30 dicas para deixar seu cachorro mais feliz

Destaque

Alguns estudos comprovam que o brasileiro é realmente apaixonado por cachorros: estima-se que existam mais de 40 milhões de pessoas unidas aos seus amigos de 4 patas. E não é para menos. Cuidar de um cão é uma das tarefas mais prazerosas da vida. Não é à toa, inclusive, que os cachorros são considerados os melhores amigos do homem.

Cão

Foto: © Depositphotos

Mas assim como qualquer ser vivo, eles sentem-se plenamente bem quando estão felizes. Tratar bem o animal está totalmente relacionado ao sem bem-estar, e engana-se quem pensa que falamos apenas sobre bons tratos físicos. Listamos em nosso artigo de hoje 30 dicas para deixar seu cachorro mais feliz e de bem com a vida. Vamos lá? Agarre seu cão e acompanhe nosso conteúdo. Boa leitura!

1. Pelo escovado

Os cachorros amam uma sessão de escovação. O momento torna ainda mais estreita a relação entre cachorro e dono. Além de deixar o pelo mais bonito, a escovação o mantém hidratado e previne doenças de pele.

Leia também: Banho em cachorro: saiba como lavar seu cão e que tipo de sabão usar

2. Alimentação balanceada

A ração ideal para o seu cachorro deve ser escolhida com base na idade e no porte da ração. Existem rações e sachês balanceados, de acordo para cada necessidade. Aposte em rações do tipo Premium ou busque auxílio de um veterinário para uma alimentação natural balanceada.

3. Sem pulgas

As pulgas não somente afetam a rotina dos cães, como também causam alergias fortes e são capazes de transmitir doenças. O ideal é sempre manter a atenção, prevenindo a infestação. Uma vez infestado com as pulgas, o cão deve ser submetido à tratamentos específicos para eliminar de vez o problema.

4. Brincadeiras ao ar livre

Brincar com seu cachorro ao ar livre não faz somente para ele, mas também para você. Momentos de lazer entre cão e dono reduzem a ansiedade e a agressão dos cães e, ao mesmo tempo, deixa o dono mais tranqüilo e desestressado.

Brincar com cão

Foto: © Depositphotos

Lembre-se de que os cachorros não entendem muito bem se o dia no trabalho não foi produtivo ou se surgiram problemas relacionados a qualquer assunto.

5. Foco no desenvolvimento

Para se desenvolver bem, os cães devem ser alimentados com rações indicadas para sua faixa etária. Jamais dê ração para filhotes a um cão adulto, e vice-versa. Alimentação correta auxilia ativamente no desenvolvimento físico e psicológico dos cães.

6. Água sempre fresca

Assim como os humanos, os cachorros preferem beber água fresquinha ao invés daquela água que está no pote há dias. Por isso, é preciso trocá-la diariamente ou sempre que necessário. Caso note que a água contém muita baba, pelos ou outras partículas, troque duas ou mais vezes ao dia. Mantendo a água fresca certamente seu cachorro se hidratará muito mais!

7. Biscoitinhos gostosos

Além de rações de boa qualidade, os cachorros também amam biscoitinhos ao longo do dia. O mercado oferece muitos tipos, para todos os gostos: há os integrais, com sabor de carne e vegetais, para filhotes, cães adultos. Basta optar pelo recomendado ao seu cão e fazer o gosto dele.

Ração de biscoito

Foto: © Depositphotos

8. Passeios divertidos

Conhecer novos locais e explorar o ambiente são as atividades preferidas dos cães. Eles ficam muito mais felizes quando podem brincar e correr, livres. Passeios como praia e parques podem proporcionar uma experiência incrível, tanto para você quanto para o cão.

9. Cuidados especializados

Muitos donos tomam a iniciativa de diagnosticar seus cães e, pior ainda, ministrar medicamentos sem conhecimento médico. Fuja destas ideias. Sempre que preciso, leve seu cachorro a um veterinário de confiança. Jamais cuide do animal sem auxílio profissional e especializado.

10. Segurança em primeiro lugar

Assim como um bebê, antes de o cachorro chegar em sua casa você deve providenciar algumas modificações para a segurança do animal.

Cão com o dono

Foto: © Depositphotos

Analise se não existem fios soltos pela casa (possibilitando que o cachorro os morda e leve uma descarga elétrica, por exemplo), produtos de limpeza com acesso fácil (já que o cão pode beber e se intoxicar) ou móveis com quinas baixas e pontiagudas, nas quais o animal pode trombar e, sem querer, machucar o rosto e olhos.

Leia também: Lista com raças de cachorros para apartamento

11. Telefones úteis

Prevenção é o melhor remédio.  Neste sentido, sempre deixe à mão uma lista com números de emergências que podem ser úteis num momento complicado. Uma boa dica é separar os telefones de um amigo próximo, táxi dog, dois veterinários de confiança e um hospital veterinário que atenda 24 horas.

12. Boa forma

Para viver uma rotina mais feliz e divertida, é essencial que o cachorro esteja dentro do peso ideal.  O sobrepeso pode ser evitado com alimentação balanceada e regrada. Evite, a todo custo, oferecer alimentos fora de hora, bem como os alimentos para humanos, como doces, queijos e frituras.

13. Castração é necessária

Castração é um ato de amor. Evita uma ninhada indesejada, tumores, gravidez psicológica, fugas e demarcação de território, dentre outras coisas. Consequentemente, evita o abandono e os maus tratos por parte dos donos que nem sempre se lembram que o cachorro possui sentimentos. Ao contrário do que muitas pensam, castrá-lo não é maltratá-lo, mas sim, um ato de cuidado

14. Unhas bem tratadas

Corte regularmente as unhas do seu cachorro. Unhas compridas resultam em dores nas patas e até mesmo problemas relacionados à coluna. Caso não saiba cortá-las corretamente, busque um profissional especializado.

Unhas cachorro

Foto: © Depositphotos

15. Comunicação através do corpo

Aprenda a se comunicar com seu cão. Apesar de não falar, o cachorro demonstra seus sentimentos pelas orelhas, caudas, olhos e pelo próprio corpo. Busque entender estes sinais e relacione-se melhor com o animal.

16. Orelhas sempre limpas

Limpe as orelhas do cachorro ao menos uma vez na semana. A atitude evitará problemas mais sérios como dores e infecções auriculares.

17. Cão identificado

Para evitar que o cachorro se perca, identifique-o. Existem no mercado muitas medalhas de identificação que podem ser presas à coleira, facilitando a identificação. Mantenha nas medalhinhas dados como nome do dono e telefone para contato.

18. Brincadeiras com petiscos

Estimule seu cachorro com brincadeiras que envolvem os tão amados petiscos. Uma boa dica é oferecer o petisco para o cachorro cheirar e, em seguida, escondê-lo. Depois, estimule o cão a farejar e procurar pelo petisco.

Brincadeiras com comida

Foto: © Depositphotos

19. Visitas freqüentes ao veterinário

Consultas de rotina são essenciais para a saúde e bem-estar dos cães. Mantenha a regularidade nas visitas ao veterinário, a fim de descobrir de forma antecipada possíveis problemas de saúde.

20. Sem doces

Você pode não saber, mas os doces são tóxicos para os cães, com destaque para o chocolate. Além disso, podem causar diabetes e cáries dentárias. Nunca ofereça doces para o animal

21. Adestramento é importante

Pode parecer que não, mas os cachorros adoram adestramente. Tudo porque amam agradar seus donos. Na web você encontra vários exercícios de adestramento, mas, se preferir, pode contratar um adestrador profissional para lhe auxiliar.

22. Gentileza

Seja sempre gentil com seu cachorro. Não bata, grite ou seja bruto. Todos erram, os cães também. Porém, ele está ao seu lado pronto para aprender sobre o que deve ou não fazer. Lembre-se de que ele confia em você.

Amor pelo cachorro

Foto: © Depositphotos

23. Liderança

Para crescerem felizes, os cachorros precisam de um líder. Caso contrário, tomarão esse posto, causando conflitos no futuro. Seja um líder firme e faça com que seu cachorro o siga, sem grandes traumas.

24. Música para relaxar

Tranquilize e mantenha seu cachorro relaxada com música clássica, do tipo instrumental ou ainda MPB. Saiba que eles amam ouvir boa música!

25. Temperatura confortável

Altas temperaturas incomodam os cachorros. Para evitar o desconforto, o ideal é passear com ele no início da manhã ou no final da tarde, no pôr do sol. Em casa, a dica para manter o frescor é manter a casinha do cachorro na sombra, se possível com uma bacia com água fresquinha para que ele se refresque sempre que sentir calor.

26. Cachorro nas viagens

O cachorro é um integrante da família. Por isso, adoraria viajar com seus donos naquele programa de férias. Jamais o deixe, ele sentirá sua falta.

Cachorro dentro da mala

Foto: © Depositphotos

27. Apenas comida para cachorro

Sabemos que nem sempre podemos controlar a vontade de oferecer aquela lasquinha de comida para os cachorros, porém, faz muito mal. Para deixá-lo realmente feliz, dê um petisco apropriado à ele.

28. Registros fotográficos

Cachorros adoram fazer poses para sessões de fotos. Assim como você, ele se diverte bastante posando para 500 fotos em uma tarde de domingo. Faça muitos registros, principalmente desde filhote.

29. Cobertor com cheiro de casa

Quando for viajar, nunca se esqueça de levar consigo o cobertor que o cão costuma utilizar em casa. Certamente ele ficará mais tranqüilo sentindo o calor e o cheirinho de casa.

30. Companheiro até o fim da vida

Quando você adota um cachorro, assume a responsabilidade de permanecer ao seu lado até o fim da vida. Nada mais triste para um cão do que ser abandonado pelo dono que ele tanto ama. Por isso, seja responsável: seja companheiro e passe por todas as fases junto ao seu amigo de 4 patas!

Melhor amigo

Foto: © Depositphotos

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • 10 razões para você adotar um cão ao invés de comprá-lo

Publicidade

1 comentário

  • VIVIANE FONSECA da silva disse:

    Adorei, essas dias. Muito obrigada

    Responder

Deixe seu comentário