que chegar em cima da hora para um compromisso importante. Chegando antes, tente se manter e se mostrar paciente, lendo uma revista ou um mural de informações da empresa. Apenas tome cuidado com que tipo de leitura que vai escolher.

– Vestir-se com inteligência

Esse é o resumo básico do que se pode vestir para uma entrevista de emprego. Você pode ter o seu estilo próprio, mas dentro desse mesmo estilo devem existir roupas apropriadas para trabalhar. A roupa escolhida tem que lhe deixar confortável durante a entrevista e, ao mesmo tempo, dar a impressão que você se importa com a sua boa imagem.

– Não falar demais, não se abster e não dar respostas vagas

Em dinâmicas de grupo, quase sempre tem alguém inconveniente que acha que tem que aparecer mais do que os outros. Isso é um erro. Mas também o avaliador não tem como julgar como apto à vaga alguém que não se manifestou em nenhum momento. Em entrevistas de emprego, também é preciso tomar cuidado com respostas vagas.

– Não fale mal da empresa onde já trabalhou

Esta é outra categoria do item “falar demais”. Quem fala mal dá uma má impressão ao entrevistador. Se for preciso, é preferível falar em dificuldades e incompatibilidade do seu perfil perante o que a empresa anterior propunha.

– Nem falsa modéstia, nem arrogância

O seu entrevistador quer saber por que você é a pessoa certa para o cargo. Procure não pecar em nenhum dos extremos.

– Esteja informado

Muitas dinâmicas ainda hoje exigem que o candidato esteja informado de temas atuais, que serão debatidos. Mas entre todos os temas, o mais interessante para o entrevistador é que você tenha uma boa ideia sobre a empresa a que se candidatou. Procure informar-se sobre suas atividades, sua finalidade, sua missão. Isso tudo, inclusive, o ajudará a saber quais pontos você tem em comum com o perfil de empresa.

Por Érica Marina
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Você sonha com um emprego público?
# Entrando no mercado de trabalho
# Preparação pessoal para uma entrevista

Publicidade

Deixe seu comentário