Sugestões de nomes incomuns masculinos e femininos

Escolher o nome do bebê é uma das tarefas mais complicadas para os futuros papais. Há aqueles casos em que cada um quer um nome, em que a família toda quer opinar, em que um quer nome composto e outro quer nome simples e até mesmo quando a futura mamãe e o futuro papai querem fugir dos nomes mais tradicionais.

Mulher grávida

Foto: © Depositphotos

Se você não quer que seu filho tenha um nome normal como Rafael, Paulo, Maria ou Fernanda e fácil de ser repetido na escola ou na sua família, talvez tenha que apelar para o incomum e o inesperado.

Apostar em um nome diferente ou incomum garante que seu filho seja único em todos os momentos da vida, ainda assim é preciso ter alguns cuidados. Afinal, incomum não é sinônimo de exótico e nome é algo que será carregado para o resto da vida. Então todo cuidado é pouco e vale a pena dar uma pesquisada na grafia e significado do nome escolhido.

Você certamente não quer que seu filho sofra bullying ou qualquer outro tipo de preconceito por causa do nome que escolheu para ele não é mesmo?! Isso pode fazer com que ele pegue raiva dessa escolha.

Leia também: 22 sugestões de nomes diferentes e seus significados

Sendo assim, se você está grávida ou planejando engravidar e quer apostar em nomes incomuns para seu bebê, não deixe de conferir essas sugestões.

Separamos aqueles nomes que são diferentes e ao mesmo tempo bonitos para ajudar – ou quem sabe deixa-la ainda mais indecisa – na hora de escolher como irá se chamar o seu filho ou filha:

Lista de nomes incomuns de menino e menina:

10 nomes incomuns de menino

Não é porque um nome é incomum que precisa ser estranho ou feio, não é? Nomes incomuns também possuem ótimos significados e podem ajudar a fortalecer a identidade do seu filho.

Está esperando um menino e não quer apostar nos nomes mais tradicionais? Dê uma olhadinha nesses 10 nomes incomuns de menino que selecionamos e anote aqueles que mais lhe agradarem:

1. Conrado

Um nome que ficou popular nos anos 90 por conta de um cantor no Brasil, na verdade tem origem germânica e é bastante antigo.

bebê com topete

Foto: © Depositphotos

Na Idade Média era mais utilizado na grafia de Konrad. Seu significado é interessante, Conrado quer dizer conselheiro prudente, ou aquele que dá bons conselhos, protetor.

2. Dante

Um nome antigo de origem no latim Durante. Dante significa algo duradouro, que é permanente ou aquele que é estável, que proporciona estabilidade.

3. Erik

Um nome não tão comum na atualidade, mas que já foi mais frequente há algumas décadas, Erik ou Eric tem origem eslava e sueca. O significado é muito bonito, pois quer dizer aquele que reina como uma água, o eterno rei ou aquele que governa para sempre.

4. Kaynã

Inicialmente pode soar como um nome indígena com alguma inspiração na divindade de suas crenças. Mas Kaynã, uma variação de Kaynan, é de origem escandinava. Significa galináceo ou dançarino.

Bebê com urso caramelo

Foto: © Depositphotos

5. Lucca

Este nome é usado mais comumente na versão bíblica Lucas, mas trata-se de uma bonita versão italiana. Vem do grego e significa habitante da Lucânia. Também pode ser traduzido como aquele que pertence à luz, o iluminado ou o luminoso.

6. Luige

Outro nome de inspiração italiana é Luige, que no Brasil aparece de forma muito mais comum: Luís. Suas origens, não se sabe ao certo se vêm da Itália ou da Alemanha, mas seu significado é único: Luige (ou Luigi) significa guerreiro famoso, ou famoso na guerra.

7. Martin

A origem desse nome vem da palavra em latim Martinus, nome que deriva do deus romano da guerra: Marte.

Bebê no berço branco

Foto: © Depositphotos

Martin seria um diminutivo de Marte, algo semelhante a Martinho.

Seu significado é guerreiro ou dedicado ao deus Marte.

8. Max

Sua origem está no latim e Max costumava ser a versão em diminutivo de nomes como Máximo ou Maximiliano.

Significa o maior ou o mais alto.

9. Otto

Aí está um nome que também poderia entrar em nossa lista de nomes de famosos para inspirar mamães e papais. Otto é o nome de um conhecido compositor e cantor brasileiro, e sua origem é germânica.

Acredita-se que Otto surgiu como um diminutivo de nomes germânicos como Audo, Odo e Otton. Significa rico, opulento, suntuoso ou próspero.

10. Ryan

Este nome é bem comum nos EUA e isso podemos ver nos personagens e filmes americanos o tempo todo. Seu significado é bem interessante e vale ser compartilhado!

Menino mexendo nas orelhas

Foto: © Depositphotos

De origem irlandesa, o nome Ryan surgiu a partir do sobrenome O’Ryan. Significa pequeno rei, reizinho, o pequeno governante.

+++ 10 nomes incomuns de menina

Entre as meninas são muitos os nomes que seguem as nossas listas de famosos, mais badalados e mais comuns. Fernanda, Paula, Luíza, Vitória… Se você quer inovar, mas não quer um nome feio ou estranho para sua futura filha, pode optar por um tipo de nome incomum. Ou seja, não é ultrapassado, mas não é tão frequente e isso ajudará sua filha a se diferenciar mais facilmente quando crescer!

Confira nossas 10 sugestões de nomes incomuns para meninas e prepare sua listinha com os preferidos:

1. Açucena

Algumas pessoas podem não se lembrar, mas uma das primeiras vezes em que os brasileiros ouviram este nome foi em uma novela da Globo. Açucena era uma menina interpretada por Carolina Dieckmann e fez muito sucesso.

Bebê com roupa rosa

Foto: © Depositphotos

Com o significado de pureza, flor branca ou flor de liz, o nome é feminino e delicado, perfeito né? É também considerado uma variação de Susana.

2. Aghata

Variante de Agata, é de origem grega e deriva da palavra agátos. Representa as qualidades de uma pessoa íntegra.

Significa boa, perfeita, respeitável.

3. Alana

Pode ser considerada uma versão feminina de Alan, apesar de existirem estudos que afirma que Alana está ligada a palavra celta “alun”.

Significa harmonia ou paz.

4. Daisy

Outro nome mais comum nos filmes americanos, Daisy tem origem inglesa e é o mesmo que Margarida (outro nome que não é muito comum atualmente). Tanto faz qual dos dois você escolher, o significado é flor, delicadeza ou os olhos do dia.

Baby com cabelo escuro

Foto: © Depositphotos

5. Eloá

De origem hebraica, deriva da palavra Eloah, que significa Deus. Já foi considerado um nome masculino quando escrito com “ah” no final. Hoje é um nome predominantemente feminino devido a sua terminação com a letra “a”. De qualquer forma, pode ser visto em meninos ou meninas – considera-se um nome unissex.

6. Liara

Este sim é um nome originalmente indígena e surgiu da junção de dois nomes fortes: Lia e Iara. Portanto, seu significado é prisioneiro de guerra, pessoa determinada e amada, rigorosa ou fiel.

7. Lóri

Lóri é um nome francês, mas sua versão brasileira é bem comum e está entre as favoritas das mamães e papais há anos. É uma variação de Laura. Com origem na palavra “louros”, uma folha usada para temperos que é considerada símbolo de campeão, o nome representa vitória, aquele que ganha ou vencedor.

Menina blusa rosa

Foto: © Depositphotos

8. Malu

Acredita-se que Malu surgiu da junção dos nomes Maria e Luíza ou Maria e Lúcia, sendo inicialmente considerado apenas um apelido e não um nome próprio. Porém, com o tempo alguns nomes ganharam este privilégio de gerar outros (como Mel, por exemplo, que veio de Melissa) e assim um tanto incomum, porém presente, o nome Malu passou a aparecer nas certidões de nascimento. Seu significado é mulher guerreira soberana, senhora soberana e brilhante ou proteção.

9. Perla

De origem italiana, vem da palavra perla que quer dizer literalmente pérola, e carrega o significado da preciosidade da pedra.

No Brasil não é um nome muito comum, sendo mais fácil encontrar sua variação em português: Pérola.

10. Safira

De origem grega, Safira era uma palavra utilizada para denominar pedras preciosas como a própria safira e também outras pedras raras como o lápis lazúli.

Significa pedra preciosa de cor azul. Super charmoso, não é? Sua filha será especial com este nome onde quer que ela vá.

Bebê com blusa de malha

Foto: © Depositphotos

Se você ainda tinha dúvidas quanto a escolher um nome incomum para o seu bebê agora sabe que pode apostar em algo diferente sem que seja necessariamente exótico.

Alguns nomes já fizeram sucesso no passado e hoje não são tão comuns, o que fará com que seu filho se sinta especial e único com o nome que recebeu e não terá que lidar com homônimos que tanto podem atrapalhar a vida.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

Confira mais dicas para escolher o nome do seu bebê:

• Nomes de meninos e meninas que bombaram no ano passado (2016)

• Sugestões de nomes para bebês: tendências para 2017

• 100 nomes de bebês e seus significados: Opções de A a Z, meninos e meninas

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Sugestões de nomes incomuns masculinos e femininos

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's