Confira alguns mitos sobre a gravidez

Gravidez

Gravidez

Desde pequenos, sempre ouvimos das nossas mães e avós aquelas famosas historinhas de que fazer isso faz mal, comer isso não pode, e blá blá blá. A gravidez até hoje envolve vários destes mitos que são passados por gerações.

Hoje iremos desmistificar 6 histórias que com certeza você já ouviu, aproveitem…

– Barriga pontuda é menino, barriga redonda é menina

Essa é clássica, RS! Até os dias de hoje não temos nada comprovado cientificamente a respeito deste assunto. A melhor forma de saber o sexo do bebê é sem dúvidas através do exame chamado Ultrassonografia.

– É preciso beber bastante cerveja preta e comer canjica para a gestante ter bastante leite

Mamães e futuras mamães, a produção do leite materno não tem relação com nenhuma bebida ou comida em especial. O processo de produção do leite materno começa na gestação através de estímulos hormonais.

Mas, é quando o bebê nasce que realmente o organismo começa a produzir o leite graças a hormônio: prolactina. Outra coisa que faz a diferença é a sucção do bebê. O fato do bebê “mamar” é um estímulo para que o organismo continue produzindo leite. Só pra lembrar, não pode tomar bebida alcoólica na gravidez.

– O leite não está sustentando o bebê

Isso é outro mito, o leite materno possui todos os nutrientes que o bebê irá precisar para se desenvolver saudável até os seis meses. O leite também possui anticorpos que irão protegê-lo nos primeiros meses.

Outra coisa importante é que o sistema digestivo do bebê não está totalmente pronto para receber certos tipos de alimentos, isso causa dores abdominais, cólicas, gases , intolerâncias alimentares como no caso da Lactose.

– Grávidas não podem ter contato com animais domésticos

Grávidas podem ter animais de estimação sem nenhum problema porém, quando o animalzinho for um gato, o cuidado tem que ser redobrado em virtude da doença chamada Toxoplasmose que é transmitida pelas fezes dos bichanos.

O indicado é não ter contato com as fezes. Peça outra pessoa para fazer a limpeza, em ultimo caso, use luvas descartáveis para tal tarefa.

– Grávidas não podem ter relações sexuais

Podem sim, sem problemas quando a gestação for saudável. Só é contra-indicado na presença de algum problema. Neste caso é muito importante seguir as orientações do seu médico.

– Grávidas precisam comer por dois

Não acreditem nisso, RS! Essa história de comer por dois pode trazer riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. O ideal é que a mãe engorde de 8 a 12 kg na gestação.

Lembrando que a alimentação tem que ser saudável durante esta fase evitando o consume de gorduras e reduzir o uso de sal, açúcar e carboidratos.

Por Anna Carolina Linhares
Redação Dona Giraffa
Foto: Divulgação

Confira também

# Primeiros sintomas de gravidez
# Informações sobre a pílula do dia seguinte
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Anticoncepcional engorda? Mitos, verdades e recomendações

Publicidade

4 comentários

  • Jakeline disse:

    O do leite é verdade, minha irmã hje com 17 anos, chorava muito com fome, mesmo minha mãe a amamentando a cada 2 ou três horas,a pedriatra mandou minha mãe dar leite ninho integral pra minha irmã, que na epoca tinha 2 meses, minha mãe agradeçe até hje a médica!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Jakeline,

      É uma pena que tenhamos muitos profissionais médicos que não incentivam e não dão informações a cerca da amamentação. Muitos não apóiam como foi o caso da sua mãe. É uma pena, porque o leite materno é um alimento completo. São inúmeras as dificuldades que a mãe enfrenta por não ter conhecimento, a amamentação precisa ser aprendida e infelizmente faltam profissionais habilitados para passar tal conhecimento.

      Responder
  • Tamara disse:

    Garotas, a toxoplasmose não é transmitida só pelas fezes dos gatinhos, pode estar também nos legumes, frutas e vegetais mal lavados, assim como nas embalagens dos produtos que ficam expostos nos depósitos dos supermercados, etc…

    Já vi muita gente jogar seus gatinhos fora por causa desse mal entendido, atenção hein!

    Responder
  • Lulu disse:

    Nunca acreditei nesses mitos.Em minhas duas gestações vivi momentos únicos, onde pude realmente entender que ser mãe é uma dádiva, é um momento que nunca passará – que marcará para sempre as nossas vidas.

    Responder

Deixe seu comentário