O que fazer quando você decide continuar amiga do seu ex

Relacionamento

ex namorado

Você e seu namorado terminam o relacionamento e surge a dúvida em sua cabeça: continuar conversando com ele ou cortar de vez a relação?

Se por algum motivo você escolher a primeira opção, é preciso ter em mente que vai ser mais difícil superar a separação e você pode acabar passando por situações que poderiam ser facilmente evitadas.

Em primeiro lugar, só vale a pena ser amiga do seu ex caso aa amizade dele tenha muita importância para você. Nesse caso, dê um tempo de pelo menos algumas semanas para que toda conversa entre os dois não acabe caindo sempre no fracasso do relacionamento.

Se ele foi quem resolveu terminar, você provavelmente ainda terá sentimentos por ele e é válido dizer que você precisa ter certeza de que o importante é a amizade e não uma esperança de vocês voltarem caso continuem amigos. Os casos em que isso acontece são raros e é sempre melhor não considerar que a exceção pode ser você.

Lembre também que conversar com o ex pode implicar em assuntos sobre outras pretendentes e, a menos que você não sinta ciúme algum, por mais que tente não ser possessiva, uma hora vai bater aquela dorzinha por ele estar saindo com outra. Pior ainda se você e ele saírem juntos, pois a possibilidade de vê-lo paquerar e ficar com outra menina é alta e nessas horas até a mulher mais controlada pode perder a linha e protagonizar uma cena de ciúme pública.

O mais indicado é mesmo respeitar o tempo de luto pelo fim do namoro. Por mais que o relacionamento tenha acabado por vontade de uma das partes ou mesmo em comum acordo, ambos irão passar por essa fase de se acostumar sem o porto seguro que o namoro proporciona e muitas vezes sofrer pelo fim, mesmo sabendo que foi o mais certo a ser feito.

Se você e seu ex querem ser amigos mesmo com a separação, é bom que as mágoas fiquem para trás e os dois mantenham o respeito. Você vai precisar ter em mente que ele já não lhe deve satisfações da vida e não pode exigir nada dele que ultrapasse o limite da amizade.

Com o tempo, o que vocês sentiam um pelo outro pode diminuir e depois acabar. A partir desse momento, a amizade vai passar a ser algo ainda mais natural e vocês podem se tornar verdadeiros amigos, inclusive se apoiando em todas as decisões, aconselhando quando for preciso e, por que não, consolando quando algum relacionamento der errado.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Quando uma relação chega ao fim
# Sites de relacionamentos: funcionam?
# Como lidar com um namorado ciumento?
# Coisas que todas as mulheres deveriam saber
# Seis tipos de mulheres que os homens detestam
# Já não fazem mais namorados como antigamente

Publicidade

21 comentários

  • Valsousa disse:

    Bom eu namorei uma garota ah 11 estávamos tao feliz ate que um dia ela decidiu seguir a religião dela e resolveu terminamos a nossa relação… Nossa pra ta sendo muito difícil agente ficou sem se fala só três dias só que não aguentei e mandei msg pra pedindo pra ela pelo menos aceitar a minha amizade pq não conguia ficar sem falar com ela ai ela aceitou de boa… Só isso me doi quando ligo pra ela q ela ta falando com alguem não posso falar nada pq não somos mais nada fico triste demais…

    Responder
  • joelma vicente dos santos disse:

    é muito complicado , eu opto sempre por me afastar , pq sei que mais cedo ou mais tarde irei ver coisas q irão doer … então se afastar ainda continua sendo a melhor opção , ja que o que os olhos não veem o coração não sente

    Responder
  • disse:

    Sou homem, tenho uma amiga de muitos anos. e por anos fomos simplesmente amigos, tudo sem segundas intenções, o tempo passou e acabamos nos gostando e começamos a namorar. A uns dias atras nós chegamos a decisão q devido a uns problemas com a faculdade e de o nosso horário nunca “bater”, decidimos q o melhor seria terminar até para evitar q nossa amizade acabasse junto com o namoro devido a discussões futuras. E decidimos continuar amigos como sempre foi, confesso q fiquei um tempo tentando me acostumar e sem saber oq fazer pois eu não sabia como iria funcionar isso, não sei como puxar assunto como antes quando a gente era amigo…..enfim essas coisas . Ler esse texto me confortou um pouco e me deu uma direção de como essa amizade pode dar certo ainda, não queria perder essa amizade, é um pessoa muito bacana e q eu admiro muito

    obrigado

    Responder
  • Agatha disse:

    Eu e minha ex terminamos já faz um ano porque era meu primeiro namoro e eu era imatura demais pra entender onde eu estava, ou seja, eu era uma namorada fiel porém insuficiente. Nunca conseguimos nos afastar de fato, o máximo que ficamos sem nos falar foi duas semanas. Nesse tempo todo estamos sempre ficando, nos trocando declarações de carinho, demonstrando ciúme e brigando muito é claro. Nunca fiquei com mais ninguém desde que conheci ela e ela até onde eu sei só ficou com uma outra pessoa que por sinal me magoou muito. Nesses últimos meses fiz de tudo pra que voltássemos de fato a namorar: assumi minha condição sexual a minha família e moldei minha vida pra que eu pudesse dar muito mais atenção a ela. Só que ela não quer mais isso, ela não quer deixar nossa amizade e nem deixar de ficar comigo, mas não quer nenhum compromisso. Ela diz que já comeu demais nas minhas mãos e que eu fui dar valor muito tarde pra ela, e também porque ela vai embora pra longe no final deste ano e acha que um relacionamento à distância é a maior furada. Estou sofrendo muito, choro todo dia, estou com insônia e falta de apetite e imagino que ela também sofra muito. Não consigo aceitar que nunca conseguiremos nos acertar e não queremos parar de nos falar porque fazemos muito parte uma da vida da outra, ela é a pessoa mais próxima que tenho. Parece que entrei em um beco sem saída.

    Responder
    • tay disse:

      Incrivel como sua situação é parecida com a minha. Terminei um relacionamento de três anos e ainda tenho contato com minha ex. Tá sendo difícil ser só amiga, mas no momento é o melhor a ser feito. Estavamos com dificuldades devido a minha relação familiar complicada, mas de um tempo pra cá estava decidida a lutar por ela, mas ela cansou de esperar minha relação com minha família. Engraçado, ne?! Não sei o que nos espera daqui pra frente, mas estamos nos dando. Diminuimos o fluxo de contato para tambem não ser tão dificil o novo costume como amigas.

      Responder
      • Agatha disse:

        É difícil quando as duas pessoas ainda se gostam muito mas não conseguem se acertar né? Eu não sei o que pensar. O que faz a gente não dar certo? Às vezes acho que tem muito a ver com eu ser imatura e ela decidida demais. E é ruim demais quando chega ao ponto da pessoa cansar de você, me sinto muito insuficiente.

        Responder
  • Velasquez disse:

    Terminei com minha ex a pouco mais de 3 semanas, no inicio foi muito complicado, pois foram 5 anos e nos víamos praticamente todos os dias e dormíamos juntos. Ela terminou comigo e disse que não acreditava mais nesse relacionamento. tentei correr atrás, mas ela disse que estava decidida, então tentei deixa-lá em paz. Passaram alguns dias ela me procurou chorando, dizendo que me amava e estava com saudades, ficamos nesse dia. Outras vezes isso aconteceu. Da última vez, eu disse que não queria mais continuar nisso, pois ela só quer me ver, diz que me ama, sentes saudades, da pra ver nos olhos dela o quanto ela me quer, mas ela diz que não tem volta. Depois que eu falei que não queria mais, ela chorou, ficou mal, e no outro dia voltou a me procurar… sei nem o que faço, tá tenso. Ela não quer voltar, mas não quer sair de perto. E eu a amo demais pra aguentar isso. Claro é muito bom, eu adoro estar com ela, mas depois que ela vai embora eu fico triste. Já estava até melhor, tinha me conformado, mas toda vez que ela vem atrás é como se as esperanças voltassem também.

    Responder
    • Rodrigo disse:

      Estou passando por isso recentimente…
      e eu acho que oque devo fazer é acabar de vez!

      Responder

Deixe seu comentário