Urina turva o que pode ser?

É provável que você já tenha escutado anteriormente que “o corpo fala”. E não apenas nas questões de linguagem corporal, mas também quando falamos da sua saúde.

Apesar da dor, febre e mal-estar serem os sintomas mais comuns que nos fazem deduzir que há algo errado. No entanto, coisas mais simples como odor forte e desagradável, mudanças de cor do xixi e até mesmo idas irregulares ao banheiro também indicam problemas. (Odor forte na região íntima: cinco possíveis doenças)

Mulher no banheiro

Foto: © Depositphotos

Em se tratando da urina, mudanças de cor, cheiro e concentração podem ser resultado tanto do uso de medicamentos ou da falta de hidratação como também sintomas de infecções.

Afinal, o que pode ser quando a urina se encontra turva?

Quando a urina é considerada normal?

Os médicos consideram que a urina se encontra normal quando apresenta cor clara, baixa concentração e não apresenta espuma ou sangue.

É possível também que o xixi adquira aspecto incolor, também se enquadrando como algo normal, indicando apenas que a pessoa tem bebido muitos líquidos.

Remédios e alguns alimentos também podem alterar a cor da urina, ainda assim não indicam nenhum problema, tendo apenas seus excessos eliminados através desta.

Leia também: Cor da urina pode revelar sérios problemas

E quando a urina está turva?

A urina turva é claramente um sinal de infecções na maioria dos casos. Indica que há algo errado no organismo e normalmente vem acompanhada de outros sintomas.

Pote com urina

Foto: © Depositphotos

Ocorre tanto em homens quanto mulheres e indicam desde pequenas infecções na uretra até aquelas mais graves que se encontram nos rins.

Existem alguns poucos casos em que a urina turva não indica infecções, portanto é preciso analisar não apenas o aspecto dela como também outros possíveis sintomas que costumam aparecer.

Urina turva nos homens

Homens que apresentam urina turva acompanhada de odor muito forte precisam ficar atentos, pois podem estar com uma infecção no sistema urinário.

É comum que a urina com esse aspecto seja acompanhada de outros sintomas como fazer xixi aos poucos e com bastante frequência. Isso acontece pois o organismo está tentando eliminar o micro-organismo causador da infecção.

Homem segurando a urina

Foto: © Depositphotos

Agora se além desses sintomas há também presença de febre é preciso ficar alerta. Pode haver uma infecção nos rins.

É necessário que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível para evitar danos aos órgãos afetados.

Urina turva nas mulheres

Apesar de poder ser também sinal de infecções – inclusive as mais graves -, a urina turva nas mulheres pode acontecer devido a secreções vaginais em excesso.

No entanto vale comentar que a secreção vaginal em si é um sinal de que há algo errado. Mulheres que possuem frequente corrimento aliado a urina turva devem procurar o ginecologista o quanto antes.

Mulher segurando a urina

Foto: © Depositphotos

Afinal, pode se tratar de algo simples como problemas causados pelo uso excessivo de calcinhas apertadas e calças jeans por períodos prolongados, assim como algo mais grave como uma infecção urinária ou das genitais.

Para identificar se trata-se de um caso simples ou mais grave é interessante ficar atenta a outros sintomas como presença de sangue, mal-estar e febre.

Quando a urina turva pode ser considerada normal

Uso de suplementos vitamínicos

Quem está sofrendo com a deficiência de vitaminas no corpo e para resolver o problema está fazendo uso de suplementos vitamínicos pode observar algumas mudanças em seu xixi.

O metabolismo faz uso diário de uma quantidade X de vitaminas, quando recebe mais do que o necessário elimina isso através da urina.

Como resultado é normal nesse caso que a pessoa observe que seu xixi se tornou leitoso ou turvo, no entanto apresenta cor amarelada e odor normal.

Desidratação

Beber pouca água também causa urina turva, pois os rins continuam filtrando o sangue, no entanto o corpo não está hidratado, fazendo com que o xixi fique mais concentrado, com odor forte, turvo e de coloração escura.

Se essa situação ocorre apenas uma ou duas vezes ao dia e melhora assim que você passa a ingerir mais líquidos não há com o que se preocupar, principalmente se não existem outros sintomas como idas frequentes ao banheiro, urina por partes, mal-estar, dor na região dos rins e febre.

Gravidez

Mulheres grávidas também podem apresentar urina turva sem que isso necessariamente indique uma infecção.

Isso porque durante a gestação alguns nutrientes e minerais poderão ser eliminados através do xixi, algo absolutamente normal.

 (+++ causas de urina turva)

Urina turva e as pedras nos rins

Se você tem alguém na família que sofre com pedras nos rins e sabe que tem tendência a desenvolver esse problema vale prestar mais atenção ao aspecto da sua urina.

O que mais se ouve falar é que o sintoma mais comum de pedras nos rins são as dores na região. Sem contar a febre que costuma acompanhar esses casos.

Dores nos rins

Foto: © Depositphotos

A verdade é que o seu xixi também pode indicar se você está com pedras nos rins. Cálculos menores costumam não causar dor e são eliminados naturalmente, no entanto resultam em uma urina mais turva.

Leia também: (Dor no rim: conheça as principais causas)

Vale comentar que alguns pacientes com pedras nos rins apresentam urina límpida. Sendo assim considere a possibilidade de estar com cálculos renais apenas quando a urina turva for acompanhada de cor avermelhada, indicando a presença de sangue.

Várias podem ser as causas da urina turva, desde situações normais até aquelas mais graves. Procure um médico se observar a presença de sangue e outros sintomas e também quando notar que sua urina apresenta esse aspecto com frequência.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

 • Tipos de corrimento vaginal: saiba identificar pela sua cor e textura

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Urina turva o que pode ser?

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

A ironia é a expressão mais perfeita do pensamento. Florbela Espanca