Nomes para bebês masculinos e femininos: tendências para 2018

Escolher o nome de um filho nem sempre é uma tarefa fácil. É claro que alguns pais e mães trazem consigo algumas ideias e sugestões desde antes de estarem grávidos mas, na maioria das vezes, o processo de escolha do nome ideal é mais complicada. Antes de entrar em um consenso, os casais costumam avaliar a origem dos nomes, significados, os resultados da numerologia, dentre outras questões. Há ainda aqueles que resolvem homenagear os pais ou avós, escolhendo nomes iguais aos de seus familiares tão próximos.

Mulher grávida

Foto: © Depositphotos

Atualmente, além destas análises, os pais também acabam levando em consideração as tendências do momento, ano a ano. E é exatamente o que trazemos para você hoje.

Selecionamos alguns nomes acompanhados de seus significados, que devem ser tendência para o ano de 2018. É a hora certa de avaliar as opções e decidir qual será o nome do seu futuro herdeiro. Para facilitar o acompanhamento, separamos os nomes em duas listas, uma masculina e uma feminina. Vamos lá?

Leia também: Nomes de meninos e meninas que bombaram no ano passado (2016)

Nomes masculinos para 2018

1. Antônio

Um dos nomes mais populares no Brasil, Antônio tem sua origem inglesa e significa precioso, caro e custoso.

Bebê com brinquedo

Foto: © Depositphotos

O nome é tendência ano após ano: além de ser popular e possuir uma belíssima sonoridade, tem um significado que remete à alguém respeitado, valioso e importante em tudo o que faz.

2. Breno

A origem do nome Breno é um tanto incerto. Muitos dizem que se trata de um nome gaulês, ou seja, da Gália (atualmente, região que compreende áreas da França, Bélgica e Itália). Possui um significado forte: líder, chefe, dirigente. Pessoas com este nome possuem traços fortes de liderança, criatividade e curiosidade.

3. Cauã

De origem brasileira, Cauã é um nome indígena tupi-guarani, cujo significado literal é gavião. Cauã é criativo, construtor de ideias, criativo e habilidoso. Por ser persistente, geralmente pessoas com este nome são determinadas e lutam incansavelmente pelos seus ideais.

4. Ian

De origem hebraica mas como uma variação escocesa, Ian tem como significado presente, graça ou perdão de Deus. Vem de hebraico Iohanan ou Yehokhanan, derivado de Yah “Javé”, “Jeová”, “Deus” e hannah “graça”. Trata-se de uma personalidade bem carinhosa e fiel, que esbanja amor, educação e sentimentalismo.

Menino dormindo

Foto: © Depositphotos

Geralmente pessoas com esse nome são batalhadoras desde muito pequenas, lutando sempre por seus sonhos e objetivos ao longo da vida.

5. Murilo

Murilo é um nome de origem espanhola e no diminutivo, que significa pequeno muro ou pequena muralha. Apesar de forte, é muito ligado à emoção e à família. Pessoas com esse nome tendem a exagerar no cuidado de pessoas próximas, às vezes sufocando-as. Mas nada é proposital: o extinto protetor realmente é traço da personalidade dos Murilos.

6. Nathan

Vindo do hebraico, Nathan significa dádiva, presente ou dom. No idioma inglês, onde o nome é bastante utilizado, Nathan segue como a redução dos nomes Natanael e Jonathan. Crianças com este nome são bastante dependentes de amor e carinho, principalmente das mães. Quando estão brincando com amigos, por exemplo, sempre dão aquela paradinha para observar de a mãe está por perto, protegendo-o.

Extremamente amorosas, crianças que recebem este nome são muito ligadas à família e ao lar, onde sentem-se confortáveis, livres e ao mesmo tempo protegidos.

7. Thomas

Thomas é um nome de origem inglesa e aramaica, cujo significado principal é gêmeo. Românticos, extrovertidos e amorosos, pessoas com este nome tem os amigos sempre ao lado, inclusive sendo bastante procuradas por outros para compartilhamento de segredos e desabafos.

Menino com mordedor colorido

Foto: © Depositphotos

Bem atento, é o tipo de pessoa que sabe ouvir e dá toda a atenção do mundo aos que necessitam. Distribui carinho gratuitamente, apenas com o intuito de ver o outro bem.

8. Théo

Com origem grega, o significado literal de Théo é Deus.  Liderança, criatividade e personalidade forte fazem parte deste que é um líder nato. Pode perceber, geralmente meninos com este nome lideram as brincadeiras com os amigos, organizam filhas e o que mais demandar concentração e habilidade para lidar com pessoas.

9. Yago

Inteligência e autoconfiança são as principais características de meninos chamados Yago – variação de Iago. De origem hebraica, o nome também remete à criatividade, arte e entretenimento. Geralmente não são ligados à bens materiais e consumismo, dando mais valor às relações pessoais e sentimentos

10. Vicente

O significado de Vicente é vencedor, conquistador. Vindo do latim, o nome é bastante associado à pessoas batalhadoras e guerreiras, que lutam de todas as formas para conquistar seus objetivos. Personalidade forte, que se realiza com conquistas pessoais.

Pai com filho

Foto: © Depositphotos

Nomes femininos para 2018

1. Agatha

De origem grega, Agatha significa boa, perfeita, respeitávele virtuosa. Meninas com este nome são amorosas, bondosas e tratam o outro com inteiro respeito, acima de qualquer coisa. As relações, tanto amorosas quanto de amizade, são sempre à base de amor, carinho  compreensão.

2. Alicia

Nome de origem grega germânica, muito comum entre as meninas brasileiras, Alicia traz um significado valioso: nobre, de qualidade. Com simpatia e calmaria, mulheres com este nome geralmente lidam com trabalhos voluntários, gostam de ajudar o próximo e sempre oferecer suporte.

Bebê com blusa verde

Foto: © Depositphotos

Tranquilas, são boas ouvintes e dão mais valor aos problemas de terceiros do que às suas próprias questões pessoais.

3. Bianca

O nome Bianca tem sua origem na Itália, sendo uma versão de Branca. Seu significado literal é alva, branca, cândida. Como traços de personalidade, o nome traz qualidades como objetividade, alegria, otimismo e criatividade. É muito exigente consigo mesma e sobretudo com os outros – questão que pode afetar de forma negativa suas relações interpessoais.

4. Catarina

Com origem na Grécia, Catarina significa casta, de pura casta. Geralmente meninas com este nome são decididas, independentes e sabem o que quer. Bem interessada, gosta de estudar sobre inúmeros assuntos e manter-se informada sobre tudo. Gosta de falar apenas quando tem certeza absoluta do que diz. Do contrário, se cala. É organizada e tem raciocínio rápido.

Leia também: Lista com 80 nomes mais utilizados no Brasil

5. Clara

Originário do latim, o nome significa brilhante, ilustre, luminosa. Trata-se de uma mulher amável, querida por todos e que se preocupa com todos em sua volta. Por onde passa arranca suspiros, principalmente por conta de seu romantismo.

Menina ruiva sorrindo

Foto: © Depositphotos

6. Gabriela

Feminino de Gabriel, Gabriela tem origem hebraica e significa mulher de Deus. Usualmente, são meninas com personalidade forte e heroica, além de honestas e perfeccionistas. Nunca estão satisfeitas com 98% de perfeição, buscam sempre a perfeição total, independente de qual seja seu projeto de vida.

7. Heloísa

Vindo da França, Heloísa tem um significado bem interessante: saudável, guerreira famosa, famosa na guerra. Resumidamente, possui traços de personalidade voltados para a bravura, coragem e, é claro, saúde.

8. Larissa

Linda, adorável e cheia de alegria. De origem grega, meninas com o nome de Larissa possuem personalizadas fortes, mas ao mesmo tempo são emotivas, meigas e dependentes de amor e relações estreitas e próximas.

Bebê fofinha

Foto: © Depositphotos

O nome remete à crianças ativas, cheias de energia e felizes, conquistando todos os redor. Até os mais sérios se rendem ao bom humor delas.

9. Malu

Oriundo da junção de Maria e Luiza, Malu possui uma força redobrada, com foco na força pessoal, batalha, soberania e proteção. Tem sua origem no Havaí e muitas pesquisas também atribuem paz ao seu significado real. Por se tratar de uma junção de dois nomes (Maria e Luíza), fontes ainda divergem sobre o real significado do nome.

10. Mariah

Ainda um pouco incomum no Brasil, Mariah é uma versão inglesa de Maria, cujo significado é pureza e virtude. Por trazer uma força religiosa, principalmente no Brasil, é um dos nomes mais populares do país, nunca saindo de moda ou reduzindo sua incidência.

Bebê

Foto: © Depositphotos

E então, gostou das nossas sugestões de nomes para bebês masculinos e femininos? Pensando em dar algum destes nomes ao seu bebê? Deixe uma mensagem e compartilhe sua experiência.

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • 100 nomes de bebês e seus significados: Opções de A a Z, meninos e meninas

Seja o primeiro a comentar em Nomes para bebês masculinos e femininos: tendências para 2018

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Tão bom morrer de amor e continuar vivendo. Mario Quintana