Como sobreviver a dor de uma perda

Relacionamento

Quando terminamos um relacionamento, passamos por uma fase de “luto”. Isto é normal, pois não deixa de ser uma perda. Algo que investimos tanto chegou ao fim. E quando falo em investimentos, não me refiro à apenas o tempo não. Investimos nossos sonhos, desejos, planos, atenção, paciência, sentimento. Enfim, é duro mesmo. Quem nunca passou por isso?

O importante agora é valorizar você e saber que, por mais que seu coração pareça ter acabado de passar por um triturador de carne, isso vai passar. Aqui vão algumas dicas para ajudar nessa jornada:

– Dedique um tempo a você. Faça aquelas compras que está se prometendo a meses, renove o visual, entre na academia, faça a viagem que vinha planejando (nada de lugares românticos, ok?)

– Novas atividades sempre são bem vindas. Entre em um curso de inglês, aprenda artesanato, quem sabe um trabalho voluntário? “Cabeça vazia, oficina do diabo”, ditadinho velho, mas verdadeiro.

– Conheça novas pessoas. Saia à noite com amigos e não fique com aquela cara de cachorro que acabou de cair do caminhão de mudanças. Simplesmente olhe em volta e quando olharem para você, por mais dor que esteja sentindo, devolva o olhar com um sorriso.

– Faça todas aquelas coisas que você não fazia por falta de tempo. Arrume seu armário, organize seus papeis, dê fim aos projetos iniciados.

– Pare de remoer. Ficar pensando “onde foi que errei” não vai resolver as coisas. Nem mesmo pensar no porque a pessoa fez isso ou aquilo. O passado já passou e quem olha demais para trás, não vê o que vem pela frente.

– Pare de ouvir essas musicas românticas/melosas que eu sei que está ouvindo. Isso não vai te ajudar em nada.

– Faça uma limpa nas recordações. Nada de guardar fotos, presentinhos, CD´s, aquele papel de bombom do dia do primeiro encontro. Jogue tudo fora. Se não quiser jogar, coloque tudo numa caixa e guarde “bem guardado” em cima do armário, num lugar de difícil acesso.

– Pare de ficar as escondias acessando as paginas de relacionamento dele. Não importa o status, nem as ultimas fotos adicionadas, muito menos os novos comentários. E também não pergunte sobre ele para seus amigos em comum.

Apenas continue vivendo, como se ele tivesse sido uma pagina que já foi virada na sua vida.

– E se tiver que chorar, chore tudo de uma vez só. Ficar sofrendo aos poucos, só vai piorar. Lave sua alma e acorde no dia seguinte com os olhos inchados, mas com a cabeça mais leve para começar do zero.

Sei que falar parece ser fácil, mas como disse antes, todos já passaram ao menos uma vez na vida por isso. E sabe aquela piadinha velha que diz que: “Tudo na vida é passageiro, menos o motorista e o cobrador”? Então, é bem sem graça, mas muito verdadeira!

Por Marjorie Correia
Redação Dona Giraffa

Confira também

# Eu faria qualquer coisa por você!
# Namoro à distância, pode dar certo?
# Maneiras criativas de dizer “Eu Te Amo”
# Sexo antes do casamento: origem do tabu
# Será possível encontrar a fórmula do amor?
# A realidade sobre os homens, mulheres e relacionamentos

Publicidade

27 comentários

  • Mar disse:

    Muita dor no coração. Eu fico pensando, procurando entender o que eu fiz de errado. Tem horas do dia que eu fico bem, mas de repente eu desabo. Fico pensando que se eu fosse mais nova, mais bonita e tivesse um trabalho com horários menos malucos, poderia ter mais chances. Penso que se eu não tivesse demonstrado tanto interesse, ele daria mais valor. Penso mil coisas. Ele continua me seguindo nas redes sociais, no começo mostrei que estava triste, aí comecei a não gostar desse papel e mostro que estou feliz, mesmo que de mentira. Talvez eu esteja fazendo força para acreditar na minha própria mentira. A verdade é que só o tempo. E enquanto esse tempo não passa, é um inferno mesmo. Eu ainda acredito que um dia terei um amor que eu possa viver de verdade. Enquanto isso…. Vou vivendo cada dia

    Responder
  • Jack disse:

    As dicas são ótimas, estou tentando cuidar mais de mim mas está muito difícil foram seis anos juntos o meu primeiro namorado, não esperava que o nosso casamento fosse acabar tão de repente ainda não consigo me conformar com a separação, mais pelo fato dele ter mim trocado por outra e por trabalharmos juntos. Sempre que o vejo dá um aperto enorme no peito. Espero que eu consiga superar isso logo e desejo o mesmo a todos.

    Responder
  • alexandre disse:

    hoje são 05/09/2012, quarta-feira . faz uma semana e meia que minha esposa me disse que queria se separar, nos tres primeiros dias nem trabalhar eu consegui, choramos muito dissemos coisas que deveriam ter sido ditas antes, enfim deixamos que uma vida de parceria e alegrias acabasse por falta de comunicação. ainda sofro muito, muito mesmo mas não a culpo pois sei que não fui o melhor dos maridos mas como faço para deixar de ama-la,como será acordar e não sentir seu corpo me aquecendo, foram oito anos juntos só eu e ela mais quatro de namoro. sei que ela não vai saber que escrevi esta msm , mas foi uma forma de desabafar ,não sei se alguem responde mas se puder responder pelo menos sei que alguem me ouviu, mas bola pra frente , a minha unica felicidade e saber que pelo menos ainda temos carinho um pelo outro, mas esse buraco que abriu na minha vida parece que não vai se frechar nunca mas.

    Responder
  • Denize Cabral disse:

    Ai meu Deus parece facil falar mais nada é impossivel quando se quer de verdade nu é? vamos tentar!

    Responder
  • maria disse:

    acabei de separar.cinco anos juntos e agora td acabado.ele ja refez a vida.ja esta namorando.eu?me refazendo ainda.sei q vai levar um tempo ainda.sei q demora muito p superar completamente.ate la vou sofrer um bocado ainda.mais vai passar.essa eh a unica certeza q tenho.q vai passar!bjs.

    Responder

Deixe seu comentário