8 de Março – Dia internacional da Mulher

Mulher

Mulheres do mundo inteiro já passaram por maus bocados para conquistarem o espaço que ocupam hoje. As condições de trabalho antes do séc. XX eram muito precárias, o salário feminino era muitíssimo inferior ao masculino e a carga horária de trabalho era abusiva.

Antigamente o preconceito contra as mulheres era gigante, então toda a batalha feminina por espaço na área de trabalho foi severamente reprimida.

Por termos um caminho tão difícil para conseguirmos nossos direitos, logo no inicio do sec. XX surgiu uma idéia de criar um dia em homenagem a nós. Esse dia especial seria uma homenagem a todas as mulheres, mas também simbolizaria toda a luta das gerações passadas. Alguns acontecimentos durante os séculos XIX e XX contribuíram para o surgimento do nosso dia.

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, como a redução na carga diária de trabalho, a equiparação de salários com os homens e um tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Essa manifestação foi reprimida com tal violência que as mulheres foram trancadas dentro da fábrica e foram queimadas vivas lá dentro. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Nenhum homem foi ferido.

Alguns pesquisadores dizem que esse foi o marco que proporcionou o Dia Internacional da Mulher. Além dessa matança nos EUA, mulheres comunistas fizeram vários protestos pelos direitos femininos, na Rússia. O feminismo era usado como ferramenta de campanha pelo partido comunista, o que dava grande destaque para as mulheres.

Em homenagem a todas as mulheres que fizeram do sonho por nossos direitos uma realidade, o Dia Internacional da Mulher foi finalmente decretado, em 1975, pela ONU, que decidiu usar o dia 8 de março para a comemoração desse nosso dia.

Por Júlia Prado / Edição: Dona Giraffa

• Mensagens para o Dia das mulheres

Publicidade

3 comentários

  • Viviane Terra disse:

    Ser mulher não é fácil!

    Responder
  • Suemi disse:

    Parabéns para todas as mulheres, especialmente aquelas que conheço!

    Responder
  • Sendy disse:

    Adorei!! Concordo plenamente!!
    Dia 8 de março é não só um dia de celebrações como também de reflexões a respeito de todas as lutas que mulheres travaram anteriormente para que hoje pudessemos ser tratadas igualitariamente…
    É isso aí gente! FELIZ DIA DAS MULHERES!! 😀

    Responder

Deixe seu comentário