Como cuidar dos cabelos ressecados e danificados

Cabelo

Cabelos, nossos amados e queridos cabelos, por mais cuidados que temos estamos expostos a ações naturais que acabam com nossos queridinhos, chuva, vento, sol, mar, praia e piscina prejudicam a estrutura dos fios e acabam com o brilho e a saúde dos nossos fios.

Percebemos de longe um cabelo danificado pelo desgaste dos fios, o cabelo fica com pouca elasticidade, seco, sem brilho, frágil, com pontas duplas e bem quebradiços. Além das ações naturais que estamos expostas o uso frequente de chapinha, secador e produtos químicos adiantam ainda mais o processo de danificação por isso o cuidado diário é necessário para a saúde dos nossos cabelos.

Uma das opções para tratar os cabelos ressecados e danificados é repor a umidade natural dos fios através da hidratação capilar. Além de ser uma forma prática pode ser realizada ou em casa ou no salão, com produtos caseiros ou cosméticos.

A cauterização capilar faz a reposição dos nutrientes e da queratina na fibra capilar, eles devolvem vida aos fios, deixando o cabelo muito mais forte, macio e saudável. Esse tipo de tratamento é mais indicado para cabelos muito ressecados, com pontas duplas e uso frequente de secadores e chapinhas.

Muita gente não sabe, mas o modo que penteamos o cabelo também ajuda a danificar os fios, estar com o cabelo molhado e usar um pente com os dentes largos também evita a quebra dos fios, também é importante o uso de um leave-in, pois ele protege os fios da poeira, do sol, ajuda a dar ou tirar o volume, modelar cachos e tem uma textura mais leve.

Procure cortar o cabelo a cada três meses, tentar não expor os fios ao efeito do secador e da chapinha são ações essenciais que evitam o ressecamento, usar xampus e condicionadores do seu tipo de cabelo é necessário e em casa realizar apenas manutenções, como hidratações básicas, usar máscaras com queratinas, vitaminas e sais minerais só no salão com o acompanhamento de especialistas qualificados.

Por Marina Migliorucci
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Dicas para cabelos crespos
# Como acabar com o frizz dos cabelos
# Coque lateral passo a passo
# Dicas para fazer seu cabelo crescer mais rápido

Publicidade

27 comentários

  • Elsa disse:

    faço luzes nos cabelos a cada 6 meses so que eles estao caindo demais sera que devo esperar um pouco sem fazer as luzes espero algumas dicas por favor bjs.

    Responder
  • tais disse:

    todos são muitos legais

    Responder
  • Francieli Luvison disse:

    Achei muito bacana, todas as dicas, vou ler mais vezes sempre que puder, uma pergunta tem como clarear mais a pele do rosto sem gastar em produtos caros…..como faço isso em casa???

    Responder
  • viviane disse:

    olá boa tarde,tenho 2 filhas gemeas e o cabelo delas estam muito resecados já passei varios tipos de shampoo de criança mais não tive resultado nenhum não sei mas o que passo.me ajude.

    Responder
  • ivone lira disse:

    Tenho luzes no cabelo não muito clara porém sempre tive as pontas do meu cabelo ressecados isso também antes das luzes mas a raiz do meu cabelo é super oleosa e com isso faz com que lavo meu cabelo todos os dias existe algo que posso acabar com o ressecamento das pontas e oleosidade da raiz?

    Responder
  • maristela disse:

    Meu cabelo e muito crespo e quebradiços com pontas duplas oque faço
    para tratar do meu cabelo??

    Responder
  • Jeovana Pereira disse:

    trnho meus cabelos muito crespo ja passei de tudo nao sei mais o que fazer.

    Responder
    • kaith disse:

      meu cabelo é bonito mais ele é muito encaracolado ai quando vai pentear quebra facilmente meu cabelo esta gritando pedindo SOCORRO…

      Responder
      • Claudinete disse:

        Use a linha RAIZ LATINA todos os produtos são ótimos, principalmente o finalizador e o ativador de cachos. O cabelo fica muito lindo. Bj

        Responder
  • joelena pacheco lima disse:

    Dei o relaxamento, e uma escrova progresiva e meu cabelo ficou crspo, como se estivesse emjiado. Como posso cuidar sem danifica mas .

    Responder
    • Dona Giraffa disse:

      Boa noite Joelena, te aconselho a voltar ao profissional que fez esse processo, pois não sabemos qual produto foi utilizado na escova progresiva.

      Mais desde já você poderia fazer algumas hidratações para amenizar os danos.

      Att,
      Equipe Dona Giraffa

      Responder
  • Fernanda Salesse disse:

    adorei o post, o blog p/ o meu blogroll 😀
    beijos.

    Responder
  • Jorge Wagner disse:

    Nossa gostei da reportagem! muito interessante e bem escrita =)

    Responder

Deixe seu comentário