DST’s: Doenças sexualmente transmissíveis

Prevenção de doenças

As DST´sDoenças Sexualmente Transmissíveis – são patologias infecciosas, geralmente transmitidas pelo ato sexual sem proteção. Com o avanço da ciência, a maioria pode ser tratada e curada se for diagnosticada no inicio. Mas o ideal é sempre a prevenção com o uso de preservativos (camisinhas) durante o sexo, inclusive anal e oral. Conheça algumas das principais DST´s:

• Sífilis

Doença infecciosa causada por bactéria. Contraída pelo ato sexual sem prevenção ou, em alguns casos, da mãe para o feto (sífilis congênita). Podendo evoluir para três estágios – sífilis primaria, secundaria e terciária – há a possibilidade de tratamento simples, á base de Penicilina Benzartina (Benzetacil). A sífilis, quando não tratada, pode causar sérios problemas ao sistema nervoso central e ao coração, levando à morte.

• Gonorréia

Causada bela bactéria Neisseria Gonorrhoeae, é transmitida pelo ato sexual, da mãe para o feto (parto normal quando a mãe esta infectada) e em casos raros, pelo uso de artigos de higiene intima de uma pessoa contaminada. Mulheres grávidas com a doença correm o serio risco de perder seu bebê. A gonorréia apresenta sintomas diversos e pode ter complicações serias. O tratamento é a base de antibióticos e quimioterápicos, além, é claro, do uso de preservativo.

• AIDS

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) é uma doença que atinge o sistema imunológico humano através do vírus HIV. Transmitido através de fluidos comporias como sangue, sêmen e leite materno, apresenta tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida do soro positivo, porém ainda não apresenta uma cura definitiva.

Não esqueça, sexo é muito bom, mas tenha consciência. Às vezes um momento em que simplesmente nos “deixamos levar” pelo entusiasmo, pode mudar a nossa vida completamente. Previna-se e consulte regularmente seu médico.

Por Marjorie Correia
Redação Dona Giraffa

Confira também
# Posso estar grávida?
# Curiosidades sobre a camisinha
# Sintomas de gravidez
# Orientações sobre a primeira vez
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Principais métodos contraceptivos

Publicidade

Deixe seu comentário