Posso estar grávida?

Saúde

Me aventurando pela internet descobri que são muitas as dúvidas das mulheres a respeito da gravidez e perguntas como: “posso está gravida por causa disso?” são muito comuns.

Bom, esse assunto me fez voltar na época da faculdade mais precisamente nas aulas de embriologia onde, em uma das aulas sobre a gestação, o professor disse que “Para que ocorra gravidez é necessário que o pênis esteja dentro da vagina e que haja uma ejaculação vigorosa” e ainda complementou, “É quase nula a possibilidade de engravidar com uma ejaculação em outro parte do corpo como coxa e na parte externa da vagina”.

Teste de gravidez

Foto: © Depositphotos

Você sabia que em uma única ejaculação

Existe algo em torno de 200 a 600 milhões de espermatozoides. Sim, meninas ! É muito espermatozóide… rsrs! Mas esse número não é em vão, pois, o ambiente dentro da vagina é totalmente hostil, o pH vaginal é ácido diferente do pH do sêmen que é básico. Assim, milhões irão morrer na vagina e só os mais fortes são capazes de resistir ao pH ácido e adentrar o colo uterino, percorrer o útero para encontrar o óvulo e fecunda-lo. E digo mais, o espermatozóide demora cerca de 3 dias para fecundar o óvulo.

Então, imaginem só um espermatozóide tendo que atravessar o tecido da roupa para chegar na vagina e adentrar no útero, sem contar que o espermatozóide sobrevive cerca de 24 horas fora do organismo… é meio surreal né…!

Logo, o risco de gravidez existe quando há relação sexual com penetração (pênis + vagina) com ejaculação vigorosa sem o uso de contracepção (pílula, camisinha, DIU, etc.). E esse risco dobra caso a mulher esteja no seu período fértil.

Assim meninas, a possibilidade de engravidar por causa de ejaculação na coxa, no ânus, na parte externa da vagina, dificilmente irá resultar em gravidez. Ejaculação na calça, calcinha, também não resulta em gravidez (só se for espermatoninja…rs!) A probabilidade é de 99.99% (só pra não dizer que é nulo…).

O famoso coito interrompido também gera muita dúvida

O líquido lubrificante que antecede o sêmen pode possuir sim espermatozoides, mas, em pouca quantidade. As possibilidades de gravidez neste caso também são pequenas (pode aumentar um pouco a probabilidade caso a mulher esteja no período fértil). Mas, esse assunto é controverso e por via das dúvidas evite este método contraceptivo.

Pra finalizar, outra dúvida que rola muito na net é a respeito da possibilidade de engravidar decorrente a ejaculação durante a menstruação. Bom, a probabilidade de acontecer é pequena, mas, pode acontecer sim visto que pode ocorrer caso haja a produção de dois óvulos e no momento em que um está sendo descartado (menstruação) o outro pode ser fecundado.

Então meninas, se não querem correr riscos se cuidem. Não se esqueçam das Dsts, usem camisinha sempre!

Por Anna Carolina Linhares / Edição: Dona Giraffa

Confira também

# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Principais metodos contraceptivos
# Como saber se estou grávida?
# Informações sobre a pílula do dia seguinte

Publicidade

135 comentários

  • Amanda disse:

    Tive minha primeira vez é minha menstruação atrasou 7 dias,no oitavo dia ela Véio,más ela ficou só até 3 dias e nesse terceiro dia ela a noite já não tinha nada,más no quarto dia começou a vim um pouquinho de novo,estou muito nervosa medo de estar grávida,meu noivo não gozou em mim e teve poucas penetrações,más estou com medo demais e preocupada,eu posso estar grávida,me deem uma resposta por favor!

    Responder
  • angelica disse:

    Se uma pessoa é virgem teve relação no iniciou de setembro de 2017 provavelmente quantos meses ela está agora

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Angélica! Somente um médico para te ajudar. Beijos

      Responder
  • Beatriz disse:

    Em dezembro de 2017 mestruei dia 14 e foi embora dia 17 aí não tomei meu anticoncepcional quando foi dia 05 de janeiro de 2018 eu tive relação sem proteção dia 07 também tive relação dia 09 e 10 também e dia 12 e 13 também tive relação sem proteção , aí hoje dia 14 de janeiro meu marido quis que eu tomasse a pílula do dia seguinte vai resolver aidna ?! Posso está grávida ?!

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Beatriz, não resolve não. Já passou o tempo. Possibilidades tem sim pois, não houve proteção. Beijos!

      Responder
  • lucimara disse:

    oi gostaria de tirar um dúvida…
    minha TPM veio dia 20/11/2017 porém ja era o dia de começar o anticoncepcional assim começei a tomar, fiquei mestruada 3 dias despois foi embora, dia 24 tomei o anticoncepcional normal e tive relaçao sem proteção. porém esqueci de tomar as duas pilulas seguintes e so vim tomar no terceiro dia tomei 2 e no outro dia mais 2 para reguralizar a cartela. tem possibilidade de engravidar?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Oi Lucimara, para a pílula cumprir o seu papel, deve-se tomar todos os dias sem esquecimentos. Toda vez que que você esquece de tomar, tem um risco da pílula falhar. Beijos!

      Responder
  • Sara disse:

    ooi! eu ainda sou virgem e meu namorado gozou na minha coxa, logo apos eu limpei e tudo! depois q isso ocorreu no dia seguinte minha menstruação venho, mas em setembro nao desceu!! posso estar gravida?

    Responder
  • Camila disse:

    Se no caso parceiro passar a glânde rapidamente sobre a vagina sem ter ejaculando, e no dia seguinte a menstruação descer, há risco de gravidez?

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Não tem risco. Beijos!

      Responder
  • Beatriz disse:

    Olá tive relação com meu namorado no primeiro dia da minha menstruação que foi dia 02/09 ele ejaculou dentro e hj é 03/10 e ainda nao desceu minha menstruação posso ta grávida ??

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Olá Beatriz, é bem raro, as chances são de quase zero. Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário