10 péssimos hábitos que podem acabar com os cabelos

Praticamente todos os dias surgem novos tratamentos de beleza para os cabelos, sejam eles lisos, crespos ou cacheados. As mulheres, claro, enlouquecem. Afinal de contas, quem não quer um cabelo belíssimo, saudável e digno de capa de revista? Entretanto, selagens, cauterizações e escovas de todos os tipos não devem ser o único caminho para fios bonitos e saudáveis. Os cuidados diários – ou a falta deles – ainda possuem uma grande parcela de culpa na aparência das madeixas.

Cabelo alto

Foto: © Depositphotos

Para que você conquiste um cabelo lindo, que arraste quarteirões e seja totalmente saudável, listamos a seguir os 10 piores hábitos diários – e bem comuns! – que o maltratam. Descubra como garantir a saúde dos fios com nossas dicas. Vamos lá?

Mude os hábitos e proteja seus cabelos:

1. Lavar os cabelos com água quente

Em uma manhã fria de inverno você lava os cabelos com água fria ou quente? Pode ter certeza que 90% das pessoas apostam na água quente. Porém, este é um hábito que deve ser evitado.

Quando utilizamos água quente na lavagem, além de retirarmos a gordura e sujeira dos fios, retiramos também a oleosidade natural dos cabelos, prejudicando e desprotegendo o couro cabelo.

Lavar cabelo

Foto: © Depositphotos

O ideal, mesmo com o frio, é lavar as madeixas com água ou fria ou em temperatura ambiente. A higienização será completa, porém, mantendo os fios saudáveis.

2. Usar produtos com silicone

O uso do silicone pós-escova ou prancha é muito comum nos salões de beleza. Sim, ao utilizar o produto percebemos que os cabelos ficam incrivelmente mais macios e sedosos. Entretanto, é um resultado imediato e passageiro. Quanto mais silicone é aplicado, mais ressecados ficam os fios.

Consequentemente, a cada nova aplicação será necessária uma quantidade maior de produto, causando ainda mais ressecamento. Em vez de usar o silicone, a dica é investir em produtos à base de óleos naturais e extratos vegetais.

3. Pentear os fios totalmente molhados

Por essa você não esperava: acredita que pentear e escovar os cabelos quando ainda estão molhados é um hábito totalmente prejudicial? Pode ocorrer a quebra dos fios. Recomenda-se que os fios, ainda molhados, sejam ajeitados com os dedos. O pente ou a escova devem ser utilizados com o cabelo já úmido, quase seco.

Escovando o cabelo

Foto: © Depositphotos

Caso seja inevitável penteá-los logo em seguida à lavagem, uma boa dica é investir em cremes para pentear e loções que facilitam o deslize dos pentes e escovas. Além disso, é preciso pentear delicadamente, se possível utilizando pentes e escovas em madeira.

4. Escovar demais

Há um pensamento de que quanto mais nós escovamos os cabelos, mais os fios ficarão desembaraçados, brilhantes e sedosos. Mas acredite, não passa de um grande mito. Escovar demais os cabelos, mesmo com eles secos, acarreta em problemas como ruptura e queda dos fios. (Receita caseira: vinagre de maça para os cabelos)

Se você busca madeixas mais brilhantes, sedosas e desembaraçadas, pare de escovar os fios 100 vezes seguidas e anote esta dica:

• Adicione 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã orgânico à 1 copo de água e passe a mistura para um frasco spray.

• Borrife nos fios ainda úmidos, faça massagens e enxágue em seguida.

5. Usar elásticos e prendedores muito apertados

O costume vem da época de criança: todas as mães já fizeram dezenas de penteados, tranças e rabos de cavalo em suas filhas utilizando aqueles elásticos super apertados. E o mesmo vale para os looks que encontramos na academia: cabelos bem apertados para fugir do suor do rosto. Mas isso prejudica demais a saúde dos cabelos, já que quebra os fios.

Prender o cabelo

Foto: © Depositphotos

Para fugir deste problema, o ideal é prender o cabelo deixando uma folga no elástico. Para medir, basta testar se essa folga permite que um dedo seja passado entre os fios e o elástico.

6. Fazer penteados com os cabelos molhados

Um dos grandes vilões do enfraquecimento dos fios é prendê-los e criar penteados com os cabelos ainda úmidos. A situação piora se o cabelo é constantemente submetido à processos químicos, como alisamentos, ou ainda à famosa chapinha.

Antes de pensar no penteado, vale investir um pouquinho mais de tempo e secar os fios com o auxílio do secados. A sua saúde capilar agradece!

7. Usar chapinha com cabelos úmidos

A chapinha serve para finalizar a escova. Jamais deve ser utilizada nos fios ainda úmidos, já que pode queimá-los e danificá-los.

Alisar cabelo

Foto: © Depositphotos

Além disso, não se engane imaginando que a chapinha irá secar os fios e dar um aspecto mais natural. Antes de utilizar o equipamento, vale a máxima de sempre secar os cabelos com auxílio do secador – ou deixá-los secar naturalmente.

8. Exagerar no shampoo a seco

Sim, o shampoo a seco veio para facilitar o dia a dia da mulher moderna, principalmente daquelas que precisam conciliar vários compromissos ao longo do dia. Além de retirar a oleosidade dos fios, deixa-os com uma aparência mais limpa. Mas tenha cautela: o excesso do produto traz vários malefícios aos fios, já que obstrui os poros do couro cabeludo.

Além de comprometer o crescimento das madeixas, o uso de shampoo seco em excesso causa irritações no couro cabeludo, coceira e descamações.

9. Desembaraçar pela raiz

Sabemos como é difícil manter os cabelos desembaraçá-los e cheios de nós. Mas há um jeito certo – e saudável! – de fazer isso. Jamais comece o processo pela raiz (infelizmente muita gente faz isso). Comece a desembaraçar os fios pelas pontas e vá subindo ao longo do comprimento.

Pentear cabelo pela raiz

Foto: © Depositphotos

Quando puxamos a raiz com a escova, arrancamos muitos fios de forma desnecessária, o que afeta diretamente na saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

10. Aplicar condicionador em todo o cabelo

Durante o processo de lavagem, as mulheres costumam utilizar os condicionadores e demais cremes de tratamento de forma semelhante ao shampoo, ou seja, aplicando-os diretamente na raiz até às pontas. Trata-se de um hábito errôneo, já que os bulbos podem ser obstruídos, comprometendo o crescimento saudável e contribuindo com a dermatite, caspa e queda. Lembre-se que os bulbos produzem a oleosidade natural dos fios, protegendo o couro cabeludo.

Passar condicionador

Foto: © Depositphotos

Além de todas as dicas mencionadas, é interessante manter uma alimentação saudável e balanceada, uma vez que a carência de proteínas e vitaminas também interfere na saúde dos cabelos. Você possui algum destes hábitos prejudiciais? Que tal rever a forma como trata as suas madeixas? Conte-nos!

Por Tatiane Andrade / Edição: Dona Giraffa

 • Dicas para ativar o crescimento dos cabelos

Seja o primeiro a comentar em 10 péssimos hábitos que podem acabar com os cabelos

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Tão bom morrer de amor e continuar vivendo. Mario Quintana