Não estou a fim! Saiba como dizer “Não” para um pretendente

Relacionamento

Sabe quando aquela pessoa quer sair com você e você não sabe como dizer NÃO ESTOU A FIM? Hoje você vai aprender como deve agir, e vai descobrir todas as maneiras para dizer não para um pretendente.

Afinal, existem aqueles momentos na vida em que você não está interessada em se envolver em um relacionamento ou até mesmo ficar com alguém. Você até sai e se diverte, mas está passando por uma fase em que tudo o que mais deseja é curtir os amigos e ficar na sua.

Mulher saindo fora

Foto: © Depositphotos

Aí acontece de você estar num barzinho ou numa balada e de repente aparecer aquele pretendente insistente. Ou então aquele amigo de longa data mudar de atitude e passar a deixar claro que está apaixonado.

E por mais que ele seja a pessoa mais interessante do mundo, não adianta, não rolou química e muito menos vontade de ficar com ele. Você não está a fim e ponto final. E agora, como fazer para deixar isso claro para um pretendente?

Saiba como dizer não para um pretendente:

• Coloque-se no lugar da outra pessoa

Antes de qualquer coisa imagine a situação de maneira invertida. Pense que é você quem está muito interessada naquele pretendente enquanto ele não quer nada.

Você gostaria que ele fosse sincero não é mesmo? Mas que ao mesmo tempo tivesse o devido cuidado para não magoar seus sentimentos ou soar muito estúpido.

Ao fazer isso você sabe quais técnicas evitar, por mais que esteja se sentindo incomodada com as investidas da pessoa. Estupidez e grosseria não são o caminho correto para dizer um “não”.

• Elogie antes de finalmente dizer “não”

Uma forma simpática e ao mesmo tempo delicada de dizer “não” a um pretendente é começar elogiando ele por algo que fez. Pode ser a abordagem, sua aparência ou até mesmo seu papo.

Em seguida complete a frase dizendo que infelizmente você não quer ou não pode ficar com ele e dê uma justificativa.

Casal argumentando

Foto: © Depositphotos

Você pode dizer: “Você tem um papo muito legal, mas não nos vejo como mais do que amigos, entende?” ou “Caramba, que técnica de paquera diferente! Mas acredito que não sou a garota certa para você!”

Tente também levar a situação numa boa, não faça cara feia e incentive a pessoa a procurar por outro alvo.

• Seja honesta e evite mentir

Essa dica é válida em qualquer momento, seja seu pretendente um amigo ou uma pessoa que se interessou por você em uma festa. O melhor é dizer a verdade.

Leia também: Meu melhor amigo se declarou pra mim. O que fazer?

Mentir que está namorando ou que gosta de outra pessoa pode complicar a situação e fazer com que você se passe por alguém que foge das coisas. Já imaginou se você diz que está namorando e uma semana depois aparece na balada curtindo com as amigas?

Você não quer se envolver com aquela pessoa porque não rolou química? Experimente usar a técnica anterior e inclua um elogio antes de explicar suas razões.

Agora se a razão de você não querer ficar com alguém é porque está num momento seu, de autoconhecimento, explique isso sem medos. “Estou numa fase mais voltada a mim mesma, entende?! Acredito que não é um bom momento para me permitir me envolver com alguém!”

• Ganhe um tempo para pensar

Se a proposta de seu pretendente for algo mais sério como um pedido de namoro, se permita ganhar um tempo para pensar.

Homem dando flores

Foto: © Depositphotos

Diga que você não esperava por algo assim tão repentinamente, que no momento está focada em outras prioridades e que gostaria de um tempo para pensar na proposta.

Cuidado para não usar isso como fuga. Você deve sim pensar no pedido de namoro e então, após pesar prós e contras dar uma resposta.

“Pensei no que você me disse e apesar de gostar muito da sua companhia, nesse momento quero me dedicar mais ao profissional ou aos estudos!”

• Cuidado para não manter um “talvez”

Ninguém gosta de magoar outra pessoa, essa é a verdade. Ainda assim manter um “talvez” não vai ajudar a resolver o problema.

Você pode até achar que ao não dizer nem “sim” e nem “não” o pretendente irá se cansar desse joguinho e se afastar naturalmente. Acontece que nem sempre as coisas são assim.

Se essa pessoa está realmente interessada em você ela dará mais valor a suas atitudes que podem vir a representar um “sim” do que aquelas que realmente dizem “não”.

Leia também: 8 sinais de que você encontrou o amor da sua vida

Como resultado disso, se de repente você aparecer com outra pessoa, esse pretendente pode acabar muito magoado.

Então deixe bem claro que é “não”. Reforce que vocês são apenas amigos, incentive esse amigo a conhecer outras pessoas… Assim você deixa claro que não há chances de vocês serem algo a mais.

• Evite dar continuidade as conversas

O pretendente sempre – ou quase sempre – te procura no WhatsApp ou no chat do Facebook? Se vocês não mantêm uma relação de forte amizade, procure cortar essa situação.

Casal conversando

Foto: © Depositphotos

Não responda um “oi” muito animado – mande o famoso “oi seco” -, diga que está ocupada no momento e caso a pessoa insista muito nisso mande a real:

“Olha, você é muito simpático, mas acho que está confundindo um pouco as coisas!”

Evite não responder, mesmo que a pessoa seja muito insistente. Dizer que você está ocupada ainda é melhor do que inventar alguma mentira ou ser estúpida.

• Seja firme em sua decisão

Algumas pessoas podem ser insistentes, mesmo após você ter deixado claro que não vai rolar. É uma técnica para verificar se você realmente não quer ou até mesmo uma última tentativa por parte do pretendente.

Talvez ele te aborde de maneira diferente ou suma por um tempo e de repente reapareça puxando papo e tentando se aproximar. Não mude sua decisão por pena ou medo de magoar.

Homem implorando

Foto: © Depositphotos

Elogie novamente e repita que você realmente não vê vocês juntos, nem como ficantes e nem como namorados.

Pronto, com estas sugestões você já saberá como fazer para dizer não àquele pretendente que não percebeu que você não está a fim. Depois venha nos contar qual foi a tática que você usou!

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

 • 10 coisas que você jamais pode dizer ao seu namorado

Publicidade

Deixe seu comentário