Hepatite: fique por dentro!

Saúde

Hepatite

Hepatite é a inflamação do fígado causada principalmente por vírus. Outras causas envolvem o álcool, certos tipos de medicamentos e bactérias.

Muitas pessoas são portadores da hepatite e só irão descobrir por acaso anos mais tarde quando a doença já estará em um estágio avançado.

Os principais tipos de hepatite são:

– Hepatite A 

transmitida por via oro-fecal através de alimentos contaminados e de objetos contaminados com secreções contendo o vírus. Por vezes é uma infecção leve que dura cerca de 1 mês. Temos disponível vacina para hepatite A.

– Hepatite B 

transmitida principalmente através de relação sexual sendo considerada uma DST. Transfusão sanguínea, objetos cortantes contaminados com sangue também são meios de transmissão. Uma vez infectado, o vírus ataca o fígado causando inflamação.

-> O tratamento não trás a cura definitiva e quanto mais cedo se inicia, menores são as chances de desenvolver complicações como cirrose, câncer de fígado e por fim, a morte.

Temos disponível a vacina contra Hepatite B que é disponibilizada a população na faixa etária de 0 aos 24 anos e aos profissionais da área da saúde e manicures.

– Hepatite C 

Transmitida, principalmente, através do sangue contaminado (transfusão). É silenciosa e crônica, age de forma lenta no fígado e trás conseqüências a longo prazo como cirrose e câncer de fígado.

Hoje, a hepatite C é a principal causa de câncer de fígado. Não há vacina disponível. A descoberta precoce da doença e o imediato início do tratamento reduzem as complicações posteriores.

Por Anna Carolina Linhares
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Dicas de como manter o intestino saudável
# Como prevenir infecção urinária
# Coceira vaginal: entenda os motivos
# DST’s: como evitar 7 doenças sexualmente transmissíveis

Publicidade

Deixe seu comentário