Os cuidados com a higiene íntima feminina

Prevenção de doenças

Quando falamos de higiene corporal pensamos somente na parte externa do nosso corpo, no caso das mulheres existem parte internas que deveriam receber esta higiene e mantendo a saúde do corpo. Poucas mulheres tocam neste assunto e até evitam produtos da linha íntima.

A falta de higiene intima na mulher pode ocasional um odor bastante intenso e desagradável, por outro lado a higiene intensa e inadequada também poderá ferir esta região e provocar feridas.

• O que é higiene íntima? Higiene íntima é a utilização de produtos que não agridem os genitais externos da mulher.  Durante a vida da mulher o PH da vagina muda de acordo com a fase que a encontra, na puberdade e menopausa aparece o acido lático elemento fundamental para a proteção contra bactérias presentes no ambiente vaginal.

Para fazer uma higiene íntima segura sem problemas de irritação ou alergias é necessário:

– Utilizar produtos que protejam a vagina e mantenham intactas as defesas da mucosa genital;

Utilizar produtos que não contenham cheiros porque as substâncias contidas em alguns desodorantes podem ocasionar alergias sérias;

Utilizar sabonetes com PH compatível;

Evitar coisas que não deixar a área intima respirar, como protetor diários, calças apertadas etc..

De vez em quando durma sem calcinha ou passa períodos sem ela ninguém vai saber se você não contar ;

Usar calcinhas com o fundo de algodão;

Mas se mesmo assim você perceber que ainda necessita de mais orientação e seu problema não foi resolvido, converse com o seu ginecologista ele lhe indicará o tratamento necessário evitando situações desconfortáveis e desagradáveis.

Por Ismaelita do Nascimento
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Como prevenir a infecção urinária
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Coceira vagina: entenda os motivos
# Mulheres se queixam de falta da libido

Publicidade

2 comentários

  • Nivea silva disse:

    Tenho 13 anos e com pouco tempo apareceu um corrimento meio verde na minha calcinha , mas não teme cheiro ruim , aliais e sem cheiro . E esta bem intenso. O que será que eu tenho? Quais cuidados tenho que tomar? Preciso de protetor diario ? Só que ainda não menstruei

    Responder
  • adiana disse:

    temos que nos cuida ………………..

    Responder

Deixe seu comentário