Dicas para fazer uma boa faxina sem esforço

Casa

Sabemos que o trabalho é, para muitas donas e donos de casa, muito mais cansativo do que enfrentar 8 horas dentro de um escritório administrativo. Ao contrário do trabalho externo, parece que as tarefas domésticas são intermináveis e, quanto mais você organiza, mais desorganização surge não é mesmo? O cenário complica quando o lar abriga muitas pessoas, já que a movimentação pelos ambientes é ainda maior.

Pode parecer que não, mas existem algumas estratégias que podem ser utilizadas na hora da limpeza, as quais permitem que você faça toda a faxina sem grandes esforços – e sem, é claro, perder a qualidade da higienização e organização. Listamos para você algumas dicas bem interessantes. Vamos lá? Boa faxina!

Mulher animada faxina

Foto: © Depositphotos

Quer fazer uma boa faxina sem esforço? Veja nossas dicas!

1. Limpeza do chão

Quantas vezes você já contorceu toda a coluna enquanto abaixava para varrer debaixo do sofá, em outros locais mais baixos? Isso afeta a coluna de qualquer um, até mesmo das pessoas mais saudáveis. Uma boa maneira de varrer o chão e não comprometer as costas é apostar em vassouras com cabos compridos – ou, quando não for possível, utilizar extensores (que podem ser facilmente adquiridos em supermercados e lojas especializadas em produtos e materiais de limpeza. Caso não encontre o extensor, utilize um cano de pvc como substituto.

Faxina em casa

Foto: © Depositphotos

A grande sacada é manter a coluna sempre ereta quanto varre, abaixando-se o mínimo possível. Para isso, é necessário também manter-se bem perto do local em que está varrendo, evitando maiores esforços não só com a coluna, mas também com os braços. Ah, quando for varrer especificamente por debaixo dos móveis, sempre abaixe-se dobrando os joelhos e nunca curvando as costas!

2. Lavagem das louças

Há quem ame lavar louças, mas também há quem odeie esta tarefa. Pelo sim e pelo não, é preciso muita organização nesta tarefa, uma vez que você irá realizá-la – no mínimo – duas vezes ao dia, no almoço e no jantar. Antes de tudo, é essencial que a pia esteja na altura ideal: sempre alinhada ao umbigo e numa curvatura de 90º. As costas devem permanecer retas e uma das pernas precisa estar apoiada em uma degrau ou banquinho, a fim de manter a circulação sanguínea – troque a posição das pernas de tempos e tempos.

Lavando prato

Foto: © Depositphotos

Uma segunda dica é manter todos os produtos que você irá utilizar bem perto de você, evitando assim movimentos bruscos e desnecessários. Antes de começar a lavagem, deixe ao seu lado buchas, esponjas, detergentes e demais produtos de limpeza.

3. Limpeza do banheiro

O banheiro é um dos grandes desafios de quem faz faxina em casa. Mas, mesmo para este ambiente, existem boas dicas para fazer uma boa faxina sem esforço.

– A higienização do vaso sanitário pode ser realizada de forma bem simples e leve, utilizando uma misturinha de 50% de água + 50% de álcool. Aplique essa solução no vaso e passe uma escovinha de leve, finalizando com um pano umedecido nesta mesma misturinha.

Vaso sanitario

Foto: © Depositphotos

– O box do banheiro também merece atenção especial. Para retirar com facilidade os resíduos de sabonetes, shampoos e condicionadores, lave o vidro do box com água e detergente, além de uma esponjinha utilizada para lavar louça. Depois, com o vidro já seco, aplique uma camada de lustra-móveis. O produto mantém a superfície limpa por mais tempo e livre de resquícios de sabonetes, shampoos e afins.

Leia também: O vaso sanitário está entupido? Veja 10 formas de resolver o problema

4. Limpeza dos móveis

Mesmo tirando o pó dos móveis todos os dias, é preciso dar uma atenção especial em alguns dias do mês, principalmente quando acontece uma faxina geral. Mas nem é preciso apostar nos tradicionais lustra-móveis, que nem sempre garantem o brilho esperado.

Dicas caseiras faxina

Foto: © Depositphotos

Você sabia que é possível utilizar uma receita caseira e muito simples para deixar seus móveis brilhando?

  • Adicione ½ copo de suco de limão à 1 copo de azeite ou óleo vegetal;
  • Misture bem e aplique sob a superfície dos móveis;
  • A aplicação deve, preferencialmente, ser realizada com o auxílio de uma flanela;
  • Em seguida, utilize uma flanelinha seca para lustrar o móvel já limpo.

5. Vidros e espelhos

Para fazer a limpeza dos vidros e espelhos você deve utilizar esponjas macias (opte sempre pelo lado “amarelo” daquelas esponjas tradicionais utilizadas na cozinha) ou panos em algodão. Este tipo de pano não solta linhas, que acabam comprometendo a limpeza dos vidros. Tanto os vidros quanto os espelhos devem ser limpos da mesma maneira,  o que modifica é apenas a finalização dos processos.

Lavar janelas

Foto: © Depositphotos

– Vidros: Lave pequenas áreas com água + detergente. Finalize deixando secar naturalmente.

– Espelhos: Lave também com água + detergente. Finalize com um papel toalha, esfregando toda a superfície do espelho com movimentos circulares. Estes movimentos farão com que o espelho não fique embaçado.

6. Limpeza do forno

Há quem diga que, dentro da cozinha, a tarefa que mais requer esforço é a limpeza do forno. Mas acredite se quiser, também existem receitinhas que podem facilitar, e muito, este processo.

  • Anote aí: misture bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre.
  • Umedeça uma esponja nesta mistura e aplique-a em toda parte interna do forno, até mesmo nas grelhas – que podem ser removidas para facilitar o processo.
  • Finalize a higienização com um pano de prato seco, a fim de secar o líquido que irá escorrer durante a limpeza.
Dicas para limpar o forno

Foto: © Depositphotos

Para otimizar ainda mais a realização da sua faxina, é interessante seguir um cronograma pré-estabelecido. De forma organizada, você conseguirá manter a casa limpa e organizada sem grandes esforços.

Veja a seguir alguns exemplos de cronogramas que podem ser seguidos:

  • Uma vez por semana substitua as roupas de cama, mesa e banho; tire o pó, lustre os móveis e passe o aspirador;
  • Quinzenalmente, limpe os tapetes, limpe as janelas e a parte externa da geladeira;
  • Uma vez por mês limpe a parte externa da máquina de lavar e organize e higienize a despensa de alimentos;
  • Semestralmente, lave as cortinas e persianas, além da caixa d’água;

Esperamos que nossas dicas para fazer uma boa faxina sem esforço sejam de grande valia para a sua rotina de cuidados com a casa. Caso tenha alguma sugestão e queira compartilhar conosco, não hesite em deixar os seus comentários, ok? Até mais!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • Confira como fazer uma faxina na casa em 2 horas

Publicidade

Deixe seu comentário