Dietas realmente funcionam?

Dieta

A resposta é direta: sim. É claro que elas funcionam. Qual mulher nunca entrou em colapso por causa de seu peso e resolveu fazer uma dietinha?

Fazer dieta é uma das primeiras coisas que as mulheres fazem quando querem perder peso. O problema está quando a mulher perde o peso que precisava e para com a dieta.

A maioria das dietas são dietas restritivas: elas te proíbem de comer ou doces, ou carnes, ou massas, ou tudo isso junto. Algumas das dietas restritivas ainda fazem as mulheres comerem apenas um tipo de alimento. Essas dietas dão resultado bem rápido, mas assim que você para com a dieta e volta a comer normalmente, você ganha todo o peso novamente, por isso que as mulheres acham que a dieta não funcionou como deveria.

É muito fácil entender porque isso acontece: antes da dieta seu corpo está acostumado a receber certa quantidade de calorias, mas quando começamos a dieta o corpo passa a receber menos calorias, então ele tem que queimar aquelas que já estão guardadas: as gordurinhas. É ai que perdemos o peso.

Quando ficamos com o peso que queremos nós paramos a dieta e voltamos a comer aquele churrasco de domingo, aquele macarrão na janta e a pizza com os amigos no fim de semana. Com isso tudo, nós voltamos a ingerir uma quantidade grande de calorias e engordamos tudo de novo. As dietas restritivas fazem a gente ficar naquele efeito sanfona, que dá muita estria e flacidez na pele.

Além disso, esse tipo de dieta pode deixar a pessoa com alguma deficiência nutricional se for feita durante muitos meses, ainda mais quando só é permitido comer um único tipo de alimento, como na dieta do abacaxi.

Resumindo: as dietas restritivas são recomendadas para quem quer perder peso rápido e para serem feitas por pouco tempo, mas não são recomendadas para manter o peso atingido.

Para manter o peso atingido é necessária uma dieta que mantenha baixa a quantidade de calorias, mas que tenha todos os valores nutricionais que precisamos para viver.

As dietas para manter o peso dependem de cada pessoa, sendo recomendável uma ida ao nutricionista. Essas dietas normalmente reduzem a quantidade de cada prato e não a variedade de alimentos.

Por Júlia Prado
Redação Dona Giraffa

Confira também

# O que não fazer no Verão
# Dicas para cabelos crespos
# Primeiros sintomas da gravidez
# Como ter uma cintura fina e sexy?
# Como eliminar a barriga indesejável?
# Meu cabelo esta caindo o que devo fazer?

Publicidade

Deixe seu comentário