Cada perfume, cada cheiro, cada pele

Dicas de Beleza

Hoje em dia, a variedade de perfumes nos permite uma dúvida cruel de qual comprar, qual vai ficar com o cheiro por mais tempo. Pois bem, essa dúvida acabará!

Sabe quando você vai a uma loja de perfumes e a vendedora borrifa perfumes em um monte de papeizinhos? Então, isso não é correto. O correto seria ela borrifar o perfume na sua pele, pois o cheiro é modificado ao entrar em contato com a mesma.

Agora se a dúvida é, qual perfume fica com o cheiro mais tempo no corpo, podemos dizer que o cheiro é dividido em etapas: notas de cabeça, notas de coração e notas de fundo. Cada nota tem seu tempo de evaporação, ou seja, o tempo de duração do cheiro na pele.

Algumas fragrâncias tem a durabilidade de até 4 horas, outras que podem durar por mais de um dia e outras que duram apenas alguns minutos. Nota é o termo utilizado para definir a essência. Elas podem ser amadeiradas, orientais, florais, aquáticas, doces, cítricas e cada uma é mais apropriada a um determinado sexo, idade ou estação do ano.

Notas de cabeça ou de saída – São as notas mais frescas e voláteis, aquelas que saem de imediato (duram até 10 minutos). São essências à base de limão, laranja, bergamota, lavanda, pinho, eucalipto e folha de chá, etc. Quanto mais fresco o perfume, mais voláteis são suas notas.

Notas de coração ou de corpo – São fortes e se fixam por um tempo maior do que as notas de cabeça. Menos voláteis, podem ser sentidas assim que a fragrância é absorvida pela pele (duram até 4 horas). São utilizadas essências mais pesadas, como o tomilho, o cravo, aldeídos, cominho, pimenta e outras especiarias.

Notas de fundo ou de fixação – São as notas que tem o maior poder de fixação. Depois de um longo tempo, são essas que permanecem por mais tempo na pele (duram mais de 4 horas). Como fixadores são utilizadas resinas e extratos amadeirados e de origem animal, como o musk, o castor, o almíscar e o civete.

Você sabia que o tipo de pele é uma característica muito importante para a escolha de um perfume? Confira!

Pele clara: o perfume ideal para pele clara, seria o perfume multi-floral, de longa duração.

Pele morena e negra: o ideal seriam as essências orientais. Como esse tipo de pele geralmente é mais oleosa, as fragrâncias tendem a durar mais.

Ruivas: devido a pele ser muito clara e delicada, não é aconselhado o uso de fragrâncias que contenham muitas notas verdes.

É interessante lembrar que para cada tipo de ocasião, existe um perfume. No dia a dia é legal utilizar fragrâncias cítricas e refrescantes. Ex: Água de colônia. Já a noite um perfume mais amadeirado seria essencial, pois os amadeirados são mais fortes e sensuais. Agora, se você está naquele dia mais romântico, um perfume floral cairá muito bem.

Os melhores lugares para se passar o perfume são os lugares onde a circulação sanguínea é maior: na nuca, atrás da orelha, pulsos, pescoço e dobra do braço. Lembre-se de não exagerar no perfume, o correto é que os outros sintam o perfume apenas quando chegarem perto de você.

Por Fernanda Moraes
Redação Dona Giraffa

Confira também

# MAC mulher maravilha
# Dicas para cabelos crespos
# Como cuidar dos cabelos cacheados
# Meu cabelo esta caindo o que devo fazer?
# Para cada ocasião, uma cor de batom diferente
# Como cuidar dos cabelos ressecados e danificados

Publicidade

1 comentário

  • camila disse:

    excelente post….bem esclarecedor!

    Responder

Deixe seu comentário